17769
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - As mudanças em minha cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre identificar as mudanças que ocorreram no local de vivência através da observação de imagens em diferentes épocas.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projetar os slides ou cópias das imagens, diversas imagens da cidade onde estão inseridos em diferentes épocas. Solicite com antecedência que os alunos realizem uma pesquisa e selecionem as fotos, que deverão ser trazidas ao colégio no dia estipulado.

Caso não seja possível encontrar imagens antigas, busque adequar a atividade com a utilização de desenhos sobre as possíveis mudanças ocorridas nas cidades. Trace então uma linha que possibilite identificar mudanças, sem contudo atrelar ao tempo. O importante é que seja possível ao aluno compreender que o espaço geográfico está em constante transformação, e que estas mudanças são identificadas na paisagem.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia para os alunos o tema da aula e explique que, durante as atividades, eles irão observar as mudanças que ocorreram na cidade ao longo dos anos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete ou mostre aos alunos a imagem do slide e explique aos alunos que ela ilustra uma cidade evoluída e um território que dará início a uma cidade. Após esse momento, questione-os: V

  • Vocês acham que nossa cidade também passou por transformações ?

Deixe que os alunos se manifestem sobre os aspectos observados por eles, mas não faça intervenções pontuais, pois essa atividade tem como objetivo levantar os conhecimentos dos alunos, bem como engajá-los para as próximas atividades da aula.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou mostre as fotos do slide aos alunos e pergunte:

  • Quais principais fatores que levam uma cidade a se transformar?
  • Que tipos de mudanças podemos observar nesta cidade?

Permita que os se manifestem e anote as conclusões no quadro

Para instigá-los ainda mais, faça as seguintes outras perguntas norteadoras:

  • É possível perceber qual dessas imagens é mais antiga? Por quê?
  • Como vocês imaginam que estará esse lugar daqui a alguns anos?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize a sala em grupos de quatro ou cinco alunos e peça para que eles espalhem sobre a carteira todas as imagens que trouxeram para a escola (conforme solicitação prévia).

Explique que o desafio da atividade é tentar organizar essas imagens, formando uma linha do tempo. Para isso, oriente-os a observarem as construções que existem nas imagens, bem como compará-las.

Após os alunos organizarem as linhas do tempo, peça para que cada grupo, um por vez, explique os motivos pelos quais eles as organizaram desta forma.

Nesse momento é importante levar os alunos a refletirem sobre as mudanças que aconteceram na cidade, bem como os motivos que levaram a essas mudanças.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após as apresentações dos grupos, proponha aos alunos construir uma grande linha do tempo no quadro com todas as imagens utilizadas durante a ação propositiva. Para isso, pegue as imagens de cada grupo na ordem como eles organizaram inicialmente e discuta, junto com a turma, a ordem com que elas devem ser reorganizadas, de acordo com o desenvolvimento da cidade. Aproveite esse momento para fazer interferências e correção, caso seja necessário.

É importante que durante a atividade os alunos sejam capazes de reconhecer a ordem com que as mudanças aconteceram.

Durante essa discussão, aproveite para abordar os aspectos que provavelmente levaram essas mudanças a acontecerem. Você pode também fazer um grande painel com as imagens e deixá-lo exposto no colégio, caso julgue importante.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projetar os slides ou cópias das imagens, diversas imagens da cidade onde estão inseridos em diferentes épocas. Solicite com antecedência que os alunos realizem uma pesquisa e selecionem as fotos, que deverão ser trazidas ao colégio no dia estipulado.

Caso não seja possível encontrar imagens antigas, busque adequar a atividade com a utilização de desenhos sobre as possíveis mudanças ocorridas nas cidades. Trace então uma linha que possibilite identificar mudanças, sem contudo atrelar ao tempo. O importante é que seja possível ao aluno compreender que o espaço geográfico está em constante transformação, e que estas mudanças são identificadas na paisagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia para os alunos o tema da aula e explique que, durante as atividades, eles irão observar as mudanças que ocorreram na cidade ao longo dos anos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete ou mostre aos alunos a imagem do slide e explique aos alunos que ela ilustra uma cidade evoluída e um território que dará início a uma cidade. Após esse momento, questione-os: V

  • Vocês acham que nossa cidade também passou por transformações ?

Deixe que os alunos se manifestem sobre os aspectos observados por eles, mas não faça intervenções pontuais, pois essa atividade tem como objetivo levantar os conhecimentos dos alunos, bem como engajá-los para as próximas atividades da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou mostre as fotos do slide aos alunos e pergunte:

  • Quais principais fatores que levam uma cidade a se transformar?
  • Que tipos de mudanças podemos observar nesta cidade?

Permita que os se manifestem e anote as conclusões no quadro

Para instigá-los ainda mais, faça as seguintes outras perguntas norteadoras:

  • É possível perceber qual dessas imagens é mais antiga? Por quê?
  • Como vocês imaginam que estará esse lugar daqui a alguns anos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize a sala em grupos de quatro ou cinco alunos e peça para que eles espalhem sobre a carteira todas as imagens que trouxeram para a escola (conforme solicitação prévia).

Explique que o desafio da atividade é tentar organizar essas imagens, formando uma linha do tempo. Para isso, oriente-os a observarem as construções que existem nas imagens, bem como compará-las.

Após os alunos organizarem as linhas do tempo, peça para que cada grupo, um por vez, explique os motivos pelos quais eles as organizaram desta forma.

Nesse momento é importante levar os alunos a refletirem sobre as mudanças que aconteceram na cidade, bem como os motivos que levaram a essas mudanças.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após as apresentações dos grupos, proponha aos alunos construir uma grande linha do tempo no quadro com todas as imagens utilizadas durante a ação propositiva. Para isso, pegue as imagens de cada grupo na ordem como eles organizaram inicialmente e discuta, junto com a turma, a ordem com que elas devem ser reorganizadas, de acordo com o desenvolvimento da cidade. Aproveite esse momento para fazer interferências e correção, caso seja necessário.

É importante que durante a atividade os alunos sejam capazes de reconhecer a ordem com que as mudanças aconteceram.

Durante essa discussão, aproveite para abordar os aspectos que provavelmente levaram essas mudanças a acontecerem. Você pode também fazer um grande painel com as imagens e deixá-lo exposto no colégio, caso julgue importante.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano