Reportagem para uso na Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Os líderes indígenas nas lutas anticoloniais na América
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Ideário independentista
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, observe que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver esta aula você irá necessitar de data show (caso houver) e impressões.
Material complementar:
Material para a Contextualização
Reportagem para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sZSqjU8uRYdJnG9QAAkZVMXGAwP2nDvEFVwu8kUjmMWTNPegpWSBHGyAXYWy/his8-08und02-reportagem-para-uso-na-contextualizacao.pdf
Material para a Problematização
Imagens e textos para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xZHJPxEjrTNCX5WdCHqrUbafnYfkrKe6armTTbVfxr9S9ZW4N7twWwdBD4CJ/his8-08und02-imagens-e-textos-para-uso-na-problematizacao.pdf
Gabarito da Sistematização (apenas para o professor)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Exponha para os alunos o objetivo da aula. Para isso faça uso do projetor, escreva no quadro ou leia o enunciado.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete ou imprima o conteúdo deste slide para os alunos. Se você desejar ter acesso à reportagem completa é só acessar o link: https://operamundi.uol.com.br/noticia/39210/posse-de-evo-morales-sera-marcada-por-rituais-indigenas-em-local-sagrado-na-bolivia. Em seguida, solicite à classe que observe a imagem exibida. Esclareça que se trata de um print de uma reportagem retirada de um site da internet. Após os alunos observarem, proponha a realização de uma análise conjunta da turma sobre o documento. Para auxiliar nesse momento, lance questões que podem fomentar o debate a respeito da fonte.
Questões que podem auxiliar no trabalho com o material:
- Qual o título da reportagem? (Espera-se que os alunos digam: posse de Evo Morales será marcada por rituais indígenas em local sagrado na Bolívia.)
- Vocês sabem quem é Evo Morales? (É importante ouvir o que a turma tem para dizer e espera-se que consigam identificá-lo como presidente da Bolívia. No entanto, muitas respostas podem surgir. Aproveite toda a participação dos alunos para levá-los a concluir
quem realmente Evo Morales representa.) - O que chama a atenção no título? (Espera-se que os alunos, após identificar que Evo Morales é o presidente, tenham curiosidade a respeito da posse do mesmo ser marcada por rituais indígenas.)
- Qual a relação de Evo Morales com os indígenas? (Provavelmente os alunos terão dificuldades para responder esta questão, no entanto alguns alunos observando a fotografia dele pode identificar sua característica física, marcada pela etnia aymará. Caso eles não consigam fazer essa observação, segure a curiosidade dos alunos para que eles próprios possam, ao longo da aula, reconhecer esta relação.)
- O que nos diz a parte selecionada do conteúdo da reportagem? (Possivelmente os alunos dirão que ela fala com mais detalhes sobre como será a posse do presidente.)
- O que são rituais andinos? (Espera-se que os alunos respondam que são cerimônias praticadas pelos povos que habitavam a Cordilheira dos Andes.)
- Quantos mandatos Evo Morales está na Presidência? (Espera-se que os alunos reconheçam que ele está indo para o terceiro mandato.)
- Onde será o local da posse do presidente? (Espera-se que os alunos digam que será no sítio arqueológico pré-colombiano de Tiwanaku.)
- O que você observa na imagem? (Provavelmente os alunos dirão que ela traz a imagem de Evo Morales.)
- Observe nos detalhes da imagem. O que podemos perceber? (Espera-se que os alunos reconheçam a presença de povos indígenas e o detalhe para o colar que Evo Morales está usando.)
- O que isso pode significar? (Espera-se que os alunos identifiquem que o conteúdo da imagem vem reafirmar a presença indígena no governo da Bolívia e a participação dos povos andinos na posse de Evo Morales.)
Após esgotarem todas as possibilidades de questionamentos, siga para o próximo slide.
Material para a Contextualização
Reportagem para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sZSqjU8uRYdJnG9QAAkZVMXGAwP2nDvEFVwu8kUjmMWTNPegpWSBHGyAXYWy/his8-08und02-reportagem-para-uso-na-contextualizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso exista, na comunidade onde a escola está inserida, alguma liderança indígena que se destacou na história
do lugar, aproveite para fazer uso dela neste momento. Traga a questão para o debate com os alunos e use a história do personagem para dar exemplos da importância da cultura indígena para o Brasil. Faça alterações no tempo destinado para este momento da aula de acordo com a sua necessidade.
