Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Equipamento para projetar os slides ou cópias das imagens, diversas imagens da cidade onde estão inseridos em diferentes épocas. Solicite com antecedência que os alunos realizem uma pesquisa e selecionem as fotos, que deverão ser trazidas ao colégio no dia estipulado.
Caso não seja possível encontrar imagens antigas, busque adequar a atividade com a utilização de desenhos sobre as possíveis mudanças ocorridas nas cidades. Trace então uma linha que possibilite identificar mudanças, sem contudo atrelar ao tempo. O importante é que seja possível ao aluno compreender que o espaço geográfico está em constante transformação, e que estas mudanças são identificadas na paisagem.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia para os alunos o tema da aula e explique que, durante as atividades, eles irão observar as mudanças que ocorreram na cidade ao longo dos anos.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete ou mostre aos alunos a imagem do slide e explique aos alunos que ela ilustra uma cidade evoluída e um território que dará início a uma cidade. Após esse momento, questione-os: V
- Vocês acham que nossa cidade também passou por transformações ?
Deixe que os alunos se manifestem sobre os aspectos observados por eles, mas não faça intervenções pontuais, pois essa atividade tem como objetivo levantar os conhecimentos dos alunos, bem como engajá-los para as próximas atividades da aula.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou mostre as fotos do slide aos alunos e pergunte:
- Quais principais fatores que levam uma cidade a se transformar?
- Que tipos de mudanças podemos observar nesta cidade?
Permita que os se manifestem e anote as conclusões no quadro
Para instigá-los ainda mais, faça as seguintes outras perguntas norteadoras:
- É possível perceber qual dessas imagens é mais antiga? Por quê?
- Como vocês imaginam que estará esse lugar daqui a alguns anos?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Organize a sala em grupos de quatro ou cinco alunos e peça para que eles espalhem sobre a carteira todas as imagens que trouxeram para a escola (conforme solicitação prévia).
Explique que o desafio da atividade é tentar organizar essas imagens, formando uma linha do tempo. Para isso, oriente-os a observarem as construções que existem nas imagens, bem como compará-las.
Após os alunos organizarem as linhas do tempo, peça para que cada grupo, um por vez, explique os motivos pelos quais eles as organizaram desta forma.
Nesse momento é importante levar os alunos a refletirem sobre as mudanças que aconteceram na cidade, bem como os motivos que levaram a essas mudanças.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após as apresentações dos grupos, proponha aos alunos construir uma grande linha do tempo no quadro com todas as imagens utilizadas durante a ação propositiva. Para isso, pegue as imagens de cada grupo na ordem como eles organizaram inicialmente e discuta, junto com a turma, a ordem com que elas devem ser reorganizadas, de acordo com o desenvolvimento da cidade. Aproveite esse momento para fazer interferências e correção, caso seja necessário.
É importante que durante a atividade os alunos sejam capazes de reconhecer a ordem com que as mudanças aconteceram.
Durante essa discussão, aproveite para abordar os aspectos que provavelmente levaram essas mudanças a acontecerem. Você pode também fazer um grande painel com as imagens e deixá-lo exposto no colégio, caso julgue importante.