17688
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo

Plano de aula - A expansão marítima por outros olhares

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A expansão marítima por outros olhares

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, materiais impressos, projetor.

Material complementar:

Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YhsActBrankyQbk56WE7B8cD8ygdXEcxqcETd42qwCTr46PTdpJS2jcszktT/his7-06und05-contextualizacao.pdf

Diário de bordo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vXxNmPeA3RHJaWDwjbNP5qwmRx5mhnNWhHtaKwgDgFeaXzBYY2A3wGFkEdWk/his7-06und05-diario-de-bordo-viajantes.pdf

Guia anfitrião - Corsários - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XZJyrFTJYpXwsKKsYwjPkrgGrTCa3CyJDAJUuBSjd9XJQ9KSyPjWEjyv3MZK/his7-06und05-guia-anfitriao-corsarios.pdf

Guia anfitrião - Mercadores - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u2qZAqvZw4KQ4RSwJGEW59sxybHmhnYgppPujNaFGrdaxf7AkmY5NH3Q6Sfe/his7-06und05-guia-anfitriao-mercadores.pdf

Guia anfitrião - Companhia das Índias Orientais - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cmetd43n44SucAetf5s8rvwfQXKSZRFDA88QnVCuz3x92cKErfUnArKmdGxs/his7-06und05-guia-anfitriao-companhia-das-indias-orientais.pdf

Problematização - Imagem slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pWJ8W9PWzVPq8w3j93Mz3PwnJZXGYZKsXE2wV3mEgVNPFnSwEAt78sHkembc/his7-06und05-problematizacao-world-cafe.pdf

Sistematização - Guia do viajante: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GASCTK2rDEhdP8D9DRnWuBmafuJTcxcNcghCny4zwudSuURWUDV4zUhGh5XF/his7-06und05-guia-rapido-do-viajante-do-tempo.pdf

Para você saber mais: Nos tempos dos corsários e piratas. https://super.abril.com.br/historia/no-tempo-dos-corsarios-e-piratas/. Acesso em: 22/4/2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no final da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda a turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que observem a imagem projetada e inicie o debate com as perguntas abaixo:

1 - Vocês já viram esta imagem em algum lugar?

É esperado que o alunos afirmem que a imagem representa os piratas e, provavelmente, irão destacar que já assistiram a algum filme/desenho onde ela aparece.

2 - O que é um pirata?

É esperado que afirmem que pirata é alguém que realiza roubos em alto-mar. Possivelmente irão destacar as imagens estereotipadas dos piratas (perna de pau, papagaio no ombro, tapa- olho etc.).

Diga aos alunos que, durante a expansão marítima dos séculos XV e XVI, existiam vários perigos nos mares, e, além de ser um ambiente novo, que os navegadores não conheciam, havia o risco de ser assaltados por piratas. Havia ainda os corsários, que atuavam em nome de um governante, pilhando

os materiais que os navios levavam.

Se precisar imprimir a imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YhsActBrankyQbk56WE7B8cD8ygdXEcxqcETd42qwCTr46PTdpJS2jcszktT/his7-06und05-contextualizacao.pdf

Link da imagem: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=pirate+flag&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%7D&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1#/media/File:Flag_of_Christopher_Condent.svg. Acesso em: 22/4/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: A dinâmica que que servirá de base para esta aula chama-se World Café. O objetivo é que a sala interaja e ocorra o compartilhamento de informações e discussões. Para a atividade você deve dividir a sala em seis grupos, cada um deles terá um anfitrião e um tema específico para a discussão.

A função do anfitrião é receber os “viajantes” no seu “mundo” e propor a discussão ao grupo. Ele é a única pessoa que não girará nos outros “mundos”, ele apenas recepcionará os viajantes.

Siga os passos a seguir:

  • Divida a sala em grupos (forme grupos de com quatro ou cinco pessoas). Tenha o cuidado de observar se os grupos estão heterogêneos. Como a dinâmica baseia-se no discussão, não deixe que os alunos que têm mais facilidade em se expressar fiquem em um único grupo. O ideal é mesclar alunos mais tímidos com alunos que os impulsionarão ao debate.
  • A sala deverá contar com seis grupos e teremos três temáticas distintas. Deste modo, os dois grupos sempre trabalharão com a mesma temática.
  • Com os grupos formados, escolha quem deverá ser o anfitrião de cada “mundo”. Para ser um anfitrião, o aluno deverá:
  • Ter facilidade para mediar uma discussão.
  • Ser um observador e atento.
  • Ser extrovertido e ter uma boa relação com os outros alunos.
  • Peça para que cada grupo escolha um representante para:
  • Ser o escritor: escreverá (resumirá) o que foi discutido pelo grupo em cada um dos mundos.
  • Ser o Senhor do tempo: alertar o grupo sobre o tempo corrido em cada estação.
  • Ser o viajante espacial: pedir informações/ajuda ao professor, se necessário.

Explicando a dinâmica para a turma:

  • Explique que a ideia do World Café é proporcionar uma troca de experiência e discussões sobre outros países que se lançaram ao mar no processo
  • da expansão marítima na Idade Moderna. Cada anfitrião terá um comando a seguir para auxiliar os viajantes a relatar em seu diário de bordo as devidas percepções das fontes que serão discutidas.
  • Diga que o anfitrião de cada grupo deverá permanecer e os outros integrantes “viajam” para o próximo “mundo”.
  • Os viajantes deverão levar seu “diário de bordo” para anotar os principais pontos que foram debatidos em cada “mundo”

e, no fim, compartilhar com seu anfitrião original.

  • Cada anfitrião receberá um Guia para receber seus visitantes” distinto. Este guia servirá como base para ele mediar a discussão e levar as informações àqueles que chegam a seu mundo.
  • A sala contará contará com seis mundos, sendo apenas três temáticas. Desse modo os viajantes poderão aproveitar melhor o tempo em cada um dos mundos.
  • Cada grupo conhecerá os três mundos
  • O tempo de cada um dos mundos é 8 minutos; você deverá estipular a maneira como observarão o tempo (se sua escola contar com equipamento multimídia, você pode projetar o cronômetro online (http://cronometronline.com.br/).
  • Os viajantes deverão seguir as viagens no sentido horário.
  • O anfitrião deve trabalhar com a fonte com todos os viajantes. Ele é o responsável por transmitir o conteúdo daquele “mundo” aos visitantes.
    Deixe claro que o anfitrião é apenas o mediador, ele irá ler a fonte para o grupo e mediar a discussão, realizando as perguntas presentes nos documentos para a melhor compreensão e reflexão de todos.
  • Ao chegar no mundo de origem os viajantes terão 5 minutos para expor ao anfitrião como é o outro mundo, levando os pontos principais a ele.
  • A questão que norteará o debate do anfitrião com os viajantes em todos os mundos é:

Quais são os principais personagens e pontos expostos nesta fonte?

Links para impressão dos materiais

Diário de bordo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vXxNmPeA3RHJaWDwjbNP5qwmRx5mhnNWhHtaKwgDgFeaXzBYY2A3wGFkEdWk/his7-06und05-diario-de-bordo-viajantes.pdf

Guia anfitrião - Corsários - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XZJyrFTJYpXwsKKsYwjPkrgGrTCa3CyJDAJUuBSjd9XJQ9KSyPjWEjyv3MZK/his7-06und05-guia-anfitriao-corsarios.pdf

Guia anfitrião - Mercadores - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u2qZAqvZw4KQ4RSwJGEW59sxybHmhnYgppPujNaFGrdaxf7AkmY5NH3Q6Sfe/his7-06und05-guia-anfitriao-mercadores.pdf

Guia anfitrião - Companhia das Índias Orientais - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cmetd43n44SucAetf5s8rvwfQXKSZRFDA88QnVCuz3x92cKErfUnArKmdGxs/his7-06und05-guia-anfitriao-companhia-das-indias-orientais.pdf

Caso queira imprimir a imagem do slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pWJ8W9PWzVPq8w3j93Mz3PwnJZXGYZKsXE2wV3mEgVNPFnSwEAt78sHkembc/his7-06und05-problematizacao-world-cafe.pdf

Link da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a2/StateLibQld_1_114752_Jumna_%28ship%29.jpg/800px-StateLibQld_1_114752_Jumna_%28ship%29.jpg. Acesso em: 22/4/2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: A proposta de Sistematização consiste que os grupos, após realizarem o World Café, construam um quadro comparativo das religiões a fim de consolidar o conhecimento. Distribua o Guia Rápido do Viajante do Tempo para os alunos preencherem baseados em suas anotações no Diário de bordo as perguntas propostas.

Dialogue com os alunos durante a atividade auxiliando-os a traçar o quadro comparativo passando em todos os grupos e acompanhando a produção.

Atente para que todos os alunos estejam envolvidos durante a etapa. É o momento que eles estarão relembrando as viagens e fixando o conteúdo.

Guia do viajante: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GASCTK2rDEhdP8D9DRnWuBmafuJTcxcNcghCny4zwudSuURWUDV4zUhGh5XF/his7-06und05-guia-rapido-do-viajante-do-tempo.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, materiais impressos, projetor.

Material complementar:

Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YhsActBrankyQbk56WE7B8cD8ygdXEcxqcETd42qwCTr46PTdpJS2jcszktT/his7-06und05-contextualizacao.pdf

Diário de bordo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vXxNmPeA3RHJaWDwjbNP5qwmRx5mhnNWhHtaKwgDgFeaXzBYY2A3wGFkEdWk/his7-06und05-diario-de-bordo-viajantes.pdf

Guia anfitrião - Corsários - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XZJyrFTJYpXwsKKsYwjPkrgGrTCa3CyJDAJUuBSjd9XJQ9KSyPjWEjyv3MZK/his7-06und05-guia-anfitriao-corsarios.pdf

Guia anfitrião - Mercadores - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u2qZAqvZw4KQ4RSwJGEW59sxybHmhnYgppPujNaFGrdaxf7AkmY5NH3Q6Sfe/his7-06und05-guia-anfitriao-mercadores.pdf

Guia anfitrião - Companhia das Índias Orientais - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cmetd43n44SucAetf5s8rvwfQXKSZRFDA88QnVCuz3x92cKErfUnArKmdGxs/his7-06und05-guia-anfitriao-companhia-das-indias-orientais.pdf

Problematização - Imagem slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pWJ8W9PWzVPq8w3j93Mz3PwnJZXGYZKsXE2wV3mEgVNPFnSwEAt78sHkembc/his7-06und05-problematizacao-world-cafe.pdf

Sistematização - Guia do viajante: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GASCTK2rDEhdP8D9DRnWuBmafuJTcxcNcghCny4zwudSuURWUDV4zUhGh5XF/his7-06und05-guia-rapido-do-viajante-do-tempo.pdf

Para você saber mais: Nos tempos dos corsários e piratas. https://super.abril.com.br/historia/no-tempo-dos-corsarios-e-piratas/. Acesso em: 22/4/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no final da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda a turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que observem a imagem projetada e inicie o debate com as perguntas abaixo:

1 - Vocês já viram esta imagem em algum lugar?

É esperado que o alunos afirmem que a imagem representa os piratas e, provavelmente, irão destacar que já assistiram a algum filme/desenho onde ela aparece.

2 - O que é um pirata?

É esperado que afirmem que pirata é alguém que realiza roubos em alto-mar. Possivelmente irão destacar as imagens estereotipadas dos piratas (perna de pau, papagaio no ombro, tapa- olho etc.).

Diga aos alunos que, durante a expansão marítima dos séculos XV e XVI, existiam vários perigos nos mares, e, além de ser um ambiente novo, que os navegadores não conheciam, havia o risco de ser assaltados por piratas. Havia ainda os corsários, que atuavam em nome de um governante, pilhando

os materiais que os navios levavam.

Se precisar imprimir a imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YhsActBrankyQbk56WE7B8cD8ygdXEcxqcETd42qwCTr46PTdpJS2jcszktT/his7-06und05-contextualizacao.pdf

Link da imagem: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=pirate+flag&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%7D&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1#/media/File:Flag_of_Christopher_Condent.svg. Acesso em: 22/4/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: A dinâmica que que servirá de base para esta aula chama-se World Café. O objetivo é que a sala interaja e ocorra o compartilhamento de informações e discussões. Para a atividade você deve dividir a sala em seis grupos, cada um deles terá um anfitrião e um tema específico para a discussão.

A função do anfitrião é receber os “viajantes” no seu “mundo” e propor a discussão ao grupo. Ele é a única pessoa que não girará nos outros “mundos”, ele apenas recepcionará os viajantes.

Siga os passos a seguir:

  • Divida a sala em grupos (forme grupos de com quatro ou cinco pessoas). Tenha o cuidado de observar se os grupos estão heterogêneos. Como a dinâmica baseia-se no discussão, não deixe que os alunos que têm mais facilidade em se expressar fiquem em um único grupo. O ideal é mesclar alunos mais tímidos com alunos que os impulsionarão ao debate.
  • A sala deverá contar com seis grupos e teremos três temáticas distintas. Deste modo, os dois grupos sempre trabalharão com a mesma temática.
  • Com os grupos formados, escolha quem deverá ser o anfitrião de cada “mundo”. Para ser um anfitrião, o aluno deverá:
  • Ter facilidade para mediar uma discussão.
  • Ser um observador e atento.
  • Ser extrovertido e ter uma boa relação com os outros alunos.
  • Peça para que cada grupo escolha um representante para:
  • Ser o escritor: escreverá (resumirá) o que foi discutido pelo grupo em cada um dos mundos.
  • Ser o Senhor do tempo: alertar o grupo sobre o tempo corrido em cada estação.
  • Ser o viajante espacial: pedir informações/ajuda ao professor, se necessário.

Explicando a dinâmica para a turma:

  • Explique que a ideia do World Café é proporcionar uma troca de experiência e discussões sobre outros países que se lançaram ao mar no processo
  • da expansão marítima na Idade Moderna. Cada anfitrião terá um comando a seguir para auxiliar os viajantes a relatar em seu diário de bordo as devidas percepções das fontes que serão discutidas.
  • Diga que o anfitrião de cada grupo deverá permanecer e os outros integrantes “viajam” para o próximo “mundo”.
  • Os viajantes deverão levar seu “diário de bordo” para anotar os principais pontos que foram debatidos em cada “mundo”

e, no fim, compartilhar com seu anfitrião original.

  • Cada anfitrião receberá um Guia para receber seus visitantes” distinto. Este guia servirá como base para ele mediar a discussão e levar as informações àqueles que chegam a seu mundo.
  • A sala contará contará com seis mundos, sendo apenas três temáticas. Desse modo os viajantes poderão aproveitar melhor o tempo em cada um dos mundos.
  • Cada grupo conhecerá os três mundos
  • O tempo de cada um dos mundos é 8 minutos; você deverá estipular a maneira como observarão o tempo (se sua escola contar com equipamento multimídia, você pode projetar o cronômetro online (http://cronometronline.com.br/).
  • Os viajantes deverão seguir as viagens no sentido horário.
  • O anfitrião deve trabalhar com a fonte com todos os viajantes. Ele é o responsável por transmitir o conteúdo daquele “mundo” aos visitantes.
    Deixe claro que o anfitrião é apenas o mediador, ele irá ler a fonte para o grupo e mediar a discussão, realizando as perguntas presentes nos documentos para a melhor compreensão e reflexão de todos.
  • Ao chegar no mundo de origem os viajantes terão 5 minutos para expor ao anfitrião como é o outro mundo, levando os pontos principais a ele.
  • A questão que norteará o debate do anfitrião com os viajantes em todos os mundos é:

Quais são os principais personagens e pontos expostos nesta fonte?

Links para impressão dos materiais

Diário de bordo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vXxNmPeA3RHJaWDwjbNP5qwmRx5mhnNWhHtaKwgDgFeaXzBYY2A3wGFkEdWk/his7-06und05-diario-de-bordo-viajantes.pdf

Guia anfitrião - Corsários - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XZJyrFTJYpXwsKKsYwjPkrgGrTCa3CyJDAJUuBSjd9XJQ9KSyPjWEjyv3MZK/his7-06und05-guia-anfitriao-corsarios.pdf

Guia anfitrião - Mercadores - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u2qZAqvZw4KQ4RSwJGEW59sxybHmhnYgppPujNaFGrdaxf7AkmY5NH3Q6Sfe/his7-06und05-guia-anfitriao-mercadores.pdf

Guia anfitrião - Companhia das Índias Orientais - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cmetd43n44SucAetf5s8rvwfQXKSZRFDA88QnVCuz3x92cKErfUnArKmdGxs/his7-06und05-guia-anfitriao-companhia-das-indias-orientais.pdf

Caso queira imprimir a imagem do slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pWJ8W9PWzVPq8w3j93Mz3PwnJZXGYZKsXE2wV3mEgVNPFnSwEAt78sHkembc/his7-06und05-problematizacao-world-cafe.pdf

Link da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a2/StateLibQld_1_114752_Jumna_%28ship%29.jpg/800px-StateLibQld_1_114752_Jumna_%28ship%29.jpg. Acesso em: 22/4/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: A proposta de Sistematização consiste que os grupos, após realizarem o World Café, construam um quadro comparativo das religiões a fim de consolidar o conhecimento. Distribua o Guia Rápido do Viajante do Tempo para os alunos preencherem baseados em suas anotações no Diário de bordo as perguntas propostas.

Dialogue com os alunos durante a atividade auxiliando-os a traçar o quadro comparativo passando em todos os grupos e acompanhando a produção.

Atente para que todos os alunos estejam envolvidos durante a etapa. É o momento que eles estarão relembrando as viagens e fixando o conteúdo.

Guia do viajante: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GASCTK2rDEhdP8D9DRnWuBmafuJTcxcNcghCny4zwudSuURWUDV4zUhGh5XF/his7-06und05-guia-rapido-do-viajante-do-tempo.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo do 7º ano :

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano