17497
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo

Plano de aula - Portugal dominando os mares: a chegada à Índia

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre Portugal dominando os mares: a chegada à Índia

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, folhas brancas para os alunos usarem na Sistematização, slides impressos (caso sua escola não conte com um projetor), atividades impressas.

Material complementar:

Contextualização Brasão - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rpcgfGDqRHWhg5eEnKTpEUcVZHag74AVMHh7Py9e9Cp9ChYGvMmtybGK4wyb/his7-06und03-contextualizacao-brasao.pdf

Contextualização Hino - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/avqXm4DmXdtCnBnV3hDW2X3AxKdrnwMCfj4W3MWjABD9snnrMnq7t9aTFGBa/his7-06und03-contextualizacao-hino.pdf

Problematização - Atividade “Partida Vasco da Gama” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MyHSraaQ7DmTFyY7zBpMctjFw4kKuj7JE5aDFNuQweWaevkAZRAfh6ZeM9MX/his7-06und03-partida-de-vasco-da-gama.pdf

Problematização - Atividade “Melinde - Navegador de nação” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SaBemVxV8HnpdUJaF7q7tpUtw2WP5QTsDvJDnxvnqQXAsbnce9nv5EB7AKk2/his7-06und03-melinde-navegador-de-nacao.pdf

Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mCeFgmMR9GxR4j29ZJxQqwQwvj4Ey5PJgxejxsKvv3M5YyDcq8bE93thZDVs/his7-06und03-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Aqui estão duas sugestões de reportagens e um livro sobre Vasco da Gama e sua expedição para que possa se inteirar melhor do assunto e facilitar a dinâmica da aula.

https://www.dw.com/pt-br/1498-vasco-da-gama-chegava-a-calecute/a-319550. Acesso em: 8/4/2019.

https://operamundi.uol.com.br/noticia/4146/hoje-na-historia-1498-vasco-de-gama-chega-a-india. Acesso em: 8/4/2019.

FONSECA, Luís Adão da. Vasco da Gama: o homem, a viagem, a época. 1997. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/20463/2/VascodaGamaadaodafonseca000085774.pdf. Acesso em: 8/4/2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula. Deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para esta aula será necessário que você divida a turma em trios. Deste modo os alunos poderão se ajudar durante as atividades (atente para que os trios sejam heterogêneos, assim você auxilia que os alunos se engajem nas atividades).

Para abrir a discussão da aula e realizar uma Contextualização você deve trabalhar com os símbolos do time de futebol Vasco da Gama. Por ser um clube muito popular, certamente alguns alunos reconheceram o brasão e o trecho do hino do clube.

Para iniciar esta etapa, pergunte para a turma se conhecem algum navegante europeu que conseguiu realizar algum feito histórico durante a expansão marítima. Indague se conhecem alguma cidade, avenida, escola etc. que leva o nome de algum navegante.

É esperado que os alunos citem Pedro Álvares Cabral como sendo o navegador que chegou ao Brasil e, também, que tenham dificuldade em lembrar de outros nomes.

Leia a estrofe do hino do clube Vasco da Gama e pergunte se os alunos reconhecem aquele trecho. Peça para que completem a lacuna com o nome do navegador.

Após lerem o trecho do hino (ou se sentirem dificuldade em descobrir o nome Vasco da Gama), mostre o brasão do clube. É esperado que, neste momento, os alunos que não conseguiram fazer a associação, faça-a.

Mostre a eles que, no brasão do clube, há a presença de uma caravela e pergunte se eles já tinham reparado neste detalhe e se imaginam o motivo disso.

Para finalizar esta etapa, diga para a turma quem foi Vasco da Gama: o primeiro navegador que conseguiu completar a rota entre a Europa até a Índia, na Idade Moderna.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para abrir a discussão da aula e realizar uma Contextualização você deve trabalhar com os símbolos do time de futebol Vasco da Gama. Por ser um clube muito popular, certamente alguns alunos reconheceram o brasão e o trecho do hino do clube. Para iniciar esta etapa, pergunte para a turma se conhecem algum navegante europeu que conseguiu realizar algum feito histórico durante a expansão marítima. Indague se conhecem alguma cidade, avenida, escola etc., que leva o nome de algum navegante.

É esperado que os alunos citem Pedro Álvares Cabral como sendo o navegador que chegou ao Brasil e, também, que tenham dificuldade em lembrar de outros nomes.

Leia a estrofe do hino do clube Vasco da Gama e pergunte se os alunos reconhecem aquele trecho. Peça para que completem a lacuna com o nome do navegador.

Após lerem o trecho do hino (ou se sentirem dificuldade em descobrir o nome Vasco da Gama), mostre o brasão do clube. É esperado que, neste momento, os alunos que não conseguiram fazer a associação, faça-a.

Mostre a eles que, no brasão do clube, há a presença de uma caravela e pergunte se eles já tinham reparado neste detalhe e se imaginam o motivo disso.

Para finalizar esta etapa, diga para a turma quem foi Vasco da Gama: o primeiro navegador que conseguiu completar a rota entre a Europa até a Índia, na Idade Moderna.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta etapa, ainda com a turma em trios, você deverá entregar os materiais para discussão. Esta etapa é dividida na análise de duas fichas pelos grupos. A sequência didática da atividade tem como objetivo apresentar aos trios alguns detalhes da viagem de Vasco da Gama até as Índias.

A primeira atividade é a análise da primeira ficha que se intitula Melinde - Navegador de nação. O documento, traz o relato realizado sobre a viagem de Vasco da Gama, o primeiro navegador que conseguiu contornar o sul da África e chegar à Índia. A atividade mostra a chegada da expedição a Melinde, na África, onde um nativo começou a acompanhar Vasco da Gama na rota. É interessante destacar com os alunos o conhecimento que o “mouro” tinha de tecnologias náuticas. Como é mostrado no documento, já era de seu conhecimento o astrolábio, e ele mostrou a Vasco da Gama um mapa da costa indiana com detalhes.

A segunda ficha, intitulada Partida Vasco da Gama, traz detalhes da partida de Lisboa e dá aos alunos a dimensão do evento. Nesta atividade serão trabalhadas questões sobre a rota da expedição. Discuta com os alunos a respeito da população presente na partida e da forte participação da Igreja
no processo.

Atividade “Partida Vasco da Gama” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MyHSraaQ7DmTFyY7zBpMctjFw4kKuj7JE5aDFNuQweWaevkAZRAfh6ZeM9MX/his7-06und03-partida-de-vasco-da-gama.pdf

Atividade “Melinde - Navegador de nação” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SaBemVxV8HnpdUJaF7q7tpUtw2WP5QTsDvJDnxvnqQXAsbnce9nv5EB7AKk2/his7-06und03-melinde-navegador-de-nacao.pdf

Peça para que leiam as atividades em seus trios (se achar conveniente, faça uma leitura comum) e discutam a temática dos textos e os principais pontos. Durante a atividade passe nos trios observando como estão construindo as respostas e se mostre aberto para sanar dúvidas, incentive-os a encontrar as respostas no próprio texto, consultando outros trios ou com o auxílio do livro didático, por exemplo. É importante trabalhar o protagonismo dos alunos durante a atividade.

Reserve 10 minutos para realizar a correção da atividade com os alunos, sempre orientando a participação de todos os grupos

Como adequar à sua realidade: Você pode sugerir aos alunos que consultem o livro didático, ou outro material, para realizar as atividades. Principalmente a atividade 1, que terão que traçar a rota da expedição de Vasco da Gama.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Como forma de sistematizar esta aula, você deve entregar esta fonte que diz sobre Vasco da Gama e mais dois capitães da expedição. Peça para que algum aluno leia para a turma. Você deverá pedir para que os alunos criem uma pequena história, com diálogos, entre os três capitães (Vasco e Paulo da Gama e Nicolau Coelho). Nestes diálogos eles deverão inserir elementos que foram trabalhados na aula, incentive-os a consultar as fontes disponíveis nas atividades (sobre a partida de Lisboa e a passagem por Melinde). Os alunos deverão usar a criatividade e criar estes diálogos.

Deixe reservado 7 minutos para mostrar alguns trabalhos para a turma, os trios que se sentirem à vontade para apresentar suas histórias deverão fazer isso neste momento.

Como adequar à sua realidade: Você pode deixar como opção aos alunos que encenem um diálogo entre os três navegadores. Nesta etapa, você pode juntar dois trios para que façam a Sistematização juntos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, folhas brancas para os alunos usarem na Sistematização, slides impressos (caso sua escola não conte com um projetor), atividades impressas.

Material complementar:

Contextualização Brasão - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rpcgfGDqRHWhg5eEnKTpEUcVZHag74AVMHh7Py9e9Cp9ChYGvMmtybGK4wyb/his7-06und03-contextualizacao-brasao.pdf

Contextualização Hino - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/avqXm4DmXdtCnBnV3hDW2X3AxKdrnwMCfj4W3MWjABD9snnrMnq7t9aTFGBa/his7-06und03-contextualizacao-hino.pdf

Problematização - Atividade “Partida Vasco da Gama” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MyHSraaQ7DmTFyY7zBpMctjFw4kKuj7JE5aDFNuQweWaevkAZRAfh6ZeM9MX/his7-06und03-partida-de-vasco-da-gama.pdf

Problematização - Atividade “Melinde - Navegador de nação” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SaBemVxV8HnpdUJaF7q7tpUtw2WP5QTsDvJDnxvnqQXAsbnce9nv5EB7AKk2/his7-06und03-melinde-navegador-de-nacao.pdf

Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mCeFgmMR9GxR4j29ZJxQqwQwvj4Ey5PJgxejxsKvv3M5YyDcq8bE93thZDVs/his7-06und03-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Aqui estão duas sugestões de reportagens e um livro sobre Vasco da Gama e sua expedição para que possa se inteirar melhor do assunto e facilitar a dinâmica da aula.

https://www.dw.com/pt-br/1498-vasco-da-gama-chegava-a-calecute/a-319550. Acesso em: 8/4/2019.

https://operamundi.uol.com.br/noticia/4146/hoje-na-historia-1498-vasco-de-gama-chega-a-india. Acesso em: 8/4/2019.

FONSECA, Luís Adão da. Vasco da Gama: o homem, a viagem, a época. 1997. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/20463/2/VascodaGamaadaodafonseca000085774.pdf. Acesso em: 8/4/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula. Deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para esta aula será necessário que você divida a turma em trios. Deste modo os alunos poderão se ajudar durante as atividades (atente para que os trios sejam heterogêneos, assim você auxilia que os alunos se engajem nas atividades).

Para abrir a discussão da aula e realizar uma Contextualização você deve trabalhar com os símbolos do time de futebol Vasco da Gama. Por ser um clube muito popular, certamente alguns alunos reconheceram o brasão e o trecho do hino do clube.

Para iniciar esta etapa, pergunte para a turma se conhecem algum navegante europeu que conseguiu realizar algum feito histórico durante a expansão marítima. Indague se conhecem alguma cidade, avenida, escola etc. que leva o nome de algum navegante.

É esperado que os alunos citem Pedro Álvares Cabral como sendo o navegador que chegou ao Brasil e, também, que tenham dificuldade em lembrar de outros nomes.

Leia a estrofe do hino do clube Vasco da Gama e pergunte se os alunos reconhecem aquele trecho. Peça para que completem a lacuna com o nome do navegador.

Após lerem o trecho do hino (ou se sentirem dificuldade em descobrir o nome Vasco da Gama), mostre o brasão do clube. É esperado que, neste momento, os alunos que não conseguiram fazer a associação, faça-a.

Mostre a eles que, no brasão do clube, há a presença de uma caravela e pergunte se eles já tinham reparado neste detalhe e se imaginam o motivo disso.

Para finalizar esta etapa, diga para a turma quem foi Vasco da Gama: o primeiro navegador que conseguiu completar a rota entre a Europa até a Índia, na Idade Moderna.

Slide Plano Aula

Orientações: Para abrir a discussão da aula e realizar uma Contextualização você deve trabalhar com os símbolos do time de futebol Vasco da Gama. Por ser um clube muito popular, certamente alguns alunos reconheceram o brasão e o trecho do hino do clube. Para iniciar esta etapa, pergunte para a turma se conhecem algum navegante europeu que conseguiu realizar algum feito histórico durante a expansão marítima. Indague se conhecem alguma cidade, avenida, escola etc., que leva o nome de algum navegante.

É esperado que os alunos citem Pedro Álvares Cabral como sendo o navegador que chegou ao Brasil e, também, que tenham dificuldade em lembrar de outros nomes.

Leia a estrofe do hino do clube Vasco da Gama e pergunte se os alunos reconhecem aquele trecho. Peça para que completem a lacuna com o nome do navegador.

Após lerem o trecho do hino (ou se sentirem dificuldade em descobrir o nome Vasco da Gama), mostre o brasão do clube. É esperado que, neste momento, os alunos que não conseguiram fazer a associação, faça-a.

Mostre a eles que, no brasão do clube, há a presença de uma caravela e pergunte se eles já tinham reparado neste detalhe e se imaginam o motivo disso.

Para finalizar esta etapa, diga para a turma quem foi Vasco da Gama: o primeiro navegador que conseguiu completar a rota entre a Europa até a Índia, na Idade Moderna.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta etapa, ainda com a turma em trios, você deverá entregar os materiais para discussão. Esta etapa é dividida na análise de duas fichas pelos grupos. A sequência didática da atividade tem como objetivo apresentar aos trios alguns detalhes da viagem de Vasco da Gama até as Índias.

A primeira atividade é a análise da primeira ficha que se intitula Melinde - Navegador de nação. O documento, traz o relato realizado sobre a viagem de Vasco da Gama, o primeiro navegador que conseguiu contornar o sul da África e chegar à Índia. A atividade mostra a chegada da expedição a Melinde, na África, onde um nativo começou a acompanhar Vasco da Gama na rota. É interessante destacar com os alunos o conhecimento que o “mouro” tinha de tecnologias náuticas. Como é mostrado no documento, já era de seu conhecimento o astrolábio, e ele mostrou a Vasco da Gama um mapa da costa indiana com detalhes.

A segunda ficha, intitulada Partida Vasco da Gama, traz detalhes da partida de Lisboa e dá aos alunos a dimensão do evento. Nesta atividade serão trabalhadas questões sobre a rota da expedição. Discuta com os alunos a respeito da população presente na partida e da forte participação da Igreja
no processo.

Atividade “Partida Vasco da Gama” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MyHSraaQ7DmTFyY7zBpMctjFw4kKuj7JE5aDFNuQweWaevkAZRAfh6ZeM9MX/his7-06und03-partida-de-vasco-da-gama.pdf

Atividade “Melinde - Navegador de nação” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SaBemVxV8HnpdUJaF7q7tpUtw2WP5QTsDvJDnxvnqQXAsbnce9nv5EB7AKk2/his7-06und03-melinde-navegador-de-nacao.pdf

Peça para que leiam as atividades em seus trios (se achar conveniente, faça uma leitura comum) e discutam a temática dos textos e os principais pontos. Durante a atividade passe nos trios observando como estão construindo as respostas e se mostre aberto para sanar dúvidas, incentive-os a encontrar as respostas no próprio texto, consultando outros trios ou com o auxílio do livro didático, por exemplo. É importante trabalhar o protagonismo dos alunos durante a atividade.

Reserve 10 minutos para realizar a correção da atividade com os alunos, sempre orientando a participação de todos os grupos

Como adequar à sua realidade: Você pode sugerir aos alunos que consultem o livro didático, ou outro material, para realizar as atividades. Principalmente a atividade 1, que terão que traçar a rota da expedição de Vasco da Gama.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Como forma de sistematizar esta aula, você deve entregar esta fonte que diz sobre Vasco da Gama e mais dois capitães da expedição. Peça para que algum aluno leia para a turma. Você deverá pedir para que os alunos criem uma pequena história, com diálogos, entre os três capitães (Vasco e Paulo da Gama e Nicolau Coelho). Nestes diálogos eles deverão inserir elementos que foram trabalhados na aula, incentive-os a consultar as fontes disponíveis nas atividades (sobre a partida de Lisboa e a passagem por Melinde). Os alunos deverão usar a criatividade e criar estes diálogos.

Deixe reservado 7 minutos para mostrar alguns trabalhos para a turma, os trios que se sentirem à vontade para apresentar suas histórias deverão fazer isso neste momento.

Como adequar à sua realidade: Você pode deixar como opção aos alunos que encenem um diálogo entre os três navegadores. Nesta etapa, você pode juntar dois trios para que façam a Sistematização juntos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo do 7º ano :

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano