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Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - A independência da América Espanhola: Estados e territórios em construção

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A independência da América Espanhola: Estados e territórios em construção

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Paulo Pereira De Araújo

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, observe que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver essa aula é necessário datashow (caso houver), impressões e canetas ou lápis coloridos.

Material complementar:

Material para Contextualização

Fotografia do muro na fronteira entre Paraguai e Brasil e Mapa político atual da América Latina. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hWtQyDzpX6PrqwPfF8cc7kbYYenPAGCuDQGMvHPbfN9EBvhxGMb3QKs4FvK/his8-07und01-fotografia-e-mapa-para-uso-na-contextualizacao.pdf

Material para Problematização

Mapas da América Latina. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bfpDDjfcmgGHkWgj8S95qCh6qbWu26kFsBm8QbhSM6TGFh6Tmg5y3S2qUNpr/his8-07und01-mapas-da-america-latina-para-a-problematizacao.pdf

Material para Sistematização

Modelos de mapas. Link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z6ngrUUEu8hub9eTuyjDPyeBpKqk7eSGJX6kjdFMZDkeUyFb74MtEJPjQ3mj/his8-07und01-mapas-da-america-latina-para-serem-utilizados-na-sistematizacao.pdf

Para você saber mais: Para compreender mais sobre os motivos da fragmentação territorial da América Espanhola, acesse a reportagem “Por que o Brasil continuou um só enquanto a América espanhola se dividiu em vários países?” Fonte: BBC Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45229400 Acesso em: 15/11/2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Neste momento exponha para os alunos o objetivo da aula. Para isso faça uso do projetor, escreva no quadro ou leia o enunciado.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou imprima essa imagem e a do próximo slide para os alunos (Caso não seja possível nenhuma das duas alternativas, faça uso de um mapa da América atual que a escola tenha disponível. Para a imagem do muro, transcreva no quadro a frase pintada na língua nativa e sua tradução em português).

Para começar a aula, convide os alunos a observar a fotografia. Durante essa observação, lance algumas questões para que os alunos possam refletir sobre a imagem. Sugestão de questões a serem feitas aos alunos:

  • Para que servem os muros?
  • O que vocês acham da frase escrita nele?
  • O que significa ele estar neste local que é uma fronteira entre dois países?
  • O que será que os dois países têm em comum para serem considerados irmãos?

Outras questões podem ser formuladas levando em consideração o contexto onde a aula vai ser desenvolvida. Em seguida, convide os alunos a observar o mapa do próximo slide.

Fotografia do muro na fronteira entre Paraguai e Brasil e Mapa político atual da América Latina. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hWtQyDzpX6PrqwPfF8cc7kbYYenPAGCuDQGMvHPbfN9EBvhxGMb3QKs4FvK/his8-07und01-fotografia-e-mapa-para-uso-na-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Conceito de Fronteira- Fonte: Michaelis. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/Fronteira/ Acesso em: 15/11/2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Durante a observação do mapa desse slide, acompanhe os alunos na tarefa de análise fazendo uso de questões que podem instigar e contribuir para que os estudantes compreendam melhor o mapa apresentado.

Sugestão de questões que podem ajudar os alunos na análise do documento:

  • O que está sendo representado no mapa? ( o esperado é que os alunos respondam que é um continente, caso essa resposta não aconteça, conduza a situação de modo que os alunos consigam chegar a essa conclusão)
  • A imagem representa por completo o continente identificado?
  • Como se chamam as pessoas que nascem nesse continente?
  • Quais países vocês conseguem identificar no mapa?
  • Quais países fazem fronteiras com o Brasil?
  • Quais são os maiores países representados na imagem?

Outras questões podem ser formuladas levando em consideração o contexto onde a aula vai ser desenvolvida. Neste momento é importante que se compreenda o conceito de fronteira, caso julgue necessário, disponibilize aos estudantes a definição a seguir:

Fronteira- Fonte: Michaelis. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/Fronteira/ Acesso em: 15/11/2018.

É importante que os alunos compreendam a configuração da América Latina para que mais tarde possam identificar como os movimentos independentistas contribuíram para o processo de definição dos territórios que a compõem atualmente.

Caso não tenha como projetar as imagens utilizadas para os alunos, uma alternativa é realizar uma impressão colorida e distribuir aos alunos. Impressões em preto e branco também podem ser utilizadas sem que o objetivo da aula seja comprometido. Caso ainda não seja possível nenhuma das alternativas anteriores, para o primeiro mapa, use um mapa geográfico disponível na Escola, para a imagem do muro transcreva no quadro a frase pintada na língua nativa e sua tradução em português.

Para você saber mais: O artigo “A questão nacional na América Latina” ajuda a compreender melhor sobre como os países latino americanos se formaram historicamente.

Fonte: Scielo. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141988000100003&script=sci_arttext&tlng=es Acesso em: 15/11/2018.

Conceito de Território - Fonte: Michaelis. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/territ%C3%B3rio/ Acesso em: 15/11/2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: De acordo com suas possibilidades, projete ou imprima para os alunos os mapas da América Latina deste e do próximo slide. O primeiro é referente ao mapa da América Latina no século XIX e o segundo mapa é referente a América Latina no século XVI.

Apresente esse mapa para os alunos e solicite que eles observem a imagem e apontem o que veem de diferente nesse mapa em relação ao analisado durante a contextualização.

A ideia nesse parte da aula é que os alunos analisem no mapa seu título e as datas que são apresentadas juntamente com o nome dos países, compreendendo que se referem a independência destas regiões. Para auxiliar os estudantes nesta análise, algumas questões poderão ser feitas, como:

  • O que está sendo representado no mapa?
  • Quais informações esse mapa apresenta (imagens e textos)?
  • A qual(is) século refere-se as datas indicadas juntamente com o nome de cada país?
  • O que as datas transcritas no mapa representam?
  • Por quais povos esses países foram colonizados anteriormente, ou quais as línguas oficiais destes países (para que entendam o domínio colonial de Espanha e Portugal).

É importante que os alunos reconheçam as proximidades entre as datas de independências dos países latino-americanos e formulem hipóteses sobre esses acontecimentos. Que motivos os levaram a alcançar suas independências em momentos tão próximos? Neste ponto, a discussão deve considerar a história colonial em comum na região, sob a hegemonia metropolitana de Espanha e Portugal.

Em seguida mostre o outro mapa, agora do período colonial espanhol, contendo as divisões dos vice-reinos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Repita o processo aplicado no slide anterior, incentivando os alunos a realizarem uma análise do documento. Faça uso de questionamentos para ajudar os alunos em suas análises. Algumas sugestões de questões são:

  • O que está sendo representado no mapa? ( o esperado é que os alunos respondam o que é um continente, caso essa resposta não aconteça, conduza a situação de modo que os alunos consigam chegar a essa conclusão)
  • O que podemos perceber em destaque no mapa?
  • O que representam as áreas em destaques no mapa?
  • Como se encontra a divisão territorial da América Latina segundo o mapa?

Ao final desse momento conduza um debate a respeito das diferenças entre os dois mapas apresentados. A ideia é que os alunos consigam reconhecer o processo de transformação das divisões dos territórios e levantem questões relacionadas a ele. Auxilie essa análise colocando questões para que os alunos reflitam, como por exemplo:

  • Quais as diferenças entre o primeiro e o segundo mapa?
  • Eles representam o mesmo território?

Mapas da América Latina. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bfpDDjfcmgGHkWgj8S95qCh6qbWu26kFsBm8QbhSM6TGFh6Tmg5y3S2qUNpr/his8-07und01-mapas-da-america-latina-para-a-problematizacao.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para que os estudantes possam se expressar acerca dos conhecimentos desenvolvidos ao longo da aula é importante realizar uma atividade final. Para isso, sugerimos que os alunos trabalhem com os mapas apresentados como base para construir um terceiro mapa, no qual possam comparar sobre as mudanças e continuidades das fronteiras na América Latina ao longo do tempo. Para a realização dessa atividade, siga as orientações abaixo:

  • Distribua uma folha que contém três mapas da América Latina. O primeiro mapa representa a América Latina no período colonial; o segundo, a América Latina atual e o terceiro é um mapa com as delimitações de fronteiras internas em branco.
  • Primeiramente solicite que os alunos utilizem o Mapa 1 para reproduzir as fronteiras em cima do Mapa 3.
  • Em seguida, solicite que eles façam a mesma coisa, mas agora reproduzindo as fronteiras do Mapa 2 em cima do Mapa 3.
  • Oriente os alunos a fazer cada reprodução utilizando lápis ou canetas de cores diferentes.

Após realizarem a atividade, convide alguns alunos, de acordo com o tempo disponível, para apresentar a experiência da atividade. A intenção nesse momento é que eles exponham acerca da fragmentação do território da América Latina quando compara-se o século XVI com o século XIX, reconhecendo, enfim, sua configuração atual como fruto destes processos históricos passados (colonização e descolonização), dentre outros.

Modelos de Mapa para a realização da atividade de sistematização.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z6ngrUUEu8hub9eTuyjDPyeBpKqk7eSGJX6kjdFMZDkeUyFb74MtEJPjQ3mj/his8-07und01-mapas-da-america-latina-para-serem-utilizados-na-sistematizacao.pdf

Esse material será distribuído aos alunos para que possam fazer a atividade indicada na Sistematização.

Como adequar à sua realidade: Caso não possa gerar as cópias dos mapas para os alunos, solicite que eles reproduzam os mapas com base em um modelo disponibilizado em papel vegetal. Esteja atento ao fato de que, caso isso aconteça, será necessário uma maior demanda de tempo. Se preciso alterar o tempo sugerido para a Sistematização.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, observe que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver essa aula é necessário datashow (caso houver), impressões e canetas ou lápis coloridos.

Material complementar:

Material para Contextualização

Fotografia do muro na fronteira entre Paraguai e Brasil e Mapa político atual da América Latina. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hWtQyDzpX6PrqwPfF8cc7kbYYenPAGCuDQGMvHPbfN9EBvhxGMb3QKs4FvK/his8-07und01-fotografia-e-mapa-para-uso-na-contextualizacao.pdf

Material para Problematização

Mapas da América Latina. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bfpDDjfcmgGHkWgj8S95qCh6qbWu26kFsBm8QbhSM6TGFh6Tmg5y3S2qUNpr/his8-07und01-mapas-da-america-latina-para-a-problematizacao.pdf

Material para Sistematização

Modelos de mapas. Link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z6ngrUUEu8hub9eTuyjDPyeBpKqk7eSGJX6kjdFMZDkeUyFb74MtEJPjQ3mj/his8-07und01-mapas-da-america-latina-para-serem-utilizados-na-sistematizacao.pdf

Para você saber mais: Para compreender mais sobre os motivos da fragmentação territorial da América Espanhola, acesse a reportagem “Por que o Brasil continuou um só enquanto a América espanhola se dividiu em vários países?” Fonte: BBC Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45229400 Acesso em: 15/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Neste momento exponha para os alunos o objetivo da aula. Para isso faça uso do projetor, escreva no quadro ou leia o enunciado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou imprima essa imagem e a do próximo slide para os alunos (Caso não seja possível nenhuma das duas alternativas, faça uso de um mapa da América atual que a escola tenha disponível. Para a imagem do muro, transcreva no quadro a frase pintada na língua nativa e sua tradução em português).

Para começar a aula, convide os alunos a observar a fotografia. Durante essa observação, lance algumas questões para que os alunos possam refletir sobre a imagem. Sugestão de questões a serem feitas aos alunos:

  • Para que servem os muros?
  • O que vocês acham da frase escrita nele?
  • O que significa ele estar neste local que é uma fronteira entre dois países?
  • O que será que os dois países têm em comum para serem considerados irmãos?

Outras questões podem ser formuladas levando em consideração o contexto onde a aula vai ser desenvolvida. Em seguida, convide os alunos a observar o mapa do próximo slide.

Fotografia do muro na fronteira entre Paraguai e Brasil e Mapa político atual da América Latina. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hWtQyDzpX6PrqwPfF8cc7kbYYenPAGCuDQGMvHPbfN9EBvhxGMb3QKs4FvK/his8-07und01-fotografia-e-mapa-para-uso-na-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Conceito de Fronteira- Fonte: Michaelis. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/Fronteira/ Acesso em: 15/11/2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Durante a observação do mapa desse slide, acompanhe os alunos na tarefa de análise fazendo uso de questões que podem instigar e contribuir para que os estudantes compreendam melhor o mapa apresentado.

Sugestão de questões que podem ajudar os alunos na análise do documento:

  • O que está sendo representado no mapa? ( o esperado é que os alunos respondam que é um continente, caso essa resposta não aconteça, conduza a situação de modo que os alunos consigam chegar a essa conclusão)
  • A imagem representa por completo o continente identificado?
  • Como se chamam as pessoas que nascem nesse continente?
  • Quais países vocês conseguem identificar no mapa?
  • Quais países fazem fronteiras com o Brasil?
  • Quais são os maiores países representados na imagem?

Outras questões podem ser formuladas levando em consideração o contexto onde a aula vai ser desenvolvida. Neste momento é importante que se compreenda o conceito de fronteira, caso julgue necessário, disponibilize aos estudantes a definição a seguir:

Fronteira- Fonte: Michaelis. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/Fronteira/ Acesso em: 15/11/2018.

É importante que os alunos compreendam a configuração da América Latina para que mais tarde possam identificar como os movimentos independentistas contribuíram para o processo de definição dos territórios que a compõem atualmente.

Caso não tenha como projetar as imagens utilizadas para os alunos, uma alternativa é realizar uma impressão colorida e distribuir aos alunos. Impressões em preto e branco também podem ser utilizadas sem que o objetivo da aula seja comprometido. Caso ainda não seja possível nenhuma das alternativas anteriores, para o primeiro mapa, use um mapa geográfico disponível na Escola, para a imagem do muro transcreva no quadro a frase pintada na língua nativa e sua tradução em português.

Para você saber mais: O artigo “A questão nacional na América Latina” ajuda a compreender melhor sobre como os países latino americanos se formaram historicamente.

Fonte: Scielo. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141988000100003&script=sci_arttext&tlng=es Acesso em: 15/11/2018.

Conceito de Território - Fonte: Michaelis. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/territ%C3%B3rio/ Acesso em: 15/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: De acordo com suas possibilidades, projete ou imprima para os alunos os mapas da América Latina deste e do próximo slide. O primeiro é referente ao mapa da América Latina no século XIX e o segundo mapa é referente a América Latina no século XVI.

Apresente esse mapa para os alunos e solicite que eles observem a imagem e apontem o que veem de diferente nesse mapa em relação ao analisado durante a contextualização.

A ideia nesse parte da aula é que os alunos analisem no mapa seu título e as datas que são apresentadas juntamente com o nome dos países, compreendendo que se referem a independência destas regiões. Para auxiliar os estudantes nesta análise, algumas questões poderão ser feitas, como:

  • O que está sendo representado no mapa?
  • Quais informações esse mapa apresenta (imagens e textos)?
  • A qual(is) século refere-se as datas indicadas juntamente com o nome de cada país?
  • O que as datas transcritas no mapa representam?
  • Por quais povos esses países foram colonizados anteriormente, ou quais as línguas oficiais destes países (para que entendam o domínio colonial de Espanha e Portugal).

É importante que os alunos reconheçam as proximidades entre as datas de independências dos países latino-americanos e formulem hipóteses sobre esses acontecimentos. Que motivos os levaram a alcançar suas independências em momentos tão próximos? Neste ponto, a discussão deve considerar a história colonial em comum na região, sob a hegemonia metropolitana de Espanha e Portugal.

Em seguida mostre o outro mapa, agora do período colonial espanhol, contendo as divisões dos vice-reinos.

Slide Plano Aula

Orientações: Repita o processo aplicado no slide anterior, incentivando os alunos a realizarem uma análise do documento. Faça uso de questionamentos para ajudar os alunos em suas análises. Algumas sugestões de questões são:

  • O que está sendo representado no mapa? ( o esperado é que os alunos respondam o que é um continente, caso essa resposta não aconteça, conduza a situação de modo que os alunos consigam chegar a essa conclusão)
  • O que podemos perceber em destaque no mapa?
  • O que representam as áreas em destaques no mapa?
  • Como se encontra a divisão territorial da América Latina segundo o mapa?

Ao final desse momento conduza um debate a respeito das diferenças entre os dois mapas apresentados. A ideia é que os alunos consigam reconhecer o processo de transformação das divisões dos territórios e levantem questões relacionadas a ele. Auxilie essa análise colocando questões para que os alunos reflitam, como por exemplo:

  • Quais as diferenças entre o primeiro e o segundo mapa?
  • Eles representam o mesmo território?

Mapas da América Latina. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bfpDDjfcmgGHkWgj8S95qCh6qbWu26kFsBm8QbhSM6TGFh6Tmg5y3S2qUNpr/his8-07und01-mapas-da-america-latina-para-a-problematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para que os estudantes possam se expressar acerca dos conhecimentos desenvolvidos ao longo da aula é importante realizar uma atividade final. Para isso, sugerimos que os alunos trabalhem com os mapas apresentados como base para construir um terceiro mapa, no qual possam comparar sobre as mudanças e continuidades das fronteiras na América Latina ao longo do tempo. Para a realização dessa atividade, siga as orientações abaixo:

  • Distribua uma folha que contém três mapas da América Latina. O primeiro mapa representa a América Latina no período colonial; o segundo, a América Latina atual e o terceiro é um mapa com as delimitações de fronteiras internas em branco.
  • Primeiramente solicite que os alunos utilizem o Mapa 1 para reproduzir as fronteiras em cima do Mapa 3.
  • Em seguida, solicite que eles façam a mesma coisa, mas agora reproduzindo as fronteiras do Mapa 2 em cima do Mapa 3.
  • Oriente os alunos a fazer cada reprodução utilizando lápis ou canetas de cores diferentes.

Após realizarem a atividade, convide alguns alunos, de acordo com o tempo disponível, para apresentar a experiência da atividade. A intenção nesse momento é que eles exponham acerca da fragmentação do território da América Latina quando compara-se o século XVI com o século XIX, reconhecendo, enfim, sua configuração atual como fruto destes processos históricos passados (colonização e descolonização), dentre outros.

Modelos de Mapa para a realização da atividade de sistematização.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z6ngrUUEu8hub9eTuyjDPyeBpKqk7eSGJX6kjdFMZDkeUyFb74MtEJPjQ3mj/his8-07und01-mapas-da-america-latina-para-serem-utilizados-na-sistematizacao.pdf

Esse material será distribuído aos alunos para que possam fazer a atividade indicada na Sistematização.

Como adequar à sua realidade: Caso não possa gerar as cópias dos mapas para os alunos, solicite que eles reproduzam os mapas com base em um modelo disponibilizado em papel vegetal. Esteja atento ao fato de que, caso isso aconteça, será necessário uma maior demanda de tempo. Se preciso alterar o tempo sugerido para a Sistematização.

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