Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Equipamento para projetar os slides ou cópias dos slides, fotos antigas do bairro onde a escola está inserida, cópia da tabela para a sistematização.
Material complementar:
Tabela da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t7SsS8ZW88aM3SaJ4FQC2hu2Aw4qzpNpfBxFyj5XXQBhENCY5Q83J8NpFge2/geo2-05und01-tabela-sistematizacao-.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia para os alunos o tema da aula e explique que nesta aula eles irão observar as mudanças no bairro onde a escola está localizada. Destaque que estas mudanças podem ser encontradas na observação da paisagem.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete a imagem aos alunos e faça o questionamento proposto. Deixe que os alunos se manifestem sobre quais os tipos de mudanças eles acreditam que houve nesse bairro.
Não é necessário fazer intervenções neste momento, pois esta atividade tem a função de resgatar o conhecimento prévio dos alunos, porém busque traçar a discussões que tratam do contexto que é vivenciado pelo aluno
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para essa atividade é necessário que você providencie previamente algumas fotos antigas do bairro onde a escola está inserida. Caso não seja possível, colete antecipadamente relato de moradores mais antigos do bairro.
Leia ou projete para os alunos o questionamento proposto no slide e permita que eles se manifestem sobre como eles acham que era o local. Faça uma tempestade de ideias com os alunos e anote todos os aspectos abordados por eles durante a discussão da questão. Em seguida, espalhe pelo quadro as fotos previamente providenciadas e peça para que os alunos a observem e comparem com o que eles disseram anteriormente.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Providencie previamente uma autorização da escola e dos pais dos alunos para realizarem um passeio no entorno do colégio. Nesse momento, explique para os alunos que vocês irão passear pelo bairro para observarem quais foram as mudanças que aconteceram com o passar dos anos.
Faça um breve passeio por todo o quarteirão do colégio. Em seguida, retorne a sala de aula e organize a turma em duplas. Explique a eles que cada dupla deverá listar as mudanças e permanências que observaram no bairro. Destine um tempo para que eles possam conversar e em seguida permita que cada dupla explique quais foram as mudanças e permanências que eles observaram.
Anote as informações no quadro, pois elas serão utilizadas na próxima etapa da aula.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Leia para os alunos todas as mudanças que foram anotadas no quadro. Em seguida, explique que eles irão preencher uma tabela, onde irão organizar e separar quais foram as mudanças e permanências que aconteceram com o passar do tempo. Neste momento é importante que você faça algumas observações e leve os alunos a refletirem sobre quais foram os motivos que levaram a essa mudança, exemplo: crescimento da cidade, necessidade de pontos comerciais, etc.