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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Regeneração de rios canalizados ou tamponados

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre representar espacialmente uma proposta de regeneração de um rio que traga impactos positivos na paisagem urbana e benefícios para a população e o meio ambiente.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Catarina Donzelli Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO6_09UND01

Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula trata da representação de um fenômeno socioambiental com a abordagem da canalização dos rios nas grandes cidades. O tipo de representação mobilizado pelo plano é o croqui. Para a apresentação do tema da aula, professor, pode ser enviado ao estudante uma imagem que represente as transformações no rio com a canalização. Algo como antes e depois para chamar a atenção para a metamorfose da paisagem. Certamente seria mais interessante localizar uma fotografia de um rio local, mas caso não seja possível no site abaixo há várias opções.
Projeto: Noventa anos de canalização, disponível aqui

Contextualização
A contextualização pode ser feita através das imagens que existem no link acima. Ou nos próprios exemplos que estão no plano de aula, que retratam São Paulo e Coreia do Sul. Ainda na contextualização, há três perguntas bem interessantes sobre as fotografias. Como elas se tornarão momentos de reflexão assíncrona, sugere-se a seleção de apenas uma questão (sugestão que seja a primeira pergunta) e a solicitação do envio da resposta por meio de ferramentas de comunicação tecnológica. Para que a resposta seja mais reflexiva, envie juntamente com a pergunta o texto que está disponível no slide de problematização.

Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente definida no plano de aula, porém com algumas adaptações. Na adaptação, vamos definir dois momentos para a ação propositiva.

Momento 1:
A primeira adaptação é ampliar um pouco a proximidade do tema com os alunos com o envio do link abaixo, sobre um matéria que trata dos rios urbanos dentro de um projeto denominado Rio e Ruas, que acontece em São Paulo. Assista aqui. Caso queira conhecer mais sobre o projeto, e até mesmo selecionar outro vídeo do projeto, o link de acesso ao material é: http://rioseruas.com.br/. Envie e solicite que os estudantes assistam ao vídeo fazendo, no caderno de Geografia, uma breve resumo (1 parágrafo) sobre o vídeo assistido. Dê um tempo para que o estudante possa cumprir essa primeira fase da ação propositiva. Peça que eles enviem por alguma ferramenta de comunicação tecnológica esse parágrafo. Procure, professor, dar um feedback aos estudantes apontando, de acordo com a produção deles, o que pode ser ainda observado no vídeo e o que foi adequadamente indicado. Caso considere necessário, de acordo com a produção individual dos estudantes, o feedback pode inclusive sugerir alguma leitura complementar para ampliar a perspectiva dos estudantes.

Momento 2:
O momento 2 é a realização da atividade proposta no plano de aula em grupos. Para a organização e comunicação do grupo combine com a turma a melhor forma disso acontecer. Eles podem usar whatsapp ou fazer uma videochamada por algum sistema de webconferência como o Zoom. Envie antecipadamente a atividade, estipule um prazo para a realização da atividade e acompanhe as dúvidas que pode aparecer. Não se esqueça de indicar o acompanhamento dos familiares no contato com os outros estudantes. Peça que o grupo envie por alguma ferramenta de comunicação tecnológica a atividade realizada. O feedback pode ser dado por áudio ou vídeo para os grupos no geral.

Sistematização
A sistematização será a produção do croqui, conforme originalmente indicado no plano de aula. A diferença é que o croqui será desenvolvido individualmente e enviado por fotografia. Caso a turma desconheça a linguagem do croqui, será necessário você realizar uma pequena intervenção, que pode ser feita pela gravação de um vídeo explicando o que é um croqui e mostrando, inclusive, alguns exemplos de croquis. Após o envio de todos os croquis, os organize em forma de slides e retorne aos estudantes para que eles guardem essa produção.

Convite às famílias
Professor, sugira as famílias que assista com o aluno o documentário do Projeto Rio e Ruas, assim como naveguem no site do projeto para conhecer um pouco mais. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO6_09UND01

(EF06GE09) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.


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