10600
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Encontrando a área em malha quadriculada

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre Área de figuras planas

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ANDRÉ GERALDO CURSINO

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: André Geraldo Cursino

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA21 - Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

Objetivos específicos

  • Desenvolver a compreensão do conceito de área;
  • Encontrar a área de uma figura plana utilizando a malha quadriculada como recurso.

Conceito-chave

Área de figuras planas

Recursos necessários

Caderno, lápis e borracha.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como poderíamos fazer para encontrar a medida de superfície de figuras planas, utilizando uma malha quadriculada. Caso os alunos não reconheçam o termo “malha quadriculada”, desenhe na lousa figuras geométricas em malhas quadriculadas para que os alunos possam compreender as futuras atividades. Questione-os de forma que reflitam sobre as possíveis estratégias para encontrar o resultado. Anote as sugestões no quadro.
No final dos exemplos, explique o conceito de área e contextualize-o às situações que envolvem malha quadriculada.

Propósito: Fazer com que o aluno desenvolva o conceito de área utilizando recursos diferenciados.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é malha quadriculada?
  • Vocês já realizaram alguma atividade utilizando uma malha quadriculada?
  • Como vocês imaginam que seja uma malha quadriculada?
  • É possível encontrar a área de uma figura plana usando esse recurso? Como poderíamos fazer?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos conforme o modelo para impressão. Inicialmente, permita que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo em dupla. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre área para solucionar o problema proposto utilizando a malha quadriculada.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima com as setas indicando os quadradinhos pintados, é possível que alguns alunos perguntem porque não há setinhas nas duas pontas superiores e inferiores da letra “A”. Mostre aos alunos que estes quadradinhos já foram contados nas laterais da mesma.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar a área da letra “A” se os quadradinhos não estão visíveis?
  • Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima com as setas indicando os quadradinhos pintados, é possível que alguns alunos perguntem porque não há setinhas nas duas pontas superiores e inferiores da letra “A”. Mostre aos alunos que estes quadradinhos já foram contados nas laterais da mesma.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar a área da letra “A” se os quadradinhos não estão visíveis?
  • Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima com as setas indicando os quadradinhos pintados, é possível que alguns alunos perguntem porque não há setinhas nas duas pontas superiores e inferiores da letra “A”. Mostre aos alunos que estes quadradinhos já foram contados nas laterais da mesma.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar a área da letra “A” se os quadradinhos não estão visíveis?
  • Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os estudantes o conceito de área e os procedimentos para encontrá-la utilizando uma malha quadriculada.

Propósito: Apresentar o conceito relacionado à atividade principal.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.

Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia conforme o modelo de impressão para os alunos. Nesta atividade, o aluno deverá refletir e colocar em prática a estratégia necessária para encontrar a área do retângulo representado na cor verde. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um em relação a área e malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
  • Tiveram dificuldades? Quais?
  • Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
  • Como chegaram ao resultado desta atividade?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: André Geraldo Cursino

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA21 - Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

Objetivos específicos

  • Desenvolver a compreensão do conceito de área;
  • Encontrar a área de uma figura plana utilizando a malha quadriculada como recurso.

Conceito-chave

Área de figuras planas

Recursos necessários

Caderno, lápis e borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como poderíamos fazer para encontrar a medida de superfície de figuras planas, utilizando uma malha quadriculada. Caso os alunos não reconheçam o termo “malha quadriculada”, desenhe na lousa figuras geométricas em malhas quadriculadas para que os alunos possam compreender as futuras atividades. Questione-os de forma que reflitam sobre as possíveis estratégias para encontrar o resultado. Anote as sugestões no quadro.
No final dos exemplos, explique o conceito de área e contextualize-o às situações que envolvem malha quadriculada.

Propósito: Fazer com que o aluno desenvolva o conceito de área utilizando recursos diferenciados.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é malha quadriculada?
  • Vocês já realizaram alguma atividade utilizando uma malha quadriculada?
  • Como vocês imaginam que seja uma malha quadriculada?
  • É possível encontrar a área de uma figura plana usando esse recurso? Como poderíamos fazer?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos conforme o modelo para impressão. Inicialmente, permita que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo em dupla. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre área para solucionar o problema proposto utilizando a malha quadriculada.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima com as setas indicando os quadradinhos pintados, é possível que alguns alunos perguntem porque não há setinhas nas duas pontas superiores e inferiores da letra “A”. Mostre aos alunos que estes quadradinhos já foram contados nas laterais da mesma.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar a área da letra “A” se os quadradinhos não estão visíveis?
  • Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima com as setas indicando os quadradinhos pintados, é possível que alguns alunos perguntem porque não há setinhas nas duas pontas superiores e inferiores da letra “A”. Mostre aos alunos que estes quadradinhos já foram contados nas laterais da mesma.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar a área da letra “A” se os quadradinhos não estão visíveis?
  • Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima com as setas indicando os quadradinhos pintados, é possível que alguns alunos perguntem porque não há setinhas nas duas pontas superiores e inferiores da letra “A”. Mostre aos alunos que estes quadradinhos já foram contados nas laterais da mesma.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar a área da letra “A” se os quadradinhos não estão visíveis?
  • Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os estudantes o conceito de área e os procedimentos para encontrá-la utilizando uma malha quadriculada.

Propósito: Apresentar o conceito relacionado à atividade principal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.

Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia conforme o modelo de impressão para os alunos. Nesta atividade, o aluno deverá refletir e colocar em prática a estratégia necessária para encontrar a área do retângulo representado na cor verde. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um em relação a área e malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
  • Tiveram dificuldades? Quais?
  • Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
  • Como chegaram ao resultado desta atividade?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano