Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: André Geraldo Cursino
Mentor: Fábio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF04MA21 - Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
Objetivos específicos
- Desenvolver a compreensão do conceito de área;
- Encontrar a área de uma figura plana utilizando a malha quadriculada como recurso.
Conceito-chave
Área de figuras planas
Recursos necessários
Caderno, lápis e borracha.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como poderíamos fazer para encontrar a medida de superfície de figuras planas, utilizando uma malha quadriculada. Caso os alunos não reconheçam o termo “malha quadriculada”, desenhe na lousa figuras geométricas em malhas quadriculadas para que os alunos possam compreender as futuras atividades. Questione-os de forma que reflitam sobre as possíveis estratégias para encontrar o resultado. Anote as sugestões no quadro.
No final dos exemplos, explique o conceito de área e contextualize-o às situações que envolvem malha quadriculada.
Propósito: Fazer com que o aluno desenvolva o conceito de área utilizando recursos diferenciados.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que é malha quadriculada?
- Vocês já realizaram alguma atividade utilizando uma malha quadriculada?
- Como vocês imaginam que seja uma malha quadriculada?
- É possível encontrar a área de uma figura plana usando esse recurso? Como poderíamos fazer?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos conforme o modelo para impressão. Inicialmente, permita que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo em dupla. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre área para solucionar o problema proposto utilizando a malha quadriculada.
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima com as setas indicando os quadradinhos pintados, é possível que alguns alunos perguntem porque não há setinhas nas duas pontas superiores e inferiores da letra “A”. Mostre aos alunos que estes quadradinhos já foram contados nas laterais da mesma.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Como fizeram para encontrar a área da letra “A” se os quadradinhos não estão visíveis?
- Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
- Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima com as setas indicando os quadradinhos pintados, é possível que alguns alunos perguntem porque não há setinhas nas duas pontas superiores e inferiores da letra “A”. Mostre aos alunos que estes quadradinhos já foram contados nas laterais da mesma.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Como fizeram para encontrar a área da letra “A” se os quadradinhos não estão visíveis?
- Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
- Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima com as setas indicando os quadradinhos pintados, é possível que alguns alunos perguntem porque não há setinhas nas duas pontas superiores e inferiores da letra “A”. Mostre aos alunos que estes quadradinhos já foram contados nas laterais da mesma.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Como fizeram para encontrar a área da letra “A” se os quadradinhos não estão visíveis?
- Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
- Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome com os estudantes o conceito de área e os procedimentos para encontrá-la utilizando uma malha quadriculada.
Propósito: Apresentar o conceito relacionado à atividade principal.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.
Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia conforme o modelo de impressão para os alunos. Nesta atividade, o aluno deverá refletir e colocar em prática a estratégia necessária para encontrar a área do retângulo representado na cor verde. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um em relação a área e malha quadriculada.
Discuta com a turma:
- Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
- Tiveram dificuldades? Quais?
- Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
- Como chegaram ao resultado desta atividade?
- Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar