17766
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - O bairro da minha escola

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre observar as mudanças no bairro em que a escola está inserida, identificando as mudanças e permanências que ocorreram na paisagem.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projetar os slides ou cópias dos slides, fotos antigas do bairro onde a escola está inserida, cópia da tabela para a sistematização.

Material complementar:

Tabela da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t7SsS8ZW88aM3SaJ4FQC2hu2Aw4qzpNpfBxFyj5XXQBhENCY5Q83J8NpFge2/geo2-05und01-tabela-sistematizacao-.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia para os alunos o tema da aula e explique que nesta aula eles irão observar as mudanças no bairro onde a escola está localizada. Destaque que estas mudanças podem ser encontradas na observação da paisagem.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete a imagem aos alunos e faça o questionamento proposto. Deixe que os alunos se manifestem sobre quais os tipos de mudanças eles acreditam que houve nesse bairro.

Não é necessário fazer intervenções neste momento, pois esta atividade tem a função de resgatar o conhecimento prévio dos alunos, porém busque traçar a discussões que tratam do contexto que é vivenciado pelo aluno

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para essa atividade é necessário que você providencie previamente algumas fotos antigas do bairro onde a escola está inserida. Caso não seja possível, colete antecipadamente relato de moradores mais antigos do bairro.

Leia ou projete para os alunos o questionamento proposto no slide e permita que eles se manifestem sobre como eles acham que era o local. Faça uma tempestade de ideias com os alunos e anote todos os aspectos abordados por eles durante a discussão da questão. Em seguida, espalhe pelo quadro as fotos previamente providenciadas e peça para que os alunos a observem e comparem com o que eles disseram anteriormente.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Providencie previamente uma autorização da escola e dos pais dos alunos para realizarem um passeio no entorno do colégio. Nesse momento, explique para os alunos que vocês irão passear pelo bairro para observarem quais foram as mudanças que aconteceram com o passar dos anos.

Faça um breve passeio por todo o quarteirão do colégio. Em seguida, retorne a sala de aula e organize a turma em duplas. Explique a eles que cada dupla deverá listar as mudanças e permanências que observaram no bairro. Destine um tempo para que eles possam conversar e em seguida permita que cada dupla explique quais foram as mudanças e permanências que eles observaram.

Anote as informações no quadro, pois elas serão utilizadas na próxima etapa da aula.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia para os alunos todas as mudanças que foram anotadas no quadro. Em seguida, explique que eles irão preencher uma tabela, onde irão organizar e separar quais foram as mudanças e permanências que aconteceram com o passar do tempo. Neste momento é importante que você faça algumas observações e leve os alunos a refletirem sobre quais foram os motivos que levaram a essa mudança, exemplo: crescimento da cidade, necessidade de pontos comerciais, etc.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t7SsS8ZW88aM3SaJ4FQC2hu2Aw4qzpNpfBxFyj5XXQBhENCY5Q83J8NpFge2/geo2-05und01-tabela-sistematizacao-.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projetar os slides ou cópias dos slides, fotos antigas do bairro onde a escola está inserida, cópia da tabela para a sistematização.

Material complementar:

Tabela da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t7SsS8ZW88aM3SaJ4FQC2hu2Aw4qzpNpfBxFyj5XXQBhENCY5Q83J8NpFge2/geo2-05und01-tabela-sistematizacao-.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia para os alunos o tema da aula e explique que nesta aula eles irão observar as mudanças no bairro onde a escola está localizada. Destaque que estas mudanças podem ser encontradas na observação da paisagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete a imagem aos alunos e faça o questionamento proposto. Deixe que os alunos se manifestem sobre quais os tipos de mudanças eles acreditam que houve nesse bairro.

Não é necessário fazer intervenções neste momento, pois esta atividade tem a função de resgatar o conhecimento prévio dos alunos, porém busque traçar a discussões que tratam do contexto que é vivenciado pelo aluno

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para essa atividade é necessário que você providencie previamente algumas fotos antigas do bairro onde a escola está inserida. Caso não seja possível, colete antecipadamente relato de moradores mais antigos do bairro.

Leia ou projete para os alunos o questionamento proposto no slide e permita que eles se manifestem sobre como eles acham que era o local. Faça uma tempestade de ideias com os alunos e anote todos os aspectos abordados por eles durante a discussão da questão. Em seguida, espalhe pelo quadro as fotos previamente providenciadas e peça para que os alunos a observem e comparem com o que eles disseram anteriormente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Providencie previamente uma autorização da escola e dos pais dos alunos para realizarem um passeio no entorno do colégio. Nesse momento, explique para os alunos que vocês irão passear pelo bairro para observarem quais foram as mudanças que aconteceram com o passar dos anos.

Faça um breve passeio por todo o quarteirão do colégio. Em seguida, retorne a sala de aula e organize a turma em duplas. Explique a eles que cada dupla deverá listar as mudanças e permanências que observaram no bairro. Destine um tempo para que eles possam conversar e em seguida permita que cada dupla explique quais foram as mudanças e permanências que eles observaram.

Anote as informações no quadro, pois elas serão utilizadas na próxima etapa da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia para os alunos todas as mudanças que foram anotadas no quadro. Em seguida, explique que eles irão preencher uma tabela, onde irão organizar e separar quais foram as mudanças e permanências que aconteceram com o passar do tempo. Neste momento é importante que você faça algumas observações e leve os alunos a refletirem sobre quais foram os motivos que levaram a essa mudança, exemplo: crescimento da cidade, necessidade de pontos comerciais, etc.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t7SsS8ZW88aM3SaJ4FQC2hu2Aw4qzpNpfBxFyj5XXQBhENCY5Q83J8NpFge2/geo2-05und01-tabela-sistematizacao-.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano