Imagens para uso na Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Os padres Morelos e Hidalgo e a Independência do México
Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Ideário independentista
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI08. de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, observe que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver esta aula você irá necessitar de data show (caso houver) e impressões.
Material complementar:
Material para a Contextualização
Imagens para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ysgRhe4Mk7NS5FyGwTBT4BeZ4pv4FeenbmGwgrAY8ZeqVfpfYyxvAMgyTa5V/his8-08und01-imagens-para-uso-na-contextualizacao.pdf
Material para a Problematização
Imagens e textos para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5PThcVJVkCgWv6DqSanYBKBue6txeHcYhrYbNH3UQqT2VCTZeSWwnQVVSMgu/his8-08und01-imagens-e-textos-para-uso-na-problematizacao.pdf
Material para a Sistematização
Modelo de ficha para uso na Sistematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QQwYeGE8f2qC92tquASJdKY4FnwrvdtjGemGCDsndgNR8RyKX93WFEQpRFMR/his8-08und01-modelo-de-ficha-para-uso-na-sistematizacao.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Exponha para os alunos o objetivo da aula. Para isso faça uso do projetor, escreva no quadro ou leia o enunciado.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Projete ou imprima o material deste e dos próximos dois slides. Em seguida, proponha a análise das imagens contidas neste slide.
O propósito nesta parte da aula é apresentar para os alunos a figura de dois líderes do movimento independentista no México, em diferentes representações. Você irá trabalhar com documentos iconográficos e textuais. A pintura e o monumento contidos neste slide representam o líder Hidalgo. A estátua está localizada na Praça da Constituição, na cidade de Pachuca, no estado de Hidalgo, no México. É importante que você apresente estas informações para os alunos.
Em seguida, proponha a eles uma análise dos documentos. É preciso ter a consciência de que os alunos desconhecem o assunto, e este instante é justamente para começar a instigar a curiosidade dos mesmos sobre os personagens que serão trabalhados, ou seja, não pode se esperar um conhecimento profundo dos alunos. Para orientar o trabalho com as imagens, lance questões para auxiliar o processo de análise.
Sugestão de questões para o trabalho com a pintura:
- O que vocês observam na imagem? (Provavelmente eles responderão que se trata de um homem.)
- Como o personagem retratado na imagem está vestido? (Espera-se que os alunos descrevam o modo de vestir do personagem.)
- Quem seria o homem representado na pintura? (Como o personagem não está caracterizado como um padre, provavelmente os alunos terão dificuldades de identificá-lo tal como um membro da Igreja. Aproveite a situação e use o fato de ele não estar caracterizado como um padre para gerar um debate com a turma. No final, você pode dizer que a imagem é do padre Miguel Hidalgo ou lançar outras questões para que a brincadeira fique ainda mais interessante.)
- Como é o ambiente em que ele se encontra? (É importante que os alunos observem a imagem de Guadalupe que se encontra ao fundo e relacione-a com o envolvimento da Igreja no movimento independentista.)
- A qual classe social ele parece pertencer? (Como os alunos já reconheceram o personagem como um membro da Igreja, provavelmente terão condições para dizer que ele faz parte do clero.)
- O que ele parece estar fazendo? (Possivelmente os alunos dirão que ele está com uma postura de quem está decidindo sobre algo.)
Sugestão de questões para análise do monumento:
- O que vocês observam na segunda imagem? (Provavelmente eles dirão que é uma estátua de um homem, caso isso aconteça, questione se a imagem representa apenas e exclusivamente a estátua de um homem.)
- Quanto ao monumento, a imagem representa apenas a estátua de um homem? O que mais podemos observar? (A ideia é que eles atentem para os demais símbolos presentes no monumento, como: o cavalo, as armas, o símbolo asteca da bandeira do México. Caso eles ainda não consigam visualizar estes detalhes, seja mais preciso nas perguntas.)
- O que representa o pássaro com a serpente na boca? (Os alunos já entraram em contato com este símbolo em outras aulas e provavelmente dirão que o símbolo faz referência aos astecas.)
- O que podemos ler nos registros escritos do monumento? (Como os escritos são bem pequenos, provavelmente os alunos terão dificuldades para ler por completo, mas provavelmente conseguirão identificar o nome do padre Hidalgo. No final você pode colocar para a turma o que se encontra escrito no monumento. Tradução do texto que se encontra registrado no monumento: “Ao benemérito Miguel Hidalgo, que proclamou a Independência do México. 16 de setembro de 1810”. É bom que você esclareça para os alunos o significado de benemérito: indivíduo que tem mérito para receber louvores e recompensas.)
- Descreva o ambiente onde está localizado este monumento? (Provavelmente os alunos dirão que é uma praça, até pela própria vivência deles, a maioria dos monumentos importantes aqui no Brasil se localiza em uma praça.)
- Por qual motivo provavelmente este homem recebeu um monumento em sua homenagem? (Possivelmente os alunos irão dizer que é o personagem deve ter sido uma pessoa importante, ter feito algo reconhecido.)
Após se esgotar as possibilidades de análise da imagem, siga para o próximo slide.
Contexto
Orientações: A ideia aqui é apresentar mais um líder do movimento de liberdade no México. Agora os alunos irão trabalhar com a pintura e a estátua de Morelos, outro padre que lutou pela Independência do México. A estátua foi erguida em 1947 na ilha de Janitzio Michoacan. Assim como esperado na análise das imagens anteriores, os alunos ainda não conhecem a história do líder apresentado e por isso não se pode esperar muito deles. A intenção é apenas colocá-los mais próximos do que será estudado ao longo da aula. Por isso é importante que você não exija demais dos alunos e se coloque à disposição para apoiá-los na observação dos documentos.
Para auxiliar no trabalho com as imagens faça algumas perguntas aos alunos. Seguem algumas sugestões de perguntas para análise da pintura.
- O que vocês observam na imagem? (Possivelmente os alunos dirão que se trata de um homem e que ele se encontra em um ambiente de escritório.)
- Quem seria o líder representado na pintura? (Provavelmente os alunos dirão que se trata de um homem. Alguns devem até relacionar com a imagem analisada anteriormente e dizer que se trata de um padre. No final, você pode dizer que a imagem é do padre José María Morelos.)
- Como o personagem retratado na imagem está vestido? (Os alunos provavelmente irão descrever a roupa do personagem e você novamente pode questioná-los contraponto a forma de se vestir com a função ocupada pelo personagem.)
- Qual o ambiente em que ele se encontra? (Novamente os alunos dirão que o ambiente pode ser de um escritório ou uma sala.)
- A qual classe social ele parece pertencer? (Provavelmente os alunos dirão que ele faz parte do clero, porém alguns devem identificá-lo como parte da nobreza devido à forma como ele está vestido.)
- O que ele parece estar fazendo? (Novamente os alunos deverão observar que ele parece estar resolvendo alguma situação importante.)
Sugestão de questões para análise da estátua:
- Quanto à estátua, o que mais chama a atenção? (Provavelmente eles dirão que é o tamanho. Se isso acontecer você pode aproveitar para questionar o que pode significar este tamanho da estátua.)
- O que o personagem tem na mão? (De imediato os alunos devem responder que ele tem na mão uma espada.)
- Se ele é um padre, o que o mesmo faria com uma espada na mão? (Esta questão deve colocar algumas interrogações para a turma, mas alguns alunos devem responder que ele deve ser um padre que lutou de forma armada por alguma causa.)
Outras questões podem surgir principalmente por parte dos alunos. Aproveite todas as intervenções realizadas por eles para consolidar o aprendizado sobre o assunto.
Material para a Contextualização
Imagens e textos para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ysgRhe4Mk7NS5FyGwTBT4BeZ4pv4FeenbmGwgrAY8ZeqVfpfYyxvAMgyTa5V/his8-08und01-imagens-para-uso-na-contextualizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso exista na história da comunidade em que a escola está inserida alguma liderança religiosa que tenha tido destaque para a localidade, você pode acrescentar a análise deste personagem no início da Contextualização para depois introduzir o trabalho com os documentos sobre os padres Hidalgo e Morelos. Será necessário, adequar a questão do tempo sugerido para o momento.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Proponha aos alunos que observem uma parte do mural Retábulo da Independência, de Juan O’Gorman. A análise desta fonte histórica irá possibilitar aos alunos identificar, segundo a visão do artista, os papéis dos líderes estudados ao longo desta aula, além de ser possível perceber como a obra retrata a questão da participação social no movimento independentista.
Peça aos alunos que analisem a imagem, auxilie-os com questões para fomentar a reflexão dos mesmos.
Sugestão de questões para análise do documento:
- O que vocês observam na imagem? (Provavelmente eles dirão que se trata de muitas pessoas reunidas. É importante que os alunos percebam que o detalhe da obra retrata dois ambientes diferentes: à esquerda percebe-se um movimento revolucionário e à direita parece ser uma reunião de algumas pessoas. Ao longo da análise da obra é importante que você consiga distinguir estes dois momentos).
Perguntas relacionadas ao lado esquerdo do mural:
- O que as pessoas que aparecem ao lado esquerdo do mural parecem estar fazendo? (Os alunos possivelmente dirão que elas estão reunidas em um movimento. Caso isso aconteça, busque questioná-los mais sobre este possível movimento de que as pessoas da imagem estariam participando.)
- Por quais motivos estas pessoas estariam lutando? (Como o tema independência está sendo trabalhado há muito tempo, provavelmente alguns alunos podem responder que se trata de uma luta por liberdade. Alguns podem generalizar e dizer que a luta é por direitos e melhores condições de vida.)
- Como são as pessoas representadas na imagem? Como elas estão vestidas? (Neste momento provavelmente terão muitas respostas, e eles devem descrever o modo como cada um se veste.)
- Que grupos sociais estas pessoas representam? (Novamente muitas respostas devem surgir, e é justamente isto que se espera, que eles reconheçam as diferentes classes sociais presentes no movimento.)
- O que as pessoas retratadas na imagem carregam consigo? (Provavelmente eles responderam que eles trazem armas, tochas, bandeiras e estandartes.)
- Quais outros elementos na imagem chamam a atenção? (É importante fazer esta pergunta para deixar os alunos mais livres para observar com detalhe outros elementos da imagem, como as bandeiras católicas, entre outros detalhes.)
- Qual personagem se destaca nesta parte da imagem? (Provavelmente eles dirão que é o homem de preto que está carregando uma tocha e um papel).
- Quem seria este personagem? (Dificilmente eles irão reconhecer a figura como sendo o padre Hidalgo. Assim, você deve colaborar para que eles o identifique. Você também deve destacar que o mesmo padre aparece mais jovem um pouco mais para o lado esquerdo, carregando o estandarte de Nossa Senhora de Guadalupe.)
- O que poderia ser a folha que padre Hidalgo carrega? (Dificilmente os alunos irão identificar este papel como o Decreto de Guadalajara, afinal eles ainda não estudaram sobre o mesmo. No entanto, muitas respostas podem surgir por parte dos alunos como: uma lei, uma reivindicação, um panfleto do movimento, entre outros).
Perguntas relacionadas ao lado direito do mural:
- E quanto as pessoas do lado direito, o que provavelmente estariam fazendo? (Provavelmente os alunos dirão que elas estão reunidas em um ambiente e parecem tomar decisão sobre algo. Neste instante seria interessante você comentar com os alunos, após ouvi-los, que esta parte do mural faz alusão ao Congresso de Chilpancingo, que, ao trasladar-se a Apatzingán, promulgou a primeira Constituição mexicana.)
- Como elas estão vestidas? (Espera-se que os alunos reconheçam que elas se vestem de forma mais formal que os integrantes do lado esquerdo do mural.)
- A que classe social elas devem pertencer? (Possivelmente os alunos irão dizer que fazer parte de um grupo mais privilegiado.)
- Qual personagem se destaca neste lado do mural? (Provavelmente os alunos dirão que é o homem com uma espada na mão.)
- O que ele carrega na mão? (Espera-se que os alunos digam que é uma espada e um documento.)
- Quem seria este personagem? (Mesmo eles já tendo estudado sobre o personagem, dificilmente eles irão reconhecer a figura como sendo o padre José Maria Morelos. Assim, você deve colaborar para que eles o identifique. Você também deve destacar que o mesmo padre aparece mais uma vez na imagem ao fundo, na lateral direita do mural, vestido com uma farda.)
Após este momento, siga para o próximo slide.
Problematização
Orientações: Aqui você irá propor aos alunos a análise de um documento bibliográfico sobre parte do mural Retábulo da Independência analisado no slide anterior.
O propósito é consolidar a discussão realizada até o momento fazendo uso de um documento escrito que apresenta informações complementares sobre a atuação de nomes que lideraram o movimento independentista. É um documento importante para que os alunos possam compreender melhor a trajetória do líder.
Peça para a turma que primeiramente façam uma leitura individual. Oriente-os a ler com atenção, já destacando o que mais lhe desperta o interesse no documento, tanto no sentido de curiosidade quanto no de confirmar algumas hipóteses levantadas durante as análises feitas anteriormente. Após todos sinalizarem o término, solicite a um aluno que faça a leitura para toda a turma. Se achar necessário pode ir realizando pausas durante a leitura para comentar os pontos mais importantes do texto. Se preferir você pode esperar a finalização da leitura e lançar algumas questões para aguçar a reflexão dos alunos sobre o documento.
Sugestão de questões:
- Qual é o ambiente em que o texto descreve que o padre Miguel Hidalgo se encontra? (Espera-se que os alunos reconheçam que ele estava em uma luta armada.)
- O autor descreve o padre Hidalgo em dois momentos, mais jovem e com mais idade. Quais é a postura do padre em cada momento citado dentro do movimento independentista? (Provavelmente os alunos dirão que mais jovem ele carregava um estandarte e mais adulto um tocha. É preciso que você interfira neste momento e questione-os o que isto pode significar. Quando jovem e mais passivo, ele carregava um estandarte. Mas adulto e radical carregava uma tocha com fogo.)
- O que poderia ser este decreto de Guadalajara citado no texto? (Possivelmente os alunos dirão que deve se tratar de uma lei.)
- Com base nas informações do texto, vocês conseguem identificar o que defendia o padre Hidalgo? (Os alunos provavelmente dirão que ele defendia a abolição da escravidão e a divisão de terras.)
- Como o texto descreve a luta pela Independência do México? (A intenção é que os alunos percebam que o autor do fragmento cita a participação de vários segmentos sociais.)
- A que outro momento o texto faz referência? (Espera-se que os alunos digam que é ao Congresso de Chilpancingo.)
- O que foi este Congresso? (Provavelmente os alunos não conseguiram responder, mas devem dar palpites dentro do Contexto que está sendo trabalhado. Conduza as participações dos alunos para que eles cheguem à conclusão de que se trata de um Congresso onde se consolidou a Independência do México).
- O que o texto informa que aconteceu neste Congresso? (Provavelmente os alunos dirão que foi elaborada a Constituição do México).
- Além de Hidalgo, quais outros líderes o texto destaca? (Espera-se que os alunos reconheçam principalmente a presença de José Maria Morelos.)
É importante que você aproveite a participação dos alunos para criar outras discussões e reflexões que talvez não tenham sido sugeridas. Após a finalização do trabalho com o fragmento textual direcione a aula para o próximo slide.
Problematização
Orientações: Para finalizar a Problematização, os alunos irão trabalhar com o Decreto de Guadalajara, citado anteriormente. Com base na observação deste documento, a turma poderá aprofundar ainda mais as suas percepções sobre a postura tomada por Hidalgo na luta pela independência. O Decreto de Guadalajara foi feito em dezembro de 1810 na cidade de Guadalajara, no estado de Nueva Galicia (atual Jalisco).
O documento aborda a questão do direito às terras por parte dos nativos. Peça para a turma que faça uma leitura individual do documento. Ao terminar indique um aluno para fazer a leitura para toda a turma. Em seguida convide os alunos a realizar uma análise detalhada do documento. Lance algumas questões para ajudar os alunos no trabalho com a fonte histórica.
Sugestões de questões:
- Vocês sabem o que é um decreto? (É importante que você escute os alunos sobre o que seria um decreto e esclareça para a turma o conceito, eles precisam ter este conhecimento para poder compreender a função que o documento teve na época produzida.)
- O que diz o Decreto de Guadalajara? (Provavelmente eles responderam que é um documento que buscava abolir a escravidão e acabar com os impostos pagos pelos indígenas. Caso eles não consigam responder de imediato, convide-os a ler novamente o documento se atentando para a questão realizada.)
- Qual a data do decreto? (Apesar de ser uma pergunta fácil, este é um momento importante. Os alunos provavelmente dirão que o documento é de 1810, como se encontra registrado na fonte. Porém você deve ir além e questioná-los o que este ano representa para o México, afinal foi o ano da Independência.)
- Quem o escreveu? (Espera-se que eles respondam que foi Miguel Hidalgo.)
- Quem foi Miguel Hidalgo? (Alguns alunos provavelmente responderão que se trata de um padre, afinal já estudaram sobre o líder anteriormente. Outros podem responder que ele foi um general da América, afinal ele se apresenta como tal no documento. Outros ainda devem ficar bem confusos com a situação. Você pode aproveitar o momento para ressaltar a importância do padre Hidalgo no movimento independentista.)
Após se esgotarem todas as possibilidades de análise finalize a aula propondo a atividade do próximo slide.
Material para a Problematização
Imagens e textos para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5PThcVJVkCgWv6DqSanYBKBue6txeHcYhrYbNH3UQqT2VCTZeSWwnQVVSMgu/his8-08und01-imagens-e-textos-para-uso-na-problematizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Novamente é importante ressaltar que, caso exista algum movimento histórico liderado por padres dentro da comunidade em que a escola faz parte e haja algum registro sobre como o movimento se desenvolveu, você pode fazer uso da fonte disponível para introduzir o momento de Problematização. Será necessário adequar a questão do tempo sugerido para o momento.
Para você saber mais: Íntegra do Decreto de Guadalajara. Fonte: HIDALGO, Miguel. Decreto contra la esclavitud, las gabelas y el papel sellado. Disponível em: http://www.biblioteca.org.ar/libros/139.pdf Acesso em: 4/2/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Para sistematizar os aprendizados construídos ao longo da aula, proponha aos alunos a elaboração de uma ficha resumo sobre os líderes do movimento independentista no México que foram estudados aqui. Você poderá encontrar um modelo de ficha que deverá ser utilizado para o desenvolvimento desta atividade no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QQwYeGE8f2qC92tquASJdKY4FnwrvdtjGemGCDsndgNR8RyKX93WFEQpRFMR/his8-08und01-modelo-de-ficha-para-uso-na-sistematizacao.pdf
Peça aos alunos que retomem as anotações e reflitam sobre as discussões realizadas durante a aula. Explique para a turma que o objetivo da ficha é que eles organizem o que aprenderam sobre os personagens de forma bastante resumida. Deixe claro que as informações a ser inseridas na ficha deverão ser organizadas em formato de texto e que é importante que na produção os alunos deem foco nas principais características do líder assim também como sua atuação no movimento de liberdade do México.
Como adequar à sua realidade: Caso haja em sua comunidade um líder religioso que tenha se destacado na história do lugar onde a escola está inserida, você pode solicitar aos alunos que também elaborem uma ficha-resumo sobre este personagem. Você terá que fazer apenas algumas alterações no modelo disponibilizado, acrescentando uma foto do personagem.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.
Contexto
Envie o objetivo da aula e as imagens do contexto. Junto com elas, envie questões para ajudar os estudantes a analisarem as fontes. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Questões para refletirem:
- Quem seriam os homens representado nas duas pinturas?
- Como estão vestidos? Trazem algum objeto? Como é o seu entorno?
- A qual classe social eles parecem pertencer?
Questões para responderem:
- Por que será que existem monumentos em homenagem a essas duas pessoas no México?
Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido (como o fato de ambos fazerem parte do clero, o que não está expresso nas vestes usadas por eles nas pinturas) ou compreendido a respeito dos materiais apresentados e respondendo dúvidas que os alunos possam ter.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente, ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as fontes desta etapa, detalhe da pintura de O’Gorman e o trecho do decreto com as perguntas que irão orientar a análise destes documentos.
Questões:
Neste detalhe da obra, conseguimos observar dois grupos distintos que dividem o espaço. Um grupo do lado esquerdo e outro do lado direito.
Detalhe do mural - Lado esquerdo:
- As pessoas que aparecem deste lado do mural parecem revoltadas ou lutando. Por qual motivo poderiam estar assim?
- Como são as pessoas representadas neste lado do detalhe? A que grupos sociais parecem pertencer?
- Quais objetos as pessoas deste lado da imagem carregam nas mãos?
- Você reconhece o personagem que está na frente da multidão nesta parte da imagem? O que poderia ser a folha que ele carrega?
Detalhe do mural - Lado direito:
- Qual é a postura adotada pelas pessoas que aparecem neste lado do mural? O que parecem estar fazendo?
- Como elas estão vestidas? A que classe social elas parecem pertencer?
- Você reconhece o personagem que se destaca na frente deste lado do mural?
- O que ele carrega na mão?
Decreto:
- O que é um decreto?
- O que diz o Decreto de Guadalajara? Quando foi escrito? Quem o escreveu?
- Quem foi Miguel Hidalgo?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos, no grupo da sala, ou por escrito, por e-mail, Google sala de Aula, Padlet etc. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você, e para que você faça correções e retome pontos que achar necessário.
Sistematização
Para a produção atividade de sistematização, você pode propor que os estudantes trabalhem individualmente ou em conjunto.
Você pode encaminhar o modelo presente nos materiais deste plano para que eles respondam nele e devolvam para você.
Outra maneira de trabalhar esta atividade é mostrar o modelo da ficha para os alunos e propor que eles façam-na em papel, desenhando os dois personagens para ilustrá-la. Eles podem encaminhar as suas fichas, ou fotografias delas, pelo Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook ou em um mural no Padlet, por exemplo.
Independentemente da forma que escolher para que enviem as produções, incentive-os a compartilharem-nas uns com os outros e a comentarem as produções dos colegas.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Na página do Google Arts & Culture sobre o México, é possível conhecer sobre a cultura deste país e seus artistas (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: João Paulo de Araújo
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Os processos de independência nas Américas.
Objeto(s) de conhecimento: Independências na América espanhola.
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI08) Conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas.
Palavras-chave: Independência, líderes, México.
Curso sobre Educação Antirracista
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