16936
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > O Brasil no século XIX

Plano de aula - Os negros na Guerra do Paraguai (1864-1870)

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Os negros na Guerra do Paraguai (1864-1870)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Carlos De Melo Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações, Padlet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o documento com as imagens de Duque de Caxias e seu monumento e o trecho do samba-enredo. Se possível, envie também um link para que os alunos possam ouvir o samba-enredo completo no Youtube. Junto com as fontes, encaminhe os questionamentos propostos nas orientações dos slides. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Peça para que os alunos reflitam sobre as questões e discutam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que julgar convenientes.

Problematização
Nesta etapa da aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Você pode encaminhar as fontes com os respectivos questionamentos e um roteiro informando a melhor ordem para a análise.

Você também pode distribuir as fontes entre os grupos ou alunos, de modo que alguns grupos recebam uma ou mais fontes, mas não necessariamente todas. Você pode distribuí-las pela turma levando em consideração o nível de dificuldade de cada fonte e seu conhecimento sobre a turma. Neste caso, é muito importante que reserve um momento, que pode ser síncrono ou não, para que os alunos possam compartilhar as respostas com os colegas que analisaram outras fontes. Eles podem enviar as respostas escritas, em áudios ou vídeos para o grupo da sala, ou conversarem em uma reunião pelo Google Meet.

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.

Uma possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem fazer as charges em papel sulfite ou no caderno e enviar fotografia das produções, ou fazê-las digitalmente, utilizando softwares ou apps que permitem edição de texto e imagem, como no Google Apresentações.

Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos postem as charges, ou eles podem enviá-las no grupo da sala no Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.

De qualquer maneira, incentive-os a compartilharem as produções com os colegas e a comunidade.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).

O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

O Documentário “Retornados”, disponível no site da Tv Escola, mostra histórias de ex-escravizados que retornaram à Africa e que desempenharam papel importante na formação das sociedades africanas e brasileiras (disponível aqui).

As famílias podem assistir ao desfile completo da Mangueira de 2019 no Youtube.

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_18UND01

(EF08HI18) Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O Brasil no século XIX do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas