Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp ou e-mail;
- Opcionais: aplicativos para conversão de texto em áudio (consulte as opções disponíveis aqui); Padlet (tutorial disponível aqui) ou Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie o link do texto por WhatsApp ou e-mail e grave um áudio com as orientações propostas no plano.
Para alunos que ainda não têm autonomia na leitura, grave um áudio lendo o texto ou utilize um aplicativo para convertê-lo em áudio, e envie ambos os links (texto e áudio) por WhatsApp ou e-mail. Nesse caso, envie separadamente o link para o áudio contendo as orientações e questionamentos sobre o texto.
Ao gravar o áudio com as orientações, procure articular as palavras com clareza e fazer uma breve pausa entre as perguntas, de forma a estimular a reflexão dos alunos.
Finalize as orientações com a solicitação do desenho (etapa Desenvolvimento).
Desenvolvimento
Ao solicitar a realização do desenho, combine um prazo para que as crianças fotografem e lhe enviem as imagens. Se necessário, solicite auxílio dos familiares para que a imagem seja registrada com boa definição.
Após receber o retorno dos alunos, organize as imagens em um mural no Padlet e envie, por WhatsApp, e-mail ou outro canal de comunicação, as orientações para que as crianças registrem suas percepções neste mural.
Você também pode copiar e colar as imagens em um documento do Google e enviar as orientações por escrito e por áudio através do WhatsApp.
Caso não seja possível, organize as imagens das crianças em grupos de 4 ou 6, fotografe e envie para a turma por WhatsApp com as orientações propostas no plano.
Na sequência, utilize um dos canais acima para enviar para a turma o link com o desenho real e as orientações com os questionamentos propostos no plano. Finalize esta etapa com um áudio contendo a definição do conteúdo e as orientações para a atividade de Fechamento.
Fechamento
Utilize o mural do Padlet ou o Google Docs para a criação da lista coletiva de descobertas.
Caso não seja possível, peça que as crianças registrem a lista coletiva em seu caderno, fotografem e lhe enviem.
Na sequência, grave um áudio com as intervenções propostas no plano e finalize com a solicitação de que as crianças postem ou lhe enviem as imagens do texto grifado.
No sentido de auxiliar a resolução desta última tarefa, o link com a sugestão do material complementar pode, inclusive, ser enviado junto com a solicitação da mesma.
Convite às famílias
O Ciências Hoje para Crianças é um site com conteúdos atraentes e acessíveis aos pequenos. Explorando o conteúdo do site junto com a criança, você pode procurar mais adjetivos de uma forma interessante e divertida!