Para você saber mais: Fonte: Reportagem completa: “Posse de Evo Morales será marcada por rituais indígenas em local sagrado na Bolívia”. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/noticia/39210/posse-de-evo-morales-sera-marcada-por-rituais-indigenas-em-local-sagrado-na-bolivia Acesso em: 14/2/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: Imprima a tradução de um trecho do Édito de Coroação de Tupac Amaru que se encontra disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xZHJPxEjrTNCX5WdCHqrUbafnYfkrKe6armTTbVfxr9S9ZW4N7twWwdBD4CJ/his8-08und02-imagens-e-textos-para-uso-na-problematizacao.pdf
Em seguida, peça aos alunos que façam uma leitura individual do documento. Após os alunos terminarem de fazer a leitura, convide-os a compartilhar com a turma o que eles observaram durante a leitura do documento. Caso eles tenham dificuldades em iniciar o debate, faça perguntas à turma para fomentar a discussão.
Seguem algumas sugestões de questões a ser feitas aos alunos:
- O que você não conseguiu compreender no documento? (É importante começar com esta questão pois muitos alunos poderão ter dificuldades em compreender alguns termos que fazem referências a outros momentos como por exemplo quando o documento faz referência aos reis de Castela. Explique que Castela foi um dos mais antigos reinos da Península Ibérica. Outros momentos do documento podem despertar essas dúvidas que precisam de ser sanadas para o bom desenvolvimento do trabalho proposto.)
- Qual o principal assunto tratado no texto? (É esperado que os alunos reconheçam que o documento traz como informação principal a manifestação de Tupac Amaru contra os abusos dos colonizadores, tais como as cobranças de impostos excessivos.)
- Quem foi Tupac Amaru? (Provavelmente os alunos não conseguiram dizer exatamente quem foi Tupac Amaru, mas muitas repostas devem aparecer ao longo desta questão. Aproveite todas as participações dos alunos e direcione o debate, por meio de perguntas, para que eles possam construir o conhecimento a respeito do líder indígena.)
- Qual a recomendação que Tupac Amaru faz ao seu povo? (Possivelmente os alunos dirão que ele pede que não se pague os impostos aos ministros, a quem ele chama de intrusos.)
Outras questões podem surgir da discussão com os alunos. Faça uso de todas as contribuições dos alunos para facilitar o processo de aprendizagem.
Problematização
Orientações: Imprima ou projete o conteúdo deste slide. Em seguida explique para os alunos que a imagem é uma cédula do República do Peru. Peça aos alunos que observem o documento e analisem com bastante atenção. A ideia neste momento é que a turma entre em contato com a imagem do líder Tupac Amaru e perceba sua importância para a História do Peru. Para incentivar os alunos a participar da discussão e realizar uma boa análise do documento, lance questões que possam auxiliá-los no trabalho com a fonte.
Sugestão de questões que podem ser feitas para a turma:
- O que vocês observam na imagem? (Provavelmente os alunos dirão que se trata de uma cédula de dinheiro. Caso isso aconteça, peça que descrevam mais detalhes sobre esta cédula como o valor, o país de origem, a imagem que está representada na cédula, entre outros detalhes.)
- Quem seria o personagem retratado na cédula? (Talvez alguns alunos arriscariam dizer que se trata do líder Tupac Amaru, afinal no slide anterior o personagem foi bastante discutido. Caso isso não aconteça, induza a análise dos alunos para ter esse olhar sobre a imagem..
- A qual raça o personagem ilustrado na imagem pertence? (Espera-se que os alunos identifiquem-o como um indígena.)
- A qual grupo social o personagem pertence? (Como os alunos já estudaram bastante sobre a composição social da América no período pré-Independência, provavelmente eles dirão que os indígenas não faziam parte dos grupos sociais dominantes.)
- Como o personagem está vestido? (Apesar de estar pouco representada, é possível perceber que a pessoa representada na cédula está usando uma vestimenta imponente, uma espécie de farda. Caso os alunos tenham dificuldade para identificar, ajude-os dando dicas para que eles possam chegar a esta observação.)
- O que este tipo de vestimenta nos indica? (Geralmente usava uma farda ou uma roupa imponente quem tinha poder e representação na sociedade da época, espera-se que os alunos façam esta análise.)
Aproveite as contribuições dos alunos para fomentar outras reflexões a respeito do documento que está sendo analisado. Após as possibilidades de debate se esgotarem, dirija-se para o próximo slide.
Problematização
Orientações: Imprima o trecho do artigo “A importância da figura de Tupac Katari para os movimentos indigenistas bolivianos na segunda metade do século XX”, que se encontra disponíve no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xZHJPxEjrTNCX5WdCHqrUbafnYfkrKe6armTTbVfxr9S9ZW4N7twWwdBD4CJ/his8-08und02-imagens-e-textos-para-uso-na-problematizacao.pdf
O trecho em destaque fala sobre o líder indigenista Tupac Katari, foco do trabalho neste momento. Convide os alunos a realizar uma leitura do trecho selecionado. Peça que façam de forma individual e destacando os pontos que mais chamam a atenção. Ao término da leitura individual feita pela turma, escolha um dos alunos para realizar a leitura para toda a classe em voz alta. Você pode ir parando a leitura para realizar análises juntamente com os alunos, ou pode esperar o término e lançar questões para fomentar uma reflexão sobre o material por parte dos alunos. Abaixo, seguem algumas sugestões de questões relativas ao documento textual que podem ser feitas aos alunos.
Sugestões de questões:
- O que mais chamou a atenção ao longo da leitura do documento? (Esta é uma questão bem ampla, difícil até de desenhar uma possível resposta. No entanto, é importante que ela seja feita principalmente para dar mais liberdade aos alunos para expressar o que realmente tenha despertado o interesse deles durante a leitura do texto. Aproveite as contribuições dos alunos para conduzir o processo de análise do documento.)
- Quais personagens o texto procura destacar? (Espera-se que os alunos percebam que, para o autor do texto, a figura de Tupac Katari e sua esposa são bem importantes para a história dos movimentos sociais indígenas na América espanhola.)
- Quais são as características que o autor do texto destaca em relação aos personagens? (Provavelmente os alunos irão destacar a questão da origem e trajetória simples do personagem.)
- Para que povos a figura de Tupac Katari ficou na memória? (A ideia é que os alunos percebam que a liderança teve reconhecimento para além das fronteiras bolivianas, como é descrito no texto.)
Outras questões podem surgir do debate com os alunos, principalmente quando você lançar a primeira questão, que é bem ampla. Aproveite todos estes momentos para aprofundar a análise com os alunos e fomentar a construção do conhecimento de forma coletiva. Ao finalizar o trabalho com este documento, siga para o próximo slide.
Problematização
Orientações: Imprima ou projete o conteúdo deste slide. Explique para os alunos que a imagem é um selo boliviano que homenageia Tupac Katari e sua mulher Bartolina Sisa, personagens que foram analisados na slide anterior. Convide-os a observarem a imagem. Em seguida, faça alguns questionamentos aos alunos para que a turma possa debater e construir de forma coletiva o conhecimento a respeito da importância dessas lideranças indígenas.
Segue algumas sugestões de questões que podem auxiliar a turma no trabalho com a fonte:
- O que vocês observam no documento? (possivelmente os alunos dirão que observam um selo com a imagem de duas pessoas, alguns já até irão apontá-los como indígenas).
- O que mais lhe chama a atenção ao observar o selo? (muitas observações podem ser feitas pelos alunos, algumas até que anule a necessidade de fazer algum questionamento que se segue abaixo. No entanto, espera-se que os alunos se incomodem com a presença feminina na imagem. Não é comum ver a representação da mulher como uma líder, principalmente uma mulher indígena. Caso os alunos não consigam ter esse olhar sobre o documento, crie situações para que essa observação possa acontecer e conduza os alunos a uma reflexão sobre a importância do papel feminino nesse contexto).
- Quem são os personagens representados? (essa pergunta é simples de responder por dois motivos: os alunos já tiveram contato com ambos os personagens no slide anterior e no próprio selo vem registrado o nome deles. Mesmo sendo uma questão simples, é importante que ela seja feita para reafirmar os nomes das lideranças estudadas).
- A qual país pertence o selo? (é importante que eles reconheçam que a homenagem é feita pela Bolívia).
- O que pode significar a imagem de uma pessoa estar estampada em um selo de correio? (provavelmente os alunos dirão que isso acontece em função da importância que um personagem teve na história do país. Caso os alunos não tenham essa resposta, trabalhe com eles de forma que os mesmos cheguem a essa conclusão. É importante que eles concluam nesse momento a importância que ambas as figuras históricas tiveram para o país).
- Como eles estão vestidos? (diferente da imagem de Tupac Amaru na cédula peruana, os personagens aqui analisados não se encontram com farda e sim com trajes típicos dos povos indígenas, os alunos precisam fazer essa observação).
- O que isso pode significar? (a ideia é que os alunos percebam e confirmam as informações que foram trabalhadas no trecho do artigo do slide anterior, quando o autor informa que Tupac Katari foi reconhecimento principalmente por nunca abandonar sua origem).
Ao finalizar as possibilidades de análise do documento, siga para a sistematização dos conhecimentos adquiridos ao longo da aula.
Material para a Problematização
Imagens e textos para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xZHJPxEjrTNCX5WdCHqrUbafnYfkrKe6armTTbVfxr9S9ZW4N7twWwdBD4CJ/his8-08und02-imagens-e-textos-para-uso-na-problematizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Novamente é importante ressaltar que caso exista algum movimento histórico liderado por indígenas dentro da comunidade onde a escola está inserida, faça uso do material disponível sobre esse personagem durante esse momento. Você precisará fazer alguns ajustes principalmente em relação ao tempo disponibilizado para esse momento. Mas é muito válido iniciar a discussão fazendo uso da imagem desse personagem indígena que tenha se destacado na histórica local.
Para você saber mais: COSTA, Lício Romero. A importância da figura de Tupac Katari para os movimentos indigenistas bolivianos na segunda metade do século XX. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300935683_ARQUIVO_ArtigoANPUHNacional2011-LicioRomeroCosta.pdf Acesso em 08/02/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: A ideia neste momento é que os alunos reflitam sobre os aprendizados construídos ao longo da aula, imaginem uma situação e elaborem um conteúdo sobre o mesmo.
Peça aos alunos para que imaginem a seguinte situação: “Você foi eleito presidente da Bolívia, é de origem indígena e deseja deixar uma mensagem de agradecimento aos seus eleitores e aos seus antepassados andinos por meio do Twitter. Que mensagem você deixaria?”.
Em seguida, solicite que os partam para a elaboração desta mensagem (tuíte), de modo que contemplem referências aos líderes estudados ao longo da aula.
Como adequar à sua realidade: Você pode propor uma atividade contextualizada com a realidade da escola para o caso de existir uma liderança indígena que se destacou na comunidade. Por exemplo, o tuíte também pode fazer referência ao líder indígena local, caso ele tenha sido trabalhado ao longa da Contextualização e da Problematização.
Gabarito: Para inspirar na orientação da atividade, veja o tuíte original feito pelo líder boliviano Evo Morales, ao assumir a Presidência da Bolívia pela terceira vez. Não mostre aos estudantes, para evitar que sejam influenciados pela mensagem original, afinal, a proposta é de que eles mesmos possam imaginar como seria esse possível conteúdo.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.
Contexto
Envie o objetivo da aula e a imagem do contexto. Junto com ela, envie questões para ajudar os estudantes a analisarem esta fonte. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Questões para refletirem:
- Que tipo de fonte é esta?
- O que são rituais andinos?
- Quem são as outras pessoas que aparecem na imagem? O que sua presença pode significar?
Questões para responder:
- Qual o título da reportagem?
- Quem é Evo Morales? Qual a relação dele com os indígenas?
- Segundo a matéria, iria ocorrer uma cerimônia em Tiwanaku? Que cerimônia é essa e por que este local é importante?
Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito da matéria jornalística apresentada e respondendo dúvidas que os alunos possam ter.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as fontes desta etapa com as perguntas que irão orientar a análise destes documentos. Outra possibilidade, nesta etapa, é dividir os dois personagens a serem estudados entre a turma, de modo que metade analise as fontes relacionadas a Tupac Amaru e a outra metade os documentos relacionados a Tupac Katari. Neste caso, estabeleça um momento, síncrono ou não, para que os alunos possam ensinar os colegas sobre o que descobriram com as fontes e aprenderem uns com os outros.
Questões para refletirem:
Tupac Amaru
- Quem seria o personagem retratado na cédula? A qual país esta cédula pertence? O que pode significar a imagem de uma pessoa estar estampada em uma nota do dinheiro de um país?
- A qual raça ou etnia o personagem estampado na cédula parece pertencer? Como está vestido? O que este tipo de vestimenta nos indica?
Tupac Katari
- Quem são os personagens representados no selo? A qual país este selo pertence? O que pode significar a imagem de uma pessoa estar estampada em um selo de correio?
- A qual raça ou etnia os personagens do selo parecem pertencer? Como estão vestidos? O que isso pode significar?
Questões para responderem:
Tupac Amaru
- O que é este documento? Qual a sua relação com Tupac Amaru?
- Qual a recomendação que Tupac Amaru faz ao seu povo?
Tupac Katari
- Quais personagens o texto procura destacar?
- Para que povos a figura de Tupac Katari ficou na memória? Por quê?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos, no grupo da sala, ou por escrito, por e-mail, Google sala de Aula, Padlet etc. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você, e para que você faça correções e retome pontos que achar necessário.
Sistematização
Para a produção da atividade de sistematização, você pode propor que os estudantes trabalhem individualmente ou em conjunto.
Você pode propor que eles façam um tuíte, com limite de 280 caracteres, assim como na rede original de microblogs. Outra opção é propor que os alunos façam uma postagem direcionada a alguma rede que estejam mais habituados a usar, como Facebook ou Instagram.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
O canal Nerdologia tem um vídeo interessante sobre a história do Império Inca (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: João Paulo de Araújo
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Os processos de Independência nas Américas.
Objeto(s) de conhecimento: Independências na América espanhola.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI08 Conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas.
Palavras-chave: Independência, Indígenas, Tupac Amaru, Tupac Katari, Evo Morales, Anticolonialismo, decolonialismo.
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