15874
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Características do Urutau - Adjetivos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre adjetivos

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Alves Do Amaral

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar adjetivos e compreender sua função de atribuir propriedades aos substantivos.

Materiais necessários: Artigo de curiosidade (Ciência Hoje: link), fita adesiva, canetas coloridas, lápis, borracha, lápis de cor, papel sulfite, computador, datashow, internet.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em ilustrar o Urutau seguindo as características presentes no texto. Podem também confundir adjetivos com substantivos em algumas