15898
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Concordância entre artigo, adjetivo e substantivo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Concordância entre artigo, adjetivo e substantivo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das  orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Texto para as atividades da Introdução e do Desenvolvimento: “A visita dos Gigantes”, disponível aqui.

- Opcionais:
Canais para videochamada e aula online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom;
Documento editável e compartilhável para realizar a atividade do Desenvolvimento no Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, o texto que está na Introdução do plano de aula original: “A visita dos Gigantes”. Se possível, grave um áudio com a leitura do texto. Desafie-os a modificar o gênero e o número do título, e pergunte se houve alteração no sentido do texto. Estipule um prazo de 1 a 2 dias para que eles enviem a resposta dessa atividade e utilize as orientações do slide original para apoiar sua devolutiva.

Desenvolvimento
Combine com os estudantes que você vai dividir o texto em trechos e que eles devem alterar o gênero e número. Envie o 1º parágrafo já com as alterações, disponível aqui, para servir de exemplo. Se for possível que os estudantes se comuniquem por telefone ou mensagem, sugira que façam duplas ou grupos para realizar essa atividade. No plano original, os estudantes devem marcar em vermelho as alterações de gênero e, em verde, as alterações de número. Seria possível manter essa consigna caso os estudantes copiem no caderno o trecho ou caso o documento enviado a eles seja editável.

Para apoiar sua devolutiva, observe as orientações do plano original e a resolução dos 5 primeiros parágrafos, disponível aqui.

Fechamento
Se for possível, combine com os estudantes uma videochamada para que compartilhem os trechos alterados e reflitam, com a sua mediação, sobre as respostas. Discutam sobre o fato da variação de gênero e número provocar mudança de sentidos, sobre o que acontece com o artigo em relação ao substantivo, e ao adjetivo em relação ao substantivo (é importante que vá ficando claro para os estudantes a classe à qual cada palavra pertence). Registrem possíveis conclusões sobre a atividade.

Caso não seja possível fazer a videochamada, faça uma devolutiva individual ou para os grupos sobre o material enviado, pontuando possíveis equívocos e aprofundando algumas das discussões. Depois, junte todas as partes do texto e envie à turma com uma devolutiva geral sobre a proposta.

Você pode utilizar as orientações que estão no Fechamento do plano original para apoiar sua fala e, se quiser, o cartaz de conclusões, disponível aqui.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar os estudantes na leitura do texto, bem como na viabilização de videochamadas e troca de mensagens entre os estudantes e com a professora. Esse movimento de troca auxilia a manutenção dos vínculos afetivos e possibilita o acompanhamento das aprendizagens por parte da professora.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata 


Código: LPO4_12ATS02

(EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas