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Plano de aula - Diversidade de alimentos e a origem de sua produção

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar a partir da diversidade de alimentos os produtos consumidos in natura e os industrializados, relacionando a origem de sua produção.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Da Silva Gomes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GEO5) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Rótulos de embalagens de diferentes produtos, cartolinas ou papel cartão, mapa regional do Brasil. O professor poderá pedir que cada aluno leve de 3 a 5 rótulos de embalagens diferentes.

Para você saber mais:

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52887-por-que-e-preciso-ler-o-rotulo-dos-alimentos Acesso 02.05.2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e fale com os alunos: Hoje iremos explorar alguns tipos de produtos buscando identificar quais são consumidos in natura, beneficiados, transformados ou industrializados. Para isto utilizaremos inicialmente os rótulos de embalagens que temos em nossa casa. Em seguida buscaremos descobrir a origem dos produtos estão presentes em cada um deles.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Lance a pergunta do slide, permita que se expressem livremente. Auxilie a construção do pensamento dos alunos levantando exemplos de produtos in natura e industrializados. Você pode ainda esclarecer que valor nutricional refere-se a quantidade de substâncias como vitaminas, minerais, gorduras dentre outras, que cada alimento contém. Explique o significado desses termos a partir das imagens no slide.

Para saber mais: Cartilha desenvolvida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa sobre leitura de rótulos dos produtos.

http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/396679/manual_consumidor.pdf/e31144d3-0207-4a37-9b3b-e4638d48934b Acesso 02.05.2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Fale com os alunos: Antes de responder a questão do slide, vamos listar os produtos que consumimos no dia a dia (escreva no quadro todos que os alunos falarem). Após os alunos relatarem os produtos, questione: será que todos esses produtos podem ser considerados saudáveis? Todos possuem o mesmo local de origem? Passaram pelo mesmo processo de produção?

Estabeleça o diálogo de forma a conduzir o aluno a identificar que os produtos listados são obtidos de diferentes formas e locais. E que estes fatores podem nos mostrar o quanto um alimento pode ser mais ou menos saudáveis. Esclareça que alguns chegam até nossa mesa através da agricultura, estes podem ser consumidos em seu estado natural, enquanto outros passaram por transformação, sendo beneficiados.

Explique que estes produtos beneficiados foram selecionados, lavados, cortados, embalados. Ou seja passaram por vários processos até se transformarem em um produto, comercializado pelas indústrias. Busque destacar que quanto menor for o processo de beneficiamento e transformação dos alimentos, mais benéfico a saúde será este alimento. Sendo este um dos motivos da importância da leitura dos rótulos.

Após a explanação, lance o convite: Agora que já sabemos que os produtos que consumimos possuem origens diferentes , vamos voltar aos rótulos para melhor analisarmos?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Inicie a discussão retomando o que foi discutido: Como vimos anteriormente, cada produto possui um valor nutricional, assim como um lugar de produção. Agora vamos descobrir o que podemos saber sobre os alimentos através da leitura de seus rótulos.

Organize a turma em equipes. Todas as equipes trabalharão com rótulos, por isso se organize antes para que não haja problemas.

Ao receberem os rótulos, os alunos deverão montar uma tabela com quatro colunas onde deverão escrever: o nome do produto, o local onde foi fabricado, quantos ingredientes a tabela apresenta e dentre estes qual o ingrediente que apresenta maior porcentagem. Após a confecção das tabelas peça que os grupos compartilhem as informações encontradas.

À medida em que forem relatando o que encontraram, organize no quadro uma tabela que reúna as informações de cada grupo.

Em seguida, auxilie na leitura dos dados encontrados, buscando chamar atenção para as razões pelas quais determinados produtos apresentaram uma maior quantidade de ingredientes do que outros, atentando para possibilidade do produto ter passado por mais etapas de beneficiamento (lavado, cortados, embalados etc), enquanto outros não.

Quanto aos locais de produção poderá ser utilizado um mapa das regiões do Brasil, onde você poderá marcar os locais para que a sala visualize. Aproveite este momento e destaque o estado onde a escola está localizada.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Converse com a turma após a realização da atividade. Projete a imagem deste slide, caso não seja possível, reproduza a frase no quadro. O registro também pode ser feito pelos alunos em seus cadernos. Para o fechamento da aula, oriente aos alunos a retornar a análise dos rótulos, buscando encontrar exemplos para a questão lançada.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GEO5) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Rótulos de embalagens de diferentes produtos, cartolinas ou papel cartão, mapa regional do Brasil. O professor poderá pedir que cada aluno leve de 3 a 5 rótulos de embalagens diferentes.

Para você saber mais:

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52887-por-que-e-preciso-ler-o-rotulo-dos-alimentos Acesso 02.05.2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e fale com os alunos: Hoje iremos explorar alguns tipos de produtos buscando identificar quais são consumidos in natura, beneficiados, transformados ou industrializados. Para isto utilizaremos inicialmente os rótulos de embalagens que temos em nossa casa. Em seguida buscaremos descobrir a origem dos produtos estão presentes em cada um deles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Lance a pergunta do slide, permita que se expressem livremente. Auxilie a construção do pensamento dos alunos levantando exemplos de produtos in natura e industrializados. Você pode ainda esclarecer que valor nutricional refere-se a quantidade de substâncias como vitaminas, minerais, gorduras dentre outras, que cada alimento contém. Explique o significado desses termos a partir das imagens no slide.

Para saber mais: Cartilha desenvolvida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa sobre leitura de rótulos dos produtos.

http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/396679/manual_consumidor.pdf/e31144d3-0207-4a37-9b3b-e4638d48934b Acesso 02.05.2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Fale com os alunos: Antes de responder a questão do slide, vamos listar os produtos que consumimos no dia a dia (escreva no quadro todos que os alunos falarem). Após os alunos relatarem os produtos, questione: será que todos esses produtos podem ser considerados saudáveis? Todos possuem o mesmo local de origem? Passaram pelo mesmo processo de produção?

Estabeleça o diálogo de forma a conduzir o aluno a identificar que os produtos listados são obtidos de diferentes formas e locais. E que estes fatores podem nos mostrar o quanto um alimento pode ser mais ou menos saudáveis. Esclareça que alguns chegam até nossa mesa através da agricultura, estes podem ser consumidos em seu estado natural, enquanto outros passaram por transformação, sendo beneficiados.

Explique que estes produtos beneficiados foram selecionados, lavados, cortados, embalados. Ou seja passaram por vários processos até se transformarem em um produto, comercializado pelas indústrias. Busque destacar que quanto menor for o processo de beneficiamento e transformação dos alimentos, mais benéfico a saúde será este alimento. Sendo este um dos motivos da importância da leitura dos rótulos.

Após a explanação, lance o convite: Agora que já sabemos que os produtos que consumimos possuem origens diferentes , vamos voltar aos rótulos para melhor analisarmos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Inicie a discussão retomando o que foi discutido: Como vimos anteriormente, cada produto possui um valor nutricional, assim como um lugar de produção. Agora vamos descobrir o que podemos saber sobre os alimentos através da leitura de seus rótulos.

Organize a turma em equipes. Todas as equipes trabalharão com rótulos, por isso se organize antes para que não haja problemas.

Ao receberem os rótulos, os alunos deverão montar uma tabela com quatro colunas onde deverão escrever: o nome do produto, o local onde foi fabricado, quantos ingredientes a tabela apresenta e dentre estes qual o ingrediente que apresenta maior porcentagem. Após a confecção das tabelas peça que os grupos compartilhem as informações encontradas.

À medida em que forem relatando o que encontraram, organize no quadro uma tabela que reúna as informações de cada grupo.

Em seguida, auxilie na leitura dos dados encontrados, buscando chamar atenção para as razões pelas quais determinados produtos apresentaram uma maior quantidade de ingredientes do que outros, atentando para possibilidade do produto ter passado por mais etapas de beneficiamento (lavado, cortados, embalados etc), enquanto outros não.

Quanto aos locais de produção poderá ser utilizado um mapa das regiões do Brasil, onde você poderá marcar os locais para que a sala visualize. Aproveite este momento e destaque o estado onde a escola está localizada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Converse com a turma após a realização da atividade. Projete a imagem deste slide, caso não seja possível, reproduza a frase no quadro. O registro também pode ser feito pelos alunos em seus cadernos. Para o fechamento da aula, oriente aos alunos a retornar a análise dos rótulos, buscando encontrar exemplos para a questão lançada.

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