Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o logotipo do BRICS e a bandeira do Mercosul no grupo da turma. Peça para que os alunos pesquisem o que é um acrônimo e que tentem explicar o que significam as duas siglas.
Dê um tempo para que possam refletir e debater as hipóteses. Eles podem fazer este debate no próprio grupo da sala.
Problematização
Nesta etapa, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que eles se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o texto sobre o Mercosul e sobre o BRICS, que você encontra na aba materiais e atividades deste plano junto com o modelo para o quadro comparativo.
Peça para que os estudantes preencham o quadro com as informações que encontrarem nos dois textos. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.
Eles podem fazer o quadro digitalmente, no computador ou smartphone, imprimir o modelo e responder à mão, ou copiar o modelo no caderno. Nos dois últimos casos, os estudantes podem enviar fotografias das atividades.
Sistematização
Neste momento, você pode propor que os alunos enviem as tabelas comparativas para que o restante da turma possa ver e comentar.
As criações dos alunos podem ser enviadas para o grupo da sala no Whatsapp ou Google Sala de Aula. Depois que os alunos tiverem oportunidade de ver as tabelas feitas pelos outros grupos, proponha que façam correções nas próprias tabelas, se assim desejarem. Outra opção é que você proponha que a turma toda crie uma tabela comparativa da turma, onde eles combinam qual será o texto em cada uma das lacunas.
Se houver a possibilidade, marque uma aula síncrona neste momento, para que os alunos compartilhem as respostas e construam a tabela comparativa da turma.
Convite às famílias
Incentive os alunos a compartilharem as suas produções com os familiares. As famílias podem aprender um pouco mais sobre o Mercosul no seu site oficial (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros
Código: HIS9_27UND01
(EF09HI27) Relacionar aspectos das mudanças econômicas, culturais e sociais ocorridas no Brasil a partir da década de 1990 ao papel do País no cenário internacional na era da globalização.
AULA 02
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes