Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_17GEO02
Recursos:
- Essenciais: Meio de comunicação com os alunos: ( Zoom, Meet, Google sala de aula; WhatsApp ou por intermédio dos responsáveis dos alunos); Material do aluno; lápis, borracha, régua, lápis de cor...
Para este plano, foque na etapa da Atividade Principal.
Atividade principal
Explique aos alunos que nessa aula irão resolver situações-problema envolvendo as seguintes figuras geométricas planas: quadrado, retângulo e círculo.
Se você tiver em momento síncrono com eles, pode compartilhar a tela do seu computador com o documento da atividade e pedir que os alunos reproduzam as figuras em seus cadernos, para depois resolver. Se você tiver grupo de WhatsApp com a turma, oriente-os por áudio ou por mensagem. Envie fotos das figuras geométricas e peça que eles mesmos desenhem usando uma régua. Depois de pintadas, de acordo com a atividade, eles podem tirar fotos e enviar no grupo também junto com as respostas.
Você pode enviar o documento com a atividade impressa, ou ainda pode postar a tarefa na página da sua turma no Google sala de aula. Use o meio de comunicação que for possível.
Discussão das soluções
Disponibilize um meio em que os alunos possam mostrar suas figuras. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, permita que eles expliquem como fizeram para descobrir se a cor que cada figura foi pintada está correta.
Pergunte:
- Ela acertou todas as cores?
- Que figura ela pintou corretamente?
- De que cor ela deveria ter pintado o quadrado? Por quê?
- E o retângulo?
No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas junto com a tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas respostas diferentes da turma e enviar para todos.
Encerramento
Encerre a atividade retomando a aprendizagem da aula. Fale sobre as características das figuras planas envolvidas na tarefa.
Raio X
A atividade proposta na atividade de Raio X tem a finalidade de avaliar a aprendizagem da aula. Encaminhe o documento da atividade impressa e peça que realizem.
Convite às famílias
Você pode dar sugestões de apoio a realização da tarefa, enviando aos responsáveis dos alunos um pequeno texto junto com a atividade; ou ainda gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.
Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin
Código: MAT2_17GEO02
(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.
(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.
Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes