16331
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Temporalidade e Usos dos lugares

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre interpretar as mudanças de diferentes lugares e seus usos, em diferentes tempos através da análise de fotos antigas, comparando-as com as mudanças do lugar de vivência do aluno.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Catarina Donzelli Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: e-mail; WhatsApp; celular, tablet ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom e YouTube.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes interpretem as mudanças de diferentes lugares, em diferentes tempos, por meio da análise de fotos antigas, comparando-as com as mudanças do lugar de vivência deles. Fica a sugestão de ferramentas tecnológicas para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando o Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original por meio de uma foto. O plano ocorrerá na maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo e diga que nesta aula eles irão interpretar mudanças na paisagem dos lugares através da análise de fotos antigas e atuais de diversos espaços, inclusive de onde vivem. Depois, deverão levantar hipóteses sobre essas mudanças e propor novas adequações ou novos usos para esses lugares.

Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes e uma videoaula contextualizando-os. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp. Nesta etapa há três slides; é importante enviar as imagens somente do primeiro. Vamos usar apenas a primeira etapa.

     - Na videoaula, pergunte se acham que as duas imagens representam o mesmo lugar. Pergunte quais mudanças, em termos de usos desse lugar, eles notaram. Se não, peça que registrem por quê. É provável que notem o aumento de construções e o aparecimento do trânsito de barcos menores, indicando o início da atividade portuária na imagem 2.
Para saber mais sobre a história da urbanização do Rio de Janeiro, acesse o documento: "O Rio de Janeiro e a sua orla: história, projetos e identidade carioca", disponível aqui. Envie este documento como subsídio para mais informações.

Problematização (50 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização e envie os slides do plano original. Vamos trabalhar com os três slides nesta etapa. 

Pergunte aos alunos quais mudanças eles notam na paisagem. Pergunte se houve mudança no uso desse lugar. Faça-os levantar hipóteses sobre os processos que levaram às transformações do lugar retratado. Caso eles não tenham ideias, pergunte, por exemplo, se é possível afirmar que a população aumentou, se o lugar ganhou novas funções, se foi necessário aumentar o espaço, se mudaram os materiais usados nas construções, a vegetação, ou se os meios de transporte mudaram.

Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Peça que escolham um lugar e seu par de imagens. Diga que eles podem escolher imagens de revistas e jornais, ou imprimi-las da internet. Você também pode escolher e disponibilizar essas imagens.
Apresente as orientações para a análise comparativa das imagens, disponíveis aqui.
Oriente os alunos a completarem a tabela de análise das mudanças do lugar escolhido. Essa tarefa será necessária para a realização da etapa seguinte.

Sistematização (30 minutos- assincronamente)
Peça que os estudantes compartilhem suas atividades com toda a turma, no grupo de WhatsApp. Oriente que gravem um vídeo de, no máximo, 2 minutos.

Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem os estudantes na realização das atividades deste plano e, posteriormente, complementem os conceitos assistindo aos dois vídeos que seguem como sugestão.
     - As cidades se transformam com o passar do tempo - disponível aqui.
     - São Paulo - Paisagens em transformação - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_01UND01

(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas