17636
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Cortiços e Favelas

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre compreender a gênese de formação de favelas e cortiços e as principais consequências sanitárias desses ambientes.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Soares Domingues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_17UND04

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail

Valor trabalhado
Desigualdades sociais

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é compreender a gênese de formação de favelas e cortiços e as principais consequências sanitárias desses ambientes. O produto final é uma encenação de alguns dos problemas levantados pelos alunos, como uma cena de teatro. Para isso, você pode dividir a sala em grupos de 3 a 5 pessoas para que exponham a maior quantidade de problemas possíveis. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor desigualdades sociais estará presente. Tempo estimado: 05 minutos.

Contextualização
Solicite que os alunos assistam ao vídeo, disponível aqui. Discuta com os alunos a ideia apontada: “Cortiço hoje, favela hoje”. Traga a reflexão que os cortiços originaram-se nos século XIX e as favelas vieram posteriormente a essas habitações, mas ambas ainda existem. Em geral, os cortiços predominam nas regiões centrais, onde há menor disponibilidade de espaço, enquanto as favelas ocupam áreas irregulares nas áreas mais periféricas. Professor, você pode consultar o Plano para mais informações nessa etapa. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Grave um áudio e pergunte aos alunos: "Que problemas comuns são encontrados nesses lugares?". Escute os alunos. Depois comente que, em ambos locais, é visível a carência nos serviços como saneamento básico (água tratada e coleta de esgoto) e, consequente, falta de higiene, proliferação de insetos, transmissão de doenças, insalubridade e excesso de lixo. Observa-se comumente associado a esses lugares, problemas como alcoolismo, baixa renda, baixa escolaridade, desemprego e falta de informação. Tempo estimado: 10 minutos.

Ação propositiva
Grave um áudio e explique que nesse momento, os alunos devem se dividir em grupo de 3 a 5 pessoas. Auxilie-os a usar o WhatsApp para a organização dos trabalhos. Com base nos problemas levantados oralmente no slide anterior, solicite que criem uma história, uma cena que possa ser apresentada em sala de aula. Não esqueça de dividir os grupos acerca da temática (cortiço ou favela) e solicite que determinem o tema para que não haja repetições dos problemas encenados. Oriente-os para desenvolverem uma cena curta de 2 a 3 minutos que represente algum problema vivenciado nesses lugares. Tempo estimado: 50 minutos.

Sistematização
Agora é o momento da apresentação. Organize com o grupos, eles podem combinar áudios e/ou vídeos curtos e compartilharem com a turma. Procure comentar todas as apresentações, retome o objetivo da aula, procure vincular com as apresentações. Tempo estimado: 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre cortiço, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_17UND04

(EF08GE17) Analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas