Objetivo.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Hévila Costa dos Santos Candido
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF03MA06-Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa
Objetivos específicos
Resolver os problemas de subtração com o significado de comparar.
Conceito-chave
Ideia de subtração com o significado de comparar.
Recursos necessários
Lápis, borracha, caderno e atividades impressas (ou escritas no quadro)
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. É importante que os alunos saibam o que irão trabalhar na aula, assim poderão colocar seu foco no que é necessário.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Por meio da oralidade, solicite aos alunos que expliquem a fala do aluno no slide.
Propósito: Discutir o conceito da expressão “a mais”.
Discuta com a turma:
- Explique a fala do aluno no slide.
- Como ele pode saber a quantidade de pontos que a equipe precisaria para empatar?
- E para vencer, quantos pontos precisariam?
Atividade principal
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação: Organize a turma em duplas ou trios. Leia a comanda da atividade explicando que deverão discutir com seu grupo e resolver as três situações e que depois devem escrever uma explicação de como solucionar esses problemas. Faça uma leitura compartilhada dos problemas e verifique também se há algum problema de entendimento. Distribua os três problemas para os grupos. Circule pela sala observando as estratégias utilizadas e verificando como os alunos realizaram a resolução da atividade. Faça as intervenções necessárias para que avancem. É importante que os grupos elaborem e registrem as explicações sobre como resolver os problemas.
Propósito: Criar um padrão na resolução de problemas com significado de comparar.
Discuta com a turma:
- Como podemos iniciar a resolução dessas atividades?
- Os dados apresentados são suficientes?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação: Organize a turma em duplas ou trios. Leia a comanda da atividade explicando que deverão discutir com seu grupo e resolver as três situações e que depois devem escrever uma explicação de como solucionar esses problemas. Faça uma leitura compartilhada dos problemas e verifique também se há algum problema de entendimento. Distribua os três problemas para os grupos. Circule pela sala observando as estratégias utilizadas e verificando como os alunos realizaram a resolução da atividade. Faça as intervenções necessárias para que avancem. É importante que os grupos elaborem e registrem as explicações sobre como resolver os problemas.
Propósito: Criar um padrão na resolução de problemas com significado de comparar.
Discuta com a turma:
- Como podemos iniciar a resolução dessas atividades?
- Os dados apresentados são suficientes?
Materiais Complementares:
Discussão da solução (slides 5 a 9 )
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. Depois, você pode apresentar os slides (6 a 8), solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Em seguida (slide 9), socialize as explicações que os grupos escreveram de como solucionar os problemas, discutindo as semelhanças entre eles e o significado da expressão "a mais" nesses contextos. Lembre que as explicações podem ser diversas.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- O que há em comum nos três problemas?
- Explique como encontrou a solução.
- O que podemos dizer sobre a maneira como foram resolvidos?
- Há várias possibilidades de resolução?
- Se comparamos as maneiras apresentadas, o que podemos concluir sobre elas?
Discussão da solução (slides 5 a 9 )
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. Depois, você pode apresentar os slides (6 a 8), solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Em seguida (slide 9), socialize as explicações que os grupos escreveram de como solucionar os problemas, discutindo as semelhanças entre eles e o significado da expressão "a mais" nesses contextos. Lembre que as explicações podem ser diversas.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- O que há em comum nos três problemas?
- Explique como encontrou a solução.
- O que podemos dizer sobre a maneira como foram resolvidos?
- Há várias possibilidades de resolução?
- Se comparamos as maneiras apresentadas, o que podemos concluir sobre elas?
Discussão da solução (slides 5 a 9 )
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. Depois, você pode apresentar os slides (6 a 8), solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Em seguida (slide 9), socialize as explicações que os grupos escreveram de como solucionar os problemas, discutindo as semelhanças entre eles e o significado da expressão "a mais" nesses contextos. Lembre que as explicações podem ser diversas.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- O que há em comum nos três problemas?
- Explique como encontrou a solução.
- O que podemos dizer sobre a maneira como foram resolvidos?
- Há várias possibilidades de resolução?
- Se comparamos as maneiras apresentadas, o que podemos concluir sobre elas?
Discussão da solução (slides 5 a 9 )
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. Depois, você pode apresentar os slides (6 a 8), solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Em seguida (slide 9), socialize as explicações que os grupos escreveram de como solucionar os problemas, discutindo as semelhanças entre eles e o significado da expressão "a mais" nesses contextos. Lembre que as explicações podem ser diversas.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- O que há em comum nos três problemas?
- Explique como encontrou a solução.
- O que podemos dizer sobre a maneira como foram resolvidos?
- Há várias possibilidades de resolução?
- Se comparamos as maneiras apresentadas, o que podemos concluir sobre elas?
Discussão da solução (slides 5 a 9 )
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. Depois, você pode apresentar os slides (6 a 8), solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Em seguida (slide 9), socialize as explicações que os grupos escreveram de como solucionar os problemas, discutindo as semelhanças entre eles e o significado da expressão "a mais" nesses contextos. Lembre que as explicações podem ser diversas.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- O que há em comum nos três problemas?
- Explique como encontrou a solução.
- O que podemos dizer sobre a maneira como foram resolvidos?
- Há várias possibilidades de resolução?
- Se comparamos as maneiras apresentadas, o que podemos concluir sobre elas?
Sistematização do conceito
Tempo Sugerido: 3 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que relembrem os pontos importantes da aula e digam o que aprenderam. Faça uma lista das aprendizagens e retome os pontos importantes utilizando o slide ou desenhando no quadro.
Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.
Discuta com a turma:
- Quem pode me contar o que aprendeu na aula de hoje?
Sistematização do conceito
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que relembrem os pontos importantes da aula e digam o que aprenderam. Faça uma lista das aprendizagens e retome os pontos importantes utilizando o slide ou desenhando no quadro.
Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.
Discuta com a turma:
- Quem pode me contar o que aprendeu na aula de hoje?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Após acompanhar a resolução feita pelos alunos, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Resolver os problemas de adição com o significado de juntar.
Discuta com a turma:
- Que dados temos ao ler essa situação problema?
- O que devemos encontrar?
- Como podemos iniciar sua resolução?
- A resposta obtida faz sentido?
Materiais Complementares: