17688
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo

Plano de aula - A expansão marítima por outros olhares

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A expansão marítima por outros olhares

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Formulário do Google.

Contexto
O objetivo desta aula é discutir o expansionismo marítimo como um fenômeno de várias nações na Idade Moderna.

Para desenvolvê-la com seus alunos, você pode trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize a imagem representativa dos piratas e proponha para reflexão:
- Vocês já viram esta imagem em algum lugar?
- O que é um pirata? Que outros elementos os representam?
- Qual a diferença entre piratas e corsários?

Para promover a interação, você pode fazer tais perguntas por meio de um quiz virtual, que pode pode ser elaborado no Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página).

Problematização
Esta etapa propõe três momentos de análises de documentos. Planeje a disponibilização deles e o prazo para a realização e devolutivas. Os alunos devem responder as questões no caderno ou em mídias digitais que já utilizam, como o Google sala de aula. Oriente-os a observar os pontos centrais nos textos:
- Guia 1 - Corsários: Quais são os países envolvidos na tomada de um navio da Espanha? O que havia nele?
- Guia 2 - Mercadores: O que os holandeses vinham fazendo? O que os comerciantes de Londres solicitaram a rainha? Por que alguns pensavam que o rei de Portugal não poderia conservar por muito tempo sua rota e comércio com Calicute?
- Guia 3 - Companhia das Índias Orientais: para que se formaram as companhias de comércio? Por que elas resolveram formar a Companhia do Oriente? Qual foi o resultado alcançado por ela?

Oriente-os a chegar a uma conclusão sobre quais países estavam envolvidos no expansionismo marítimo por meio de interesses comerciais e as formas utilizadas para isso. Para que interajam com os colegas a respeito das conclusões, organize um quiz no Mentimeter ou agende um momento de videoconferência.

Sistematização
Oriente-os a criar um guia de navegação, apontando a respeito dos cuidados a serem tomados para evitar que os navios sejam roubados. Para isso, devem criar um checklist de elementos, como: quais países tinham interesses nos produtos, quais as rotas mais arriscadas, quais as rotas menos vantajosas, quem tinha rotas mais vantajosas, quais os mercadores e companhias interessados nos produtos, dentre outros que julguem relevantes.

Eles podem utilizar um modelo de Formulário do Google (veja como usá-lo aqui) para organizar a atividade.

Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre as práticas e caracterizações de piratas ao longo da História e, especialmente, no contexto Moderno dos corsários, sugira que assistam ao interessante vídeo educativo: “Piratas do Caribe”. Nerdologia, 23/05/2017. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_06UND05

(EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas