17081
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise

Plano de aula - Contando a História da Revolução Industrial por meio das máquinas

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Contando a História da Revolução Industrial por meio das máquinas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Amato Bruno De Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook, ou qualquer outra ferramenta que já utilizem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe o objetivo da aula, o documento com o trecho da matéria sobre automação da BBC e os questionamentos propostos, que você encontra nas orientações da etapa. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder, no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou separadamente.

Encaminhe, primeiramente, o texto de Michelle Perrot, com os respectivos questionamentos. Dê um prazo para que os alunos leiam e respondam a questão e depois envie o documento com a imagem e a ficha a ser preenchida sobre uma das inovações da Revolução Industrial. Você pode encaminhá-las de uma vez com um pequeno roteiro com a melhor forma, para que os estudantes analisem as fontes.

A proposta original desta aula é que divida as fontes entre a turma, de forma que cada grupo receba uma inovação da Rev. Industrial e preencha a ficha de Contexto e Análise sobre a máquina. Outras possibilidades podem ser enviar mais de uma máquina por grupo, de forma que os integrantes analisem mais de uma inovação, cada integrante preencha uma ficha ou, se os alunos estiverem trabalhando individualmente, você pode distribuir uma ou mais fichas para cada. De qualquer maneira, o texto de Michelle Perrot deve ser lido por todos, para garantir uma melhor compreensão sobre a discussão da aula.

Questões para refletir:
Texto de Michelle Perrot
- Segunda a autora, a que os trabalhadores que resistiam às máquinas se opunham? Por quê?
- Levantem hipóteses: por que os trabalhadores distinguiam os diferentes tipos de máquina?
- Todos os trabalhadores concordavam com a ação política de quebrar as máquinas, de acordo com a autora?
- Quais setores econômicos tiveram mais ações dos trabalhadores contra as máquinas?
- Por que setores da economia em que havia maior tradição de trabalho manual, como o têxtil, tiveram maior número de ações contra as máquinas?

Inovações da Revolução Industrial
- Antes da invenção desta máquina, esta atividade era feita manualmente?
- Esta atividade era feita no ambiente doméstico ou nas fábricas?
- É mais rápido produzir com essa máquina? Se sim, isso significaria mais ganho econômico ou aumento da produção de algum outro produto?

Questões para responder:
Texto de Michelle Perrot
- Como era a relação dos trabalhadores com as máquinas na França do século XIX, segundo a historiadora Michelle Perrot?

Inovações da Revolução Industrial
- Preencher as fichas de Contexto e Análise.

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações sobre a Revolução Industrial etc.

Uma possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Sistematização
Nesta etapa, a proposta é que os alunos façam uma exposição com o tema “Os trabalhadores e as máquinas na Revolução Industrial”. Eles podem escrever textos, poemas, fazer desenhos e usar imagens da internet para fazer a sua exposição.

Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos façam a exposição, ou eles podem enviar as produções para o grupo da sala, através do Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Eles também podem fazer a exposição nas redes sociais, criando uma hashtag para divulgarem as produções.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.

O filme “Tempos Modernos” (1936), de Charles Chaplin, é um clássico do cinema antigo e apresenta uma visão crítica e cômica da vida dos trabalhadores industriais e das pessoas pobres pós Revolução Industrial, e o canal Domínio Público disponibiliza o filme com legendas em português no Youtube  (disponível aqui).

A Biblioteca Digital do MEC disponibiliza a versão em PDF do livro “Oliver Twist” de Charles Dickens, com tradução para o português de Machado de Assis e Ricardo Lísias para downlod no endereço  (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_03UND02

(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas