17837
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - OEA e o caso de Cuba

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre entender o que é a OEA e analisar o caso de Cuba neste organismo.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Campelo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

O objetivo dessa aula é entender o que é a Organização dos Estados Americanos (OEA) e julgar o caso de Cuba neste organismo. Para esta aula os alunos devem fazer uma pesquisa em casa e trazer um texto pronto onde devem dissertar sobre: a criação da OEA; por que Cuba saiu desse organismo; quais os problemas enfrentados por Cuba; quem ajudou Cuba; vantagens e desvantagens de Cuba voltar para a OEA.

Materiais necessários: Projetor e pesquisa realizada em casa pelos alunos sobre OEA e Cuba.

Material complementar:

Problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EMeK6bemMP9BTHJFDZhY9p7xjjwa5dMeecAMD2Jbjay22FZsMws3mFEwWmfM/geo8-12und03-problematizacao-manchete.pdf)

Link para os mapas:

Contextualização. OEA (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4fPrEfsgNQN9XNsNMKekvwDe5rqZ9hxxnhsqJJfSVYM4Ymu5gwSUYaEYgHrc/geo8-12und03-contextualizacao-mapa.pdf)

Para você saber mais:

- Site da OEA

Disponível em: http://www.oas.org/pt/sobre/quem_somos.asp. Acesso em: 01 de abril de 2019.

- Nova Constituição de Cuba vai à debate na sede da OEA

Disponível em: https://istoe.com.br/nova-constituicao-de-cuba-vai-a-debate-na-sede-da-oea/. Acesso em: 01 de abril de 2019.

- OEA

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oea.htm. Acesso em: 02 de abril de 2019.

- EUA conseguem tirar Cuba da OEA

Disponível em: http://memorialdademocracia.com.br/card/eua-conseguem-expulsar-cuba-da-oea. Acesso em: 02 de abril de 2019.

- Cuba elogia decisão da OEA, mas não quer voltar ao órgão

Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/Cuba-elogia-decisao-da-OEA-mas-nao-quer-voltar-ao-orgao/6/15027. Acesso em: 02 de abril de 2019.

- O que significa o fim da suspensão de Cuba da Organização dos Estados Americanos (OEA)?

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2299/o-que-significa-o-fim-da-suspensao-de-cuba-da-organizacao-dos-estados-americanos-oea. Acesso em: 02 de abril de 2019.

- Retorno de Cuba à OEA fica mais difícil após conflito com Almagro

Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/america-latina/retorno-de-cuba-a-oea-fica-mais-dificil-apos-conflito-com-almagro,e58e2c651abb3ca0774aab2a40253fa75uvr6uax.html. Acesso em: 02 de abril de 2019.

Contextos prévios: Noções básicas de Globalização.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles vão estudar a Organização dos Estados Americanos (OEA) que é considerado o mais antigo organismo regional do mundo. Explique que a OEA Hoje, une 35 países independentes das Américas é o principal fórum governamental político, jurídico e social do Hemisfério.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o mapa ou faça cópias para os alunos. Comente que os países de cor azul fazem parte da OEA. Pergunte para os alunos se eles conhecem ou já ouviram falar da OEA. Depois que os alunos responderem, explique que a sua origem remonta à Primeira Conferência Internacional Americana, realizada em Washington, D.C., em 1889-1890. Este encontro resultou na criação da União Internacional das Repúblicas Americanas, e começou a se criar uma rede de disposições e instituições, dando início ao que ficará conhecido como “Sistema Interamericano”, o mais antigo sistema institucional internacional. Comente com os alunos que a OEA foi fundada em 1948 com a assinatura, em Bogotá (Colômbia) da Carta da OEA que entrou em vigor em 1951. Depois de vários protocolos assinados, o último foi o Protocolo de Washington, assinado em 1992 e que entrou em vigor em 1997. Destaque para os alunos que em 1962 os Estados Unidos da América (EUA) consegue expulsar Cuba da (OEA). Na época, dos 21 países, 14 votaram a favor da expulsão, a decisão da OEA sela s ruptura entre Cuba e Estados Unidos. A aproximação com a antiga União da Repúblicas Soviéticas (URSS) que assumiu o papel mais relevante na vida econômica da ilha, contribuiu para a expulsão de Cuba. Só em 2009, após 47 anos, a OEA revogaria a expulsão. Até agora, Havana não pediu sua reintegração ao organismo composto por 35 membros.

Neste momento, seria bom explicar o motivo que levou a OEA a expulsar o país. Cuba foi expulsa da OEA em 1962 porque a organização considerou o regime adotado pelo país após a resolução incompatível com seus princípios. Desde então, Cuba é único país americano que não integra a OEA. Veja no item para você saber mais, mais detalhes.

Material complementar

Mapa da Contextualização. OEA (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4fPrEfsgNQN9XNsNMKekvwDe5rqZ9hxxnhsqJJfSVYM4Ymu5gwSUYaEYgHrc/geo8-12und03-contextualizacao-mapa.pdf)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a reportagem, faça cópias, ou leia para a turma. Comente que desde 2009 a OEA revogou a expulsão de Cuba, mas que até hoje o país não fez um pedido oficial de retorno ao órgão. Pergunte ao aluno o que eles acham das decisões tomadas pelos EUA e por Cuba a partir de 1962, faça com que eles apresente argumentos e justifique seus pontos de vista.

Para se preparar para a ação propositiva, pergunte ao alunos se Cuba deveria voltar a OEA. Deixe que eles pensem sobre, não é necessário que os alunos respondam neste momento, explique que na próxima etapa eles vão fazer uma atividade para discutir mais sobre o tema.

Material complementar

Problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EMeK6bemMP9BTHJFDZhY9p7xjjwa5dMeecAMD2Jbjay22FZsMws3mFEwWmfM/geo8-12und03-problematizacao-manchete.pdf)

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Explique para a turma que eles vão trabalhar com o júri simulado, que é uma boa estratégia de ensino quando se trata de um assunto polêmico que divide opiniões (o caso de Cuba). Essa estratégia permite que sejam discutidos vários pontos de um mesmo tema, auxiliando na construção e desconstrução de conceitos. Além disso, instiga a participação, o senso crítico e a reflexão.

Divida a classe em:

Juiz - responsável por acompanhar o julgamento e determinar uma pena (deve ser um professor).

Jurados (7 alunos) - responsáveis por analisar os fatos e no final dar o veredicto.

Advogados de defesa - procuram defender o réu com base em argumentos coerentes, provas e apresentação de testemunhas.

Promotores - procuram acusar o réu com base em argumentos coerentes, provas e apresentação de testemunhas.

Testemunhas - fornecer evidências para defender ou acusar o réu.

Réu ou caso a ser analisado - no exemplo para a aula não teremos um réu, será acusação e defesa de um assunto específico.

Com as pesquisas feitas e o texto preparado em casa pelos alunos sobre o tema, comece o júri. A sugestão é que os alunos discutam sobre a volta de Cuba para a OEA. O juiz (professor) deve organizar o júri. Uma sugestão é pedir que os promotores (os que não defendem a volta de Cuba) comecem e depois os advogados de defesa (os que defendem a volta de Cuba), pode ocorrer um rodízio entre as duas partes. Os jurados devem ficar atentos aos argumentos apresentados e no final dar um veredicto. As testemunhas (os demais alunos) podem ser chamadas a qualquer momento para defender os argumentos apresentados pelos advogados ou promotores.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Agora é sua hora, professor! Retome o objetivo de aprendizagem. Comente que é uma decisão muito polêmica, pois para Cuba voltar a fazer parte da OEA o país terá que assinar a Carta Democrática Interamericana que vai contra o projeto da nova Constituição cubana. O projeto da nova Constituição, que busca substituir a Carta Magna vigente desde 1976, reconhece o papel do mercado, da propriedade privada e do investimento estrangeiro na economia, mas não abre mão das ideias “comunistas” e de apenas um partido na ilha. O atual O Secretário-Geral da OEA, Luis Almagro, é totalmente contra Cuba e no final de 2018 fez ataques à Cuba pelo Twitter: "A ditadura cubana reprime, assedia e encarcera a oposição, e depois reivindicará legitimidade democrática para a farsa de seu referendo constitucional. Já não enganam ninguém, são ditadores da pior laia”. Pelo tom da declaração será difícil Cuba e OEA entrarem num acordo. Em 2009, Cuba deixou claro que não pretendia voltar a OEA e de lá para cá nunca fez um pedido oficial para retornar.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

O objetivo dessa aula é entender o que é a Organização dos Estados Americanos (OEA) e julgar o caso de Cuba neste organismo. Para esta aula os alunos devem fazer uma pesquisa em casa e trazer um texto pronto onde devem dissertar sobre: a criação da OEA; por que Cuba saiu desse organismo; quais os problemas enfrentados por Cuba; quem ajudou Cuba; vantagens e desvantagens de Cuba voltar para a OEA.

Materiais necessários: Projetor e pesquisa realizada em casa pelos alunos sobre OEA e Cuba.

Material complementar:

Problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EMeK6bemMP9BTHJFDZhY9p7xjjwa5dMeecAMD2Jbjay22FZsMws3mFEwWmfM/geo8-12und03-problematizacao-manchete.pdf)

Link para os mapas:

Contextualização. OEA (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4fPrEfsgNQN9XNsNMKekvwDe5rqZ9hxxnhsqJJfSVYM4Ymu5gwSUYaEYgHrc/geo8-12und03-contextualizacao-mapa.pdf)

Para você saber mais:

- Site da OEA

Disponível em: http://www.oas.org/pt/sobre/quem_somos.asp. Acesso em: 01 de abril de 2019.

- Nova Constituição de Cuba vai à debate na sede da OEA

Disponível em: https://istoe.com.br/nova-constituicao-de-cuba-vai-a-debate-na-sede-da-oea/. Acesso em: 01 de abril de 2019.

- OEA

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oea.htm. Acesso em: 02 de abril de 2019.

- EUA conseguem tirar Cuba da OEA

Disponível em: http://memorialdademocracia.com.br/card/eua-conseguem-expulsar-cuba-da-oea. Acesso em: 02 de abril de 2019.

- Cuba elogia decisão da OEA, mas não quer voltar ao órgão

Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/Cuba-elogia-decisao-da-OEA-mas-nao-quer-voltar-ao-orgao/6/15027. Acesso em: 02 de abril de 2019.

- O que significa o fim da suspensão de Cuba da Organização dos Estados Americanos (OEA)?

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2299/o-que-significa-o-fim-da-suspensao-de-cuba-da-organizacao-dos-estados-americanos-oea. Acesso em: 02 de abril de 2019.

- Retorno de Cuba à OEA fica mais difícil após conflito com Almagro

Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/america-latina/retorno-de-cuba-a-oea-fica-mais-dificil-apos-conflito-com-almagro,e58e2c651abb3ca0774aab2a40253fa75uvr6uax.html. Acesso em: 02 de abril de 2019.

Contextos prévios: Noções básicas de Globalização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles vão estudar a Organização dos Estados Americanos (OEA) que é considerado o mais antigo organismo regional do mundo. Explique que a OEA Hoje, une 35 países independentes das Américas é o principal fórum governamental político, jurídico e social do Hemisfério.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o mapa ou faça cópias para os alunos. Comente que os países de cor azul fazem parte da OEA. Pergunte para os alunos se eles conhecem ou já ouviram falar da OEA. Depois que os alunos responderem, explique que a sua origem remonta à Primeira Conferência Internacional Americana, realizada em Washington, D.C., em 1889-1890. Este encontro resultou na criação da União Internacional das Repúblicas Americanas, e começou a se criar uma rede de disposições e instituições, dando início ao que ficará conhecido como “Sistema Interamericano”, o mais antigo sistema institucional internacional. Comente com os alunos que a OEA foi fundada em 1948 com a assinatura, em Bogotá (Colômbia) da Carta da OEA que entrou em vigor em 1951. Depois de vários protocolos assinados, o último foi o Protocolo de Washington, assinado em 1992 e que entrou em vigor em 1997. Destaque para os alunos que em 1962 os Estados Unidos da América (EUA) consegue expulsar Cuba da (OEA). Na época, dos 21 países, 14 votaram a favor da expulsão, a decisão da OEA sela s ruptura entre Cuba e Estados Unidos. A aproximação com a antiga União da Repúblicas Soviéticas (URSS) que assumiu o papel mais relevante na vida econômica da ilha, contribuiu para a expulsão de Cuba. Só em 2009, após 47 anos, a OEA revogaria a expulsão. Até agora, Havana não pediu sua reintegração ao organismo composto por 35 membros.

Neste momento, seria bom explicar o motivo que levou a OEA a expulsar o país. Cuba foi expulsa da OEA em 1962 porque a organização considerou o regime adotado pelo país após a resolução incompatível com seus princípios. Desde então, Cuba é único país americano que não integra a OEA. Veja no item para você saber mais, mais detalhes.

Material complementar

Mapa da Contextualização. OEA (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4fPrEfsgNQN9XNsNMKekvwDe5rqZ9hxxnhsqJJfSVYM4Ymu5gwSUYaEYgHrc/geo8-12und03-contextualizacao-mapa.pdf)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a reportagem, faça cópias, ou leia para a turma. Comente que desde 2009 a OEA revogou a expulsão de Cuba, mas que até hoje o país não fez um pedido oficial de retorno ao órgão. Pergunte ao aluno o que eles acham das decisões tomadas pelos EUA e por Cuba a partir de 1962, faça com que eles apresente argumentos e justifique seus pontos de vista.

Para se preparar para a ação propositiva, pergunte ao alunos se Cuba deveria voltar a OEA. Deixe que eles pensem sobre, não é necessário que os alunos respondam neste momento, explique que na próxima etapa eles vão fazer uma atividade para discutir mais sobre o tema.

Material complementar

Problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EMeK6bemMP9BTHJFDZhY9p7xjjwa5dMeecAMD2Jbjay22FZsMws3mFEwWmfM/geo8-12und03-problematizacao-manchete.pdf)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Explique para a turma que eles vão trabalhar com o júri simulado, que é uma boa estratégia de ensino quando se trata de um assunto polêmico que divide opiniões (o caso de Cuba). Essa estratégia permite que sejam discutidos vários pontos de um mesmo tema, auxiliando na construção e desconstrução de conceitos. Além disso, instiga a participação, o senso crítico e a reflexão.

Divida a classe em:

Juiz - responsável por acompanhar o julgamento e determinar uma pena (deve ser um professor).

Jurados (7 alunos) - responsáveis por analisar os fatos e no final dar o veredicto.

Advogados de defesa - procuram defender o réu com base em argumentos coerentes, provas e apresentação de testemunhas.

Promotores - procuram acusar o réu com base em argumentos coerentes, provas e apresentação de testemunhas.

Testemunhas - fornecer evidências para defender ou acusar o réu.

Réu ou caso a ser analisado - no exemplo para a aula não teremos um réu, será acusação e defesa de um assunto específico.

Com as pesquisas feitas e o texto preparado em casa pelos alunos sobre o tema, comece o júri. A sugestão é que os alunos discutam sobre a volta de Cuba para a OEA. O juiz (professor) deve organizar o júri. Uma sugestão é pedir que os promotores (os que não defendem a volta de Cuba) comecem e depois os advogados de defesa (os que defendem a volta de Cuba), pode ocorrer um rodízio entre as duas partes. Os jurados devem ficar atentos aos argumentos apresentados e no final dar um veredicto. As testemunhas (os demais alunos) podem ser chamadas a qualquer momento para defender os argumentos apresentados pelos advogados ou promotores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Agora é sua hora, professor! Retome o objetivo de aprendizagem. Comente que é uma decisão muito polêmica, pois para Cuba voltar a fazer parte da OEA o país terá que assinar a Carta Democrática Interamericana que vai contra o projeto da nova Constituição cubana. O projeto da nova Constituição, que busca substituir a Carta Magna vigente desde 1976, reconhece o papel do mercado, da propriedade privada e do investimento estrangeiro na economia, mas não abre mão das ideias “comunistas” e de apenas um partido na ilha. O atual O Secretário-Geral da OEA, Luis Almagro, é totalmente contra Cuba e no final de 2018 fez ataques à Cuba pelo Twitter: "A ditadura cubana reprime, assedia e encarcera a oposição, e depois reivindicará legitimidade democrática para a farsa de seu referendo constitucional. Já não enganam ninguém, são ditadores da pior laia”. Pelo tom da declaração será difícil Cuba e OEA entrarem num acordo. Em 2009, Cuba deixou claro que não pretendia voltar a OEA e de lá para cá nunca fez um pedido oficial para retornar.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano