16255
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - A formação do mundo global contemporâneo

Plano de aula de Geografia com atividades para 9°ano do Fundamental sobre Compreender a Divisão Internacional do trabalho na atual fase do capitalismo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiano Da Cruz Sena

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Google Meet e WhatsApp

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula
Professor, nesta aula o objetivo é trabalhar com os conceitos de dispersão industrial e divisão internacional do trabalho. Esses dois processos são pilares para entendermos como se dá a atuação das grandes corporações internacionais no mundo globalizado. Esses aspectos impactam diretamente o respeito ao ambiente, sobre o qual iremos refletir. Nesta aula, é sugerido que haja momentos síncronos via Google Meet (para mais detalhes, assista ao vídeo da Nova Escola disponível aqui). Agende com a turma um horário em que todos possam participar, preferencialmente no período de aulas dos alunos. Aconselhe que os alunos estejam num local adequado, com mesa, caderno, lápis etc. O local deve ser silencioso para que o aluno se concentre na aula. Para apresentar o tema, comente que a dispersão industrial ocorreu a partir de meados do século XX, em meio à 3° Revolução Industrial, também chamada de Revolução técnico-científico informacional, fenômeno responsável pela robotização da produção, dos meios de comunicação (informatização da sociedade) e de transportes. Todas essas mudanças facilitaram as indústrias transnacionais a se dispersarem pelo mundo, sobretudo em países de industrialização tardia (Brasil, México, China, Tailândia, entre outros). Professor, para mais detalhes, acesse o Plano de Aula, disponível aqui. Tempo estimado: 10 minutos.

Contextualização
Professor, mostre para os alunos as imagens disponíveis aqui. Pergunte: “Qual é o país de origem dessas duas grandes empresas? Em quais países os produtos são produzidos? Quem são os principais consumidores?”. Escute os alunos e entenda os conhecimentos prévios deles sobre o tema. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
A seguir, apresente as imagens disponíveis aqui. Pergunte aos alunos: “O que as imagens mostram?”. Peça para evidenciarem a contradição existente nas imagens. Possivelmente, os alunos dirão que a imagem que mostra a parte norte do globo está associada às indústrias, enquanto a outra, que mostra a parte sul do globo, fica com a agricultura, demonstrando a divisão de trabalho entre países pobres e ricos. Tempo estimado: 5 minutos.

Ação propositiva
Pergunte aos alunos onde os vestuários deles são produzidos. Envie-lhes um mapa em branco, disponível aqui. Peça para imprimirem o mapa e pintarem os países com o auxílio de um atlas. Se não for possível imprimir, solicite que localizem os países e escrevam seus nomes numa folha. É importante que os alunos criem legendas para identificar os países produtores e os países sedes. Exemplo: os países sedes deverão ser pintados com a cor verde, enquanto os países onde estão as fábricas terão que ser pintados com a cor vermelha. Os alunos terão que criar um título para o mapa e, finalmente, mobilizar os conceitos chaves da aula: a Divisão Internacional do Trabalho e o mundo “globalizado”. A partir do mapa, os alunos irão perceber que existe uma tendência em que os países ricos são os que concentram as sedes das empresas, enquanto as fábricas se localizam no países pobres. Tempo estimado: 25 minutos.

Sistematização
Para finalizar, peça que alguns alunos apresentem seus mapas produzidos. Solicite que todos os enviem por e-mail ou WhatsApp; depois, dê um retorno a respeito de cada mapa produzido. A ideia é tentar mostrar que a Divisão Internacional do Trabalho está diretamente atrelada ao nível de desenvolvimento das nações. Dessa forma, intensifica-se a exploração dos países mais pobres, e aquela ideia da globalização como uma “aldeia global”, em que todos os Estados nacionais teriam condições para se desenvolverem, é rompida. O que temos é uma intensificação das desigualdades entre as nações devido às diferentes condições materiais e históricas de desenvolvimento existentes entre elas. Tempo estimado: 15 minutos.

Convite às famílias
Professor, convide os pais para assistirem com seus filhos ao documentário “Globalização: o mundo visto do lado de cá”, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_02UND01

(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas