8 ideias para usar o pacote Office em sala de aula

Você pode incentivar sua turma a criar uma história em quadrinhos, desenvolver um livro coletivo e até montar um planejamento de vida

POR:
Débora Garofalo
Crédito: Getty Images

Para inovar em sala de aula não é necessário ter equipamentos high tech. Velhos conhecidos como o pacote Office, da Microsoft, podem ajudar a trazer dinamismo para o processo de ensino-aprendizagem e deixar as aulas mais interativas e significativas para os estudantes.

Para começar, é importante acabar de vez com o mito de que para inovar na escola, o professor precisa ser um expert em tecnologia. Os programas e plataformas passam constantemente por mudanças, então é normal que até um usuário assíduo se depare com “novidades” de vez em quando. Eu mesma estava escrevendo este texto e me deparei com uma ferramenta nova no editor de texto, chamada “ditar voz” – conto mais para você em outro momento.

LEIA MAIS   Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula

Voltando ao pacote Office: ele reúne uma série de programas que podem ser usados diferentes maneiras, combinados com diferentes conteúdos e currículos. O pacote está disponível para ser baixado pelo celular e tem ainda uma versão smiliar no Linux, que é livre e gratuita.

Para o professor, o que importa mesmo é ter um bom planejamento, seguido de intencionalidade clara do que se espera que os alunos realizem ao utilizar esses programas.

LEIA MAIS   Como alinhar a Educação 4.0 ao projeto de vida dos estudantes

A seguir, eu levantei oito atividades que você pode fazer em sala de aula, com programas do Office. São ideias para inspirar e até te incentivar a explorar essa ferramenta com os alunos. Vamos lá?

  

Editor de texto

O Word é um editor de texto bastante versátil, que permite definir layouts, inserir tabelas, acrescentar fotos e ícones. Para fugir do formato mais tradicional, é possível montar HQs, charges, tirinhas e até arriscar a produzir memes com esse programa.

O professor pode entregar fichas com as denominações das atividades e deixar que os estudantes explorem esse recurso na prática e de maneira colaborativa. São atividades com as quais os alunos se identificam criando e fazendo porque faz parte do universo dos discentes. 

LEIA MAIS   Como usar mais (e melhor) o Word em sala de aula

 

Editor de imagens

O Paint é um recurso de editor de imagens, que permite modificar imagens prontas, com muita criatividade. Você pode usar essa ferramenta para fazer um vídeo de animação com os estudantes, o qual eles terão de desenhar as imagens, ou então criar a ilustração de um livro coletivo com a turma.

Há diversas maneiras de realizar esse tipo de atividade. Gosto muito da possibilidade de formar duplas e cada dupla ficar responsável por uma parte da construção coletiva. Por exemplo: os alunos podem construir um livro sobre o meio ambiente, com as partes divididas para que cada dupla realize sua parte da proposta. Somadas, as partes terão a proposta do livro como um todo. O mesmo princípio pode usar usado para realizar a animação. Os resultados são incríveis e de fato o que se vê é o trabalho coletivo da turma.

LEIA MAIS   5 leituras gratuitas para inspirar você a trazer mais interação para a sala de aula

 

Editor de Apresentação

Uma das ferramentas com que mais gosto de trabalhar é o Power Point, pela interação e pela diversidade de opções. Esse programa permite trabalhar inclusive a lógica de programação e explorar a produção de jogos, além de oferecer diversas opções de apresentações. E mais: você também pode criar um vídeo, conectando essa atividade com a proposta do editor de imagens. Os recursos do Power Point são bastante interativos, o que permite aos alunos testar diversas possibilidades. 

LEIA MAIS   Está na hora de usar mais (e melhor) o seu Power Point

 

Editor de Planilhas

O Excel é um editor de planilhas, talvez o mais conhecido e usado no mundo coorporativo. Com essa ferramenta é possível criar gráficos estatísticos de diversos problemas sociais, como índices de violência, escolaridade, profissão, etc. Ele é muito usado também para fazer planejamento.

Até como uma maneira de fazer com que seus alunos se acostumem a usar ferramentas comuns no mundo do trabalho, você pode pedir que realizem um planejamento dos seus estudos, descrevendo atividades, periodicidade, metas a serem alcançadas, uma atividade simples que conecta aos estudantes aos seus projetos de vida e auxilia na capacidade de planejamento e organização da sua rotina escolar.

LEIA MAIS   Como o Excel pode ajudar no ensino de Educação Financeira

Espero que você tenha gostado das dicas! E aproveite para me contar como você costuma trabalhar com esses recursos em sala de aula. Conte aqui nos comentários e ajude a fomentar boas práticas.

 

Um abraço,

Débora Garofalo é Assessora Especial de Tecnologias da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE SP) e professora da rede pública de ensino de São Paulo. Formada em Letras e Pedagogia, mestranda em Educação pela PUC-SP, vencedora na temática Especial Inovação na Educação no Prêmio Professores do Brasil e uma das dez finalistas do Global Teacher Prize, o Nobel da Educação.

Tags

Guias

Tags

Guias