Twitte para uso na Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Simón Bolívar e o sonho da grande nação hispano-americana
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pan-americanismo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI09, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, observe que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver esta aula você irá necessitar de data show (caso houver) e impressões.
Material complementar:
Material para a Contextualização
Tuíte para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7cGxT4f6dyq4kZNydHBXndtP976QckqFEFwDs5ndJ8KMJuVfuxVCYZJU35uh/his8-09und01-twitte-para-uso-na-contextualizacao.pdf
Material para a Problematização
Material para uso na Problematização. Link:
Trechos de reportagem para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tybur5WuxDZXZne4qBDxVfkWGXCquQVAyahqqS5SD9qeGqJ5sAQdKdvNTY3h/his8-09und01-trechos-de-reportagem-para-uso-na-problematizacao.pdf
Material para a Sistematização
Modelo para elaboração de reportagem para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QaAUb24ScU7X9Kkt2z9bmXuhKyaeCpd8mtvRBRXFw8HbdExmtw23DbsM9qh6/his8-09und01-modelo-para-atividade-de-sistematizacao-jornal-das-americas.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Exponha para os alunos o objetivo da aula. Para isso faça uso do projetor, escreva no quadro ou leia o enunciado.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Imprima para os alunos este slide que contém uma imagem com o tuíte de Hugo Chávez fazendo referência a Simón Bolívar e a tradução livre do conteúdo desta mensagem que se encontram disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7cGxT4f6dyq4kZNydHBXndtP976QckqFEFwDs5ndJ8KMJuVfuxVCYZJU35uh/his8-09und01-twitte-para-uso-na-contextualizacao.pdf. Em seguida solicite aos mesmos que façam uma leitura individual da mensagem publicada por Chávez. Oriente-os a ler com bastante atenção. Após todos terminarem a leitura inicie com a turma um debate a respeito do tuíte lançando algumas questões que podem ajudar na análise do mesmo, como:
- Descreva o documento analisado. (Provavelmente os alunos dirão que se trata de um tuíte feito pelo ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez. Talvez alguns alunos, em um primeiro momento, possam ter dificuldades em reconhecer o personagem como o líder venezuelano. Possivelmente eles não entrarão em detalhes e você precisará lançar mais questões para que eles possam olhar com bastante detalhes para as informações contidas na mensagem.)
- Vocês sabem quem foi Hugo Chávez? (Faça esta pergunta somente se eles tiveram muitas dificuldades em identificar a figura política de imediato. Caso seja necessário fazê-la, também não lance a resposta, vá dando pistas com base na observação da imagem para que eles cheguem à conclusão de que se trata do ex-presidente da Venezuela, falecido em 2013. Após os alunos fazerem a identificação, você pode trazer mais informações sobre o personagem histórico para complementar a análise.)
- A quem Hugo Chávez faz referência em sua mensagem? (Espera-se que os alunos identifiquem que o ex-presidente está fazendo referência a Simón Bolívar.)
- Quem foi Simón Bolívar? (Provavelmente os alunos terão dificuldades em responder a esta questão. Não se preocupe e nem ofereça a resposta de imediato aos alunos.)
Caso os alunos não tenham a mínima ideia de quem seja Simón Bolívar, fomente a imaginação dos discentes a respeito do personagem com perguntas do tipo:
- Mas quem poderia ser este homem citado por um ex-presidente? (A ideia com esta questão é que os alunos comecem a criar caminhos para a construção do conhecimento a respeito de Bolívar.)
- Qual sentimento Hugo Chávez expressa em relação a Bolívar na mensagem postada no Twitter? (Espera-se que os alunos digam que ele venera Simón Bolívar, o que pode ser comprovado no trecho “Bolívar, Bolívar, continuo olhando o seu rosto, Pai infinito!”)
- O que o ex-presidente da Venezuela quis dizer no trecho “Agora tudo levará seu rosto, Pai, em nossa morada”? (Espera-se que os alunos observem que Chávez pretende copiar a imagem de Bolívar. Caso os alunos não percebam isso, lance mais questionamentos para que os mesmos possam ter esta percepção.)
- Por que será que Chavéz quer seguir os passos de Bolívar? (A ideia nesta questão é colocar para reflexão os motivos que levariam Chavéz a querer estampado em todo o lugar o rosto de Bolívar. Esta questão também ajuda os alunos a compreender melhor quem foi Simón Bolívar.)
Aproveite as dúvidas e o debate para formular questões que às vezes não foram contempladas aqui. Permita que os alunos exponham o que estão aprendendo com a análise do documento e certifique-se de que eles estão construindo um conhecimento sobre o tema proposto.
Material para a Contextualização
Tuíte para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7cGxT4f6dyq4kZNydHBXndtP976QckqFEFwDs5ndJ8KMJuVfuxVCYZJU35uh/his8-09und01-twitte-para-uso-na-contextualizacao.pdf
Para você saber mais: Fonte: “Marsílea Gombata: Você sabe o que é o bolivarianismo?”. Disponível em: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=253044 Acesso em: 18/2/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Projete ou imprima para os alunos a imagem deste slide juntamente com a transcrição do conteúdo do print que está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kUpUhphv5QDRF9UD9R6YK4vPu47w9gKZ87P8KhRJm3cqBtr35NtWfmkdSWMd/his8-09und01-material-para-uso-na-problematizacao.pdf. Trata-se de uma ficha sobre o líder Simón Bolívar. Com as informações contidas aqui, os alunos poderão conhecer melhor quem foi o personagem mencionado durante a Contextualização.
Solicite aos alunos que façam uma leitura individual do documento. Oriente-os a ler com bastante atenção e a destacar as informações que mais chamam a atenção. Após todos terminarem a leitura organize um debate com os alunos a respeito do personagem retratado na imagem lançando algumas questões.
Sugestões de questões a ser feitas aos alunos:
- Qual o assunto abordado no texto? (Provavelmente os alunos dirão que o texto é uma biografia de Simón Bolívar.)
- Com as informações oferecidas pelo documento, vocês conseguiriam dizer quem foi Simón Bolívar? (Como o texto traz bastante informações sobre o líder, provavelmente os alunos dirão que sim.)
- Vocês conseguem compreender por que o ex-presidente Hugo Chávez fez referência a Bolívar? (Provavelmente os alunos dirão que agora ficou mais clara a referência feita por Chávez.)
- A qual grupo social pertencia Bolívar? (É importante que eles reconheçam que Simón Bolívar fazia parte da elite espanhola. Isso pode ser comprovado no trecho “filho de aristocratas espanhóis”.)
- O que mais chamou sua atenção ao longo da leitura? (Como a questão lançada é muito ampla, possivelmente um leque de questões poderão surgir. Aproveite todas as participações dos alunos para envolvê-los com o debate e tornar a discussão um momento de aprendizagem mútua.)
- De acordo com as informações disponíveis no texto, é possível caracterizar Bolívar como um revolucionário? (Provavelmente os alunos dirão que sim, e isso poderá ser confirmado por meio de vários trechos do texto como: “foi figura central da Independência das colônias espanholas na América”.)
- Segundo o texto de onde veio inspiração para a atuação de Bolívar? (Espera-se que os alunos respondam que o movimento Iluminista, a Revolução Francesa e a Revolução Americana serviram de base para a atuação de Bolívar.)
- Qual era o objetivo de Simón Bolívar? (Espera-se que os alunos respondam que ele pretendia organizar a América contra os colonizadores espanhóis, propondo uma união econômica e política.)
Outras questões podem surgir. Aproveite o debate e as dúvidas dos alunos para propor momentos de reflexão sobre o personagem analisado. Ao finalizar a discussão, dirija-se para o próximo slide.
Problematização
Orientações: Imprima para os alunos os trechos da reportagem “Quem foi Simón Bolívar?” que se encontra disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tybur5WuxDZXZne4qBDxVfkWGXCquQVAyahqqS5SD9qeGqJ5sAQdKdvNTY3h/his8-09und01-trechos-de-reportagem-para-uso-na-problematizacao.pdf
Em seguida solicite aos mesmos que façam uma leitura individual do Trecho 1, que está contido neste slide. Oriente-os a ler com bastante atenção e a destacar as informações que mais chamam a atenção. deles Após todos terminarem a leitura, proponha um debate a respeito do assunto abordado no documento. Lance algumas questões para ajudar na discussão.
Sugestão de questões:
- Qual o assunto abordado no texto? (Provavelmente os alunos dirão que o texto fala sobre Simón Bolívar. É importante você fomentar a discussão a respeito do que o texto traz sobre Bolívar para que eles percebam que o documento não apenas aborda o personagem da luta independentista na América mas oferece pontos importantes sobre os princípios defendidos por Simón Bolívar.)
- O que mais chamou sua atenção ao longo da leitura do documento? (Como a questão lançada é muito ampla, possivelmente um leque de questões poderão surgir. Aproveite todas as participações dos alunos para envolvê-los com o debate e tornar a discussão um momento de aprendizagem mútua.)
- Segundo o texto, qual era a proposta de Bolívar? (A ideia é que os alunos percebam que Bolívar era anticolonial, republicano e propunha a igualdade perante a lei. No entanto é fundamental que eles percebam que o líder não propunha mudanças nas relações sociais e de produção. Você pode explorar esse ponto em outras questões.)
- É correto afirmar que Simón Bolívar tinha um pensamento de igualdade de classe? (Espera-se que os alunos respondam que não. Isso pode ser confirmado pelo trecho “não apontava para mudanças na estrutura de classes da sociedade colonial”.)
- Segundo o texto, por qual motivo Bolívar não propunha igualdade de classe? (Espera-se que os alunos observem que o texto traz que este tipo de mudança alterava à ordem vigente e que isso não ia de encontro ao propósito da formação de um Estado Nacional.)
- Você consegue relacionar as ideias de Bolívar expressas neste trecho com a sua origem social? (O propósito aqui é fazer os alunos refletirem que Bolívar, mesmo sendo um líder revolucionário, fazia parte de uma elite colonial favorecida, e propor igualdade de classe ia de encontro aos ideais deste grupo.)
Após finalizar as discussões sobre este trecho da reportagem, siga para o próximo slide e analise um segundo trecho da mesma reportagem.
Quem foi Simón Bolívar? Fonte: Carta Educação. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/medio/quem-foi-simon-bolivar/ Acesso em: 10 de março de 2019.
Problematização
Orientações: Proponha aos alunos a análise dest outro trecho da mesma reportagem analisada anteriormente.
Solicite que façam uma leitura individual do Trecho 2, que está contido neste slide. Oriente-os a ler com bastante atenção e a destacar as informações que mais chamam a atenção. Após todos terminarem a leitura, proponha um debate a respeito do assunto abordado no documento. Lance algumas questões para ajudar na discussão.
Sugestão de questões:
- Qual o assunto abordado no texto? (Provavelmente os alunos dirão que o texto fala sobre a relação dos ideais do ex-presidente Hugo Chávez com as propostas do líder independentista Simón Bolívar.)
- O que mais chamou sua atenção ao longo da leitura do documento? (Alguns alunos podem dizer que foi a relação de Hugo Chávez com Simón Bolívar, a forma como o ex-presidente da Venezuela se apropriou das ideias do líder independentista, ou tantas outras coisas. O importante é você ficar atento a todas as contribuições dos alunos para enriquecer o debate e fortalecer a construção do conhecimento.)
- É possível dizer que Chávez se inspirou nas ideias de Bolívar? Esta inspiração é total? (Espera-se que os alunos respondam que sim em relação à primeira questão, mas que no entanto Chávez articula três aspectos associados a Bolívar para a concepção de um novo momento que ele chama de Revolução Bolivariana.)
- Quais são as ideias de Bolívar que, de acordo com o texto, Chávez tenta recuperar? (Espera-se que os alunos identifiquem os três aspectos:
1- Bolívar como raiz do nacionalismo venezuelano; 2- Legado progressista de Bolívar e 3- Projeto de unidade continental. Caso os alunos tenham dificuldades para identificar estes três aspectos, formule outras questões de acordo com a demanda da turma para ajudá-los a ter essa percepção do documento.)
Outras questões podem ser formuladas e inúmeras dúvidas podem surgir ao longo da análise. Aproveite todo o momento com os alunos para ajudá-los a construir o conhecimento com autonomia.
Material para a Problematização
Material para uso na Problematização. Link:
Trechos de reportagem para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tybur5WuxDZXZne4qBDxVfkWGXCquQVAyahqqS5SD9qeGqJ5sAQdKdvNTY3h/his8-09und01-trechos-de-reportagem-para-uso-na-problematizacao.pdf
Quem foi Simón Bolívar? Fonte: Carta Educação. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/medio/quem-foi-simon-bolivar/ Acesso em: 10 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: A ideia neste momento é propor aos alunos que voltem às reflexões feitas durante a aula e elaborem um produto final deste momento. No caso, este produto final seria uma reportagem para um jornal o Jornal das Américas. A proposta é que os alunos elaborem um material para esclarecer as informações sobre o que seria o bolivarianismo do passado e do presente, ou seja, o que teria defendido Simón Bolívar na luta pela Independência da América espanhola e o que seria o bolivarianismo da atualidade. Com um modelo disponível e que pode ser acessado no link:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QaAUb24ScU7X9Kkt2z9bmXuhKyaeCpd8mtvRBRXFw8HbdExmtw23DbsM9qh6/his8-09und01-modelo-para-atividade-de-sistematizacao-jornal-das-americas.pdf você deve convidar os alunos a escrever um parágrafo sobre o projeto da Grã-Colômbia idealizado por Simón Bolívar e outro sobre o bolivarianismo que muitos associam ao ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez.
Material para a Sistematização
Modelo para elaboração de reportagem para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QaAUb24ScU7X9Kkt2z9bmXuhKyaeCpd8mtvRBRXFw8HbdExmtw23DbsM9qh6/his8-09und01-modelo-para-atividade-de-sistematizacao-jornal-das-americas.pdf
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.
Contexto
Envie o objetivo da aula e a imagem do contexto. Junto com ela, envie questões para ajudar os estudantes a analisarem esta fonte. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Questões para refletirem:
- Quem foi Hugo Chávez?
- A quem Hugo Chávez faz referência em sua mensagem?
- Quem foi Simón Bolívar?
- Por que será que Chavéz quer seguir os passos de Bolívar?
Questões para responderem:
- Quem poderia ser este homem citado por um ex-presidente?
- Qual sentimento Hugo Chávez expressa em relação a Bolívar na mensagem postada no Twitter?
- O que você acha que o ex-presidente da Venezuela quis dizer no trecho “Agora tudo levará seu rosto, Pai, em nossa morada”?
Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito do documento apresentado e respondendo dúvidas que os alunos possam ter.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as fontes desta etapa com as perguntas que irão orientar a análise destes documentos.
Questões para refletirem:
Print sobre Simón Bolívar
- Qual o assunto abordado no texto?
- Vocês conseguem compreender por que o ex-presidente Hugo Chávez fez referência a Bolívar?
Reportagem “Quem foi Simón Bolivar - Trecho 1
- Segundo o texto, qual era a proposta de Bolívar?
- É correto afirmar que Simón Bolívar tinha um pensamento de igualdade de classe?
Reportagem “Quem foi Simón Bolivar - Trecho 2
- É possível dizer que Chávez se inspirou nas ideias de Bolívar? Por quê?
Questões para responderem:
Print sobre Simón Bolívar
- Quem foi Simón Bolívar? A qual grupo social ele pertencia?
- De acordo com as informações disponíveis no texto, é possível caracterizar Bolívar como um revolucionário?
- Segundo o texto de onde veio inspiração para a atuação de Bolívar?
- Qual era o objetivo de Simón Bolívar?
Reportagem “Quem foi Simón Bolívar - Trecho 1
- Segundo o texto, por qual motivo Bolívar não propunha igualdade de classe?
- Você consegue relacionar as ideias de Bolívar expressas neste trecho com a sua origem social?
Reportagem “Quem foi Simón Bolívar - Trecho 2
- Quais são as ideias de Bolívar que, de acordo com o texto, Chávez tenta recuperar?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos, no grupo da sala, ou por escrito, por e-mail, Google sala de Aula, Padlet etc. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você, e para que você faça correções e retome pontos que achar necessário.
Sistematização
Para a produção da atividade de sistematização, você pode encaminhar o modelo disponível nos materiais deste plano de aula para que os alunos preencham a ficha à mão, no computador ou celular. Eles também podem se inspirar no modelo e fazer a matéria em folha de papel, com desenhos para ilustrá-las.
Você também pode propor que os alunos gravem as matérias em formato de áudio ou vídeo.
Incentive-os a compartilharem as produções com os colegas.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, as famílias podem fazer visitas virtuais ao Memorial da América Latina, através do aplicativo gratuito do memorial, disponível para smartphones Android e IOS.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: João Paulo de Araújo
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Os processos de Independência nas Américas.
Objeto(s) de conhecimento: Independências na América espanhola.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI09 Conhecer as características e os principais pensadores do pan-americanismo.
Palavras-chave: Independência, pan-americanismo, bolivarianismo, Grã-Colômbia.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA