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Plano de aula > História > 7º ano > A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

Plano de aula - A ideia de Nação nos Estados Absolutistas Modernos.

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A ideia de Nação nos Estados Absolutistas Modernos.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julia Bittencourt Barbosa Correa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização desta aula, serão necessários:

  • Textos impressos para leitura
  • Cartolina
  • Lápis coloridos e canetinhas
  • Caderno, caneta, lápis e borracha.

Material complementar:

Links para impressão dos documentos utilizados nessa aula

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos com relação ao assunto tratada nesta aula, seguem algumas sugestões de leitura.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia coletivamente o objetivo da aula com a sala, se for possível, projetando o slide. Se não for possível projetá-lo, escreve o objetivo no quadro e oriente os alunos à copiá-lo nos cadernos. Certifique-se de que todos compreenderam e sane as eventuais dúvidas que possam aparecer.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos com relação ao assunto tratada nesta aula, seguem algumas sugestões de leitura.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa os alunos irão realizar o primeiro contato com o tema da aula, sendo bastante importante para que você reconheça a familiaridade da sala com o assunto e os seus conhecimentos prévios.

  • Divida a sala em duplas
  • Entregue para cada dupla uma impressão da definição de Nação segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Aurélio Buarque de Holanda.

Link para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bM6FBvKGRD9ufqZ7fPXFSybNfYsAHmbeKnV3FCDHqYwC2NHKn5KkcvNue8DT/his7-07und02-fonte-contexto.pdf

  • Realize a leitura da definição juntamente com a sala
  • Pergunte aos alunos se há alguma palavra que eles não conheçam o significado. Caso haja, esclareça as dúvidas dos alunos.

Link para o Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsbpDZSyAr445XaFQVqrHMh2w5drGtbnFgX6RC7RkjJX2PunYwYXHmcvbhHK/his7-07und02-glossario.pdf

  • Faça alguns questionamentos que devem servir de orientação à reflexão dos alunos sobre o tema, como:
  • O que você entendeu sobre o que significa uma “Nação”?
  • Como surgiram as primeiras Nações?
  • Existem diferentes tipos de Nação?

O objetivo é que os alunos iniciem a reflexão sobre o que é uma “Nação” e de onde surgiu esse termo, bem como a sua amplitude de significados. Reforce com os alunos que há mais de uma idéia e definição para o que é uma “Nação” e que esses conceitos não são estáticos, mas mutáveis ao longo da História.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos com relação ao assunto tratada nesta aula, seguem algumas sugestões de leitura.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa os alunos deverão aprofundar seus conhecimentos com relação ao conceito de Nação e Nacionalidades.

Para isso, ainda em duplas, os alunos deverão realizar a leitura e análise de duas fontes escritas sobre o conceito de Nação.

  • Distribua os textos impressos para as duplas que elas realizem as leituras e análises das fontes.

Links para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jZwPnM5JrezPHZxJs8mkzAvYKVfcyJX5V4mAmEH9s8brKQAMASsqqPdvJ9Wn/his7-07und02-texto-problematizacao.pdf

  • Oriente a leitura e análise dos alunos, se disponibilizando para sanar as eventuais dúvidas que apareçam com relação ao texto.
  • Questione os alunos se há alguma dúvida em relação ao vocabulário do texto, e se houver, esclareça.

Link do Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsbpDZSyAr445XaFQVqrHMh2w5drGtbnFgX6RC7RkjJX2PunYwYXHmcvbhHK/his7-07und02-glossario.pdf

  • Aponte para que as duplas prestem atenção em partes importantes dos textos, como, por exemplo: “As tentativas de se estabelecerem critérios objetivos sobre a existência de nacionalidade, ou de explicar porque certos grupos se tornaram “nações” e outros não, frequentemente foram feitas com base em critérios simples como língua ou etnia. “ Questione aos alunos se eles acreditam que todas as nações são definidas unicamente pela sua unidade de língua e/ou etnia. “proponho a seguinte definição de nação: uma comunidade política imaginada”. Aqui, faça os alunos refletirem: o que significa uma comunidade imaginada?

Essas reflexões conjuntas com os alunos sobre o texto são importantes para que, primeiro eles compreendam o conteúdo dos textos de apoio, e segundo para que eles consigam relacionar com o tema da aula, assim, construindo um entendimento sobre o assunto que está sendo estudado. O objetivo é que o aluno consiga relacionar a análise dos textos com a primeira parte da aula e compreenda que não há uma definição única e homogênea do que são “Nações”, mas sim uma série de teorias à respeito do seu surgimento e consolidação ao longo da História.

Relembre com os alunos que a centralização de poder na Europa pós crise do feudalismo é o germe do surgimento dos Estados Absolutistas modernos que iremos chamar de “Nações”, mas que ao longo do tempo, esse conceito vai se modificando da mesma forma que as formas de organização política dos Estados também se modificam. Apesar disso, durante o Estado Moderno, alguns critérios serão adotados para as centralizações de poder e essa nova organização trará também novos modelos políticos administrativos que serão característicos das nações modernas absolutistas, como por exemplo: concentração de poder na figura do rei, legitimidade divina do poder político monárquico, adoção de uma moeda única, delimitação de fronteiras, criação de símbolos nacionais, centralização administrativa, estratificação social, entre outros.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos com relação ao assunto tratada nesta aula, seguem algumas sugestões de leitura.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa os alunos deverão aprofundar seus conhecimentos com relação ao conceito de Nação e Nacionalidades.

Para isso, ainda em duplas, os alunos deverão realizar a leitura e análise de duas fontes escritas sobre o conceito de Nação.

  • Distribua os textos impressos para as duplas que elas realizem as leituras e análises das fontes.

Links para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jZwPnM5JrezPHZxJs8mkzAvYKVfcyJX5V4mAmEH9s8brKQAMASsqqPdvJ9Wn/his7-07und02-texto-problematizacao.pdf

  • Oriente a leitura e análise dos alunos, se disponibilizando para sanar as eventuais dúvidas que apareçam com relação ao texto.
  • Questione os alunos se há alguma dúvida em relação ao vocabulário do texto, e se houver, esclareça.

Link do Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsbpDZSyAr445XaFQVqrHMh2w5drGtbnFgX6RC7RkjJX2PunYwYXHmcvbhHK/his7-07und02-glossario.pdf

  • Aponte para que as duplas prestem atenção em partes importantes dos textos, como, por exemplo: “As tentativas de se estabelecerem critérios objetivos sobre a existência de nacionalidade, ou de explicar porque certos grupos se tornaram “nações” e outros não, frequentemente foram feitas com base em critérios simples como língua ou etnia. “ Questione aos alunos se eles acreditam que todas as nações são definidas unicamente pela sua unidade de língua e/ou etnia. “proponho a seguinte definição de nação: uma comunidade política imaginada”. Aqui, faça os alunos refletirem: o que significa uma comunidade imaginada?

Essas reflexões conjuntas com os alunos sobre o texto são importantes para que, primeiro eles compreendam o conteúdo dos textos de apoio, e segundo para que eles consigam relacionar com o tema da aula, assim, construindo um entendimento sobre o assunto que está sendo estudado. O objetivo é que o aluno consiga relacionar a análise dos textos com a primeira parte da aula e compreenda que não há uma definição única e homogênea do que são “Nações”, mas sim uma série de teorias à respeito do seu surgimento e consolidação ao longo da História.

Relembre com os alunos que a centralização de poder na Europa pós crise do feudalismo é o germe do surgimento dos Estados Absolutistas modernos que iremos chamar de “Nações”, mas que ao longo do tempo, esse conceito vai se modificando da mesma forma que as formas de organização política dos Estados também se modificam. Apesar disso, durante o Estado Moderno, alguns critérios serão adotados para as centralizações de poder e essa nova organização trará também novos modelos políticos administrativos que serão característicos das nações modernas absolutistas, como por exemplo: concentração de poder na figura do rei, legitimidade divina do poder político monárquico, adoção de uma moeda única, delimitação de fronteiras, criação de símbolos nacionais, centralização administrativa, estratificação social, entre outros.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos com relação ao assunto tratada nesta aula, seguem algumas sugestões de leitura.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Nesta etapa os alunos devem realizar uma atividade que sintetize os conhecimentos adquiridos durante a aula.

Os alunos, ainda em duplas, irão agora criar a sua própria Nação. Esta deve conter Nome, extensão territorial, hino, bandeira, capital, modelo de governo e moeda. A idéia é que os alunos possam criar a sua própria “Comunidade Política Imaginada”, refletindo sobre os elementos que caracterizam uma Nação.

As criações, com desenhos e textos, devem ser realizadas em cartolinas e após o término, expostas pelo professor para que todos possam ver os resultados.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos com relação ao assunto tratada nesta aula, seguem algumas sugestões de leitura.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização desta aula, serão necessários:

  • Textos impressos para leitura
  • Cartolina
  • Lápis coloridos e canetinhas
  • Caderno, caneta, lápis e borracha.

Material complementar:

Links para impressão dos documentos utilizados nessa aula

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos com relação ao assunto tratada nesta aula, seguem algumas sugestões de leitura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia coletivamente o objetivo da aula com a sala, se for possível, projetando o slide. Se não for possível projetá-lo, escreve o objetivo no quadro e oriente os alunos à copiá-lo nos cadernos. Certifique-se de que todos compreenderam e sane as eventuais dúvidas que possam aparecer.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos com relação ao assunto tratada nesta aula, seguem algumas sugestões de leitura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa os alunos irão realizar o primeiro contato com o tema da aula, sendo bastante importante para que você reconheça a familiaridade da sala com o assunto e os seus conhecimentos prévios.

  • Divida a sala em duplas
  • Entregue para cada dupla uma impressão da definição de Nação segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Aurélio Buarque de Holanda.

Link para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bM6FBvKGRD9ufqZ7fPXFSybNfYsAHmbeKnV3FCDHqYwC2NHKn5KkcvNue8DT/his7-07und02-fonte-contexto.pdf

  • Realize a leitura da definição juntamente com a sala
  • Pergunte aos alunos se há alguma palavra que eles não conheçam o significado. Caso haja, esclareça as dúvidas dos alunos.

Link para o Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsbpDZSyAr445XaFQVqrHMh2w5drGtbnFgX6RC7RkjJX2PunYwYXHmcvbhHK/his7-07und02-glossario.pdf

  • Faça alguns questionamentos que devem servir de orientação à reflexão dos alunos sobre o tema, como:
  • O que você entendeu sobre o que significa uma “Nação”?
  • Como surgiram as primeiras Nações?
  • Existem diferentes tipos de Nação?

O objetivo é que os alunos iniciem a reflexão sobre o que é uma “Nação” e de onde surgiu esse termo, bem como a sua amplitude de significados. Reforce com os alunos que há mais de uma idéia e definição para o que é uma “Nação” e que esses conceitos não são estáticos, mas mutáveis ao longo da História.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos com relação ao assunto tratada nesta aula, seguem algumas sugestões de leitura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa os alunos deverão aprofundar seus conhecimentos com relação ao conceito de Nação e Nacionalidades.

Para isso, ainda em duplas, os alunos deverão realizar a leitura e análise de duas fontes escritas sobre o conceito de Nação.

  • Distribua os textos impressos para as duplas que elas realizem as leituras e análises das fontes.

Links para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jZwPnM5JrezPHZxJs8mkzAvYKVfcyJX5V4mAmEH9s8brKQAMASsqqPdvJ9Wn/his7-07und02-texto-problematizacao.pdf

  • Oriente a leitura e análise dos alunos, se disponibilizando para sanar as eventuais dúvidas que apareçam com relação ao texto.
  • Questione os alunos se há alguma dúvida em relação ao vocabulário do texto, e se houver, esclareça.

Link do Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsbpDZSyAr445XaFQVqrHMh2w5drGtbnFgX6RC7RkjJX2PunYwYXHmcvbhHK/his7-07und02-glossario.pdf

  • Aponte para que as duplas prestem atenção em partes importantes dos textos, como, por exemplo: “As tentativas de se estabelecerem critérios objetivos sobre a existência de nacionalidade, ou de explicar porque certos grupos se tornaram “nações” e outros não, frequentemente foram feitas com base em critérios simples como língua ou etnia. “ Questione aos alunos se eles acreditam que todas as nações são definidas unicamente pela sua unidade de língua e/ou etnia. “proponho a seguinte definição de nação: uma comunidade política imaginada”. Aqui, faça os alunos refletirem: o que significa uma comunidade imaginada?

Essas reflexões conjuntas com os alunos sobre o texto são importantes para que, primeiro eles compreendam o conteúdo dos textos de apoio, e segundo para que eles consigam relacionar com o tema da aula, assim, construindo um entendimento sobre o assunto que está sendo estudado. O objetivo é que o aluno consiga relacionar a análise dos textos com a primeira parte da aula e compreenda que não há uma definição única e homogênea do que são “Nações”, mas sim uma série de teorias à respeito do seu surgimento e consolidação ao longo da História.

Relembre com os alunos que a centralização de poder na Europa pós crise do feudalismo é o germe do surgimento dos Estados Absolutistas modernos que iremos chamar de “Nações”, mas que ao longo do tempo, esse conceito vai se modificando da mesma forma que as formas de organização política dos Estados também se modificam. Apesar disso, durante o Estado Moderno, alguns critérios serão adotados para as centralizações de poder e essa nova organização trará também novos modelos políticos administrativos que serão característicos das nações modernas absolutistas, como por exemplo: concentração de poder na figura do rei, legitimidade divina do poder político monárquico, adoção de uma moeda única, delimitação de fronteiras, criação de símbolos nacionais, centralização administrativa, estratificação social, entre outros.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos com relação ao assunto tratada nesta aula, seguem algumas sugestões de leitura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa os alunos deverão aprofundar seus conhecimentos com relação ao conceito de Nação e Nacionalidades.

Para isso, ainda em duplas, os alunos deverão realizar a leitura e análise de duas fontes escritas sobre o conceito de Nação.

  • Distribua os textos impressos para as duplas que elas realizem as leituras e análises das fontes.

Links para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jZwPnM5JrezPHZxJs8mkzAvYKVfcyJX5V4mAmEH9s8brKQAMASsqqPdvJ9Wn/his7-07und02-texto-problematizacao.pdf

  • Oriente a leitura e análise dos alunos, se disponibilizando para sanar as eventuais dúvidas que apareçam com relação ao texto.
  • Questione os alunos se há alguma dúvida em relação ao vocabulário do texto, e se houver, esclareça.

Link do Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsbpDZSyAr445XaFQVqrHMh2w5drGtbnFgX6RC7RkjJX2PunYwYXHmcvbhHK/his7-07und02-glossario.pdf

  • Aponte para que as duplas prestem atenção em partes importantes dos textos, como, por exemplo: “As tentativas de se estabelecerem critérios objetivos sobre a existência de nacionalidade, ou de explicar porque certos grupos se tornaram “nações” e outros não, frequentemente foram feitas com base em critérios simples como língua ou etnia. “ Questione aos alunos se eles acreditam que todas as nações são definidas unicamente pela sua unidade de língua e/ou etnia. “proponho a seguinte definição de nação: uma comunidade política imaginada”. Aqui, faça os alunos refletirem: o que significa uma comunidade imaginada?

Essas reflexões conjuntas com os alunos sobre o texto são importantes para que, primeiro eles compreendam o conteúdo dos textos de apoio, e segundo para que eles consigam relacionar com o tema da aula, assim, construindo um entendimento sobre o assunto que está sendo estudado. O objetivo é que o aluno consiga relacionar a análise dos textos com a primeira parte da aula e compreenda que não há uma definição única e homogênea do que são “Nações”, mas sim uma série de teorias à respeito do seu surgimento e consolidação ao longo da História.

Relembre com os alunos que a centralização de poder na Europa pós crise do feudalismo é o germe do surgimento dos Estados Absolutistas modernos que iremos chamar de “Nações”, mas que ao longo do tempo, esse conceito vai se modificando da mesma forma que as formas de organização política dos Estados também se modificam. Apesar disso, durante o Estado Moderno, alguns critérios serão adotados para as centralizações de poder e essa nova organização trará também novos modelos políticos administrativos que serão característicos das nações modernas absolutistas, como por exemplo: concentração de poder na figura do rei, legitimidade divina do poder político monárquico, adoção de uma moeda única, delimitação de fronteiras, criação de símbolos nacionais, centralização administrativa, estratificação social, entre outros.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos com relação ao assunto tratada nesta aula, seguem algumas sugestões de leitura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Nesta etapa os alunos devem realizar uma atividade que sintetize os conhecimentos adquiridos durante a aula.

Os alunos, ainda em duplas, irão agora criar a sua própria Nação. Esta deve conter Nome, extensão territorial, hino, bandeira, capital, modelo de governo e moeda. A idéia é que os alunos possam criar a sua própria “Comunidade Política Imaginada”, refletindo sobre os elementos que caracterizam uma Nação.

As criações, com desenhos e textos, devem ser realizadas em cartolinas e após o término, expostas pelo professor para que todos possam ver os resultados.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos com relação ao assunto tratada nesta aula, seguem algumas sugestões de leitura.

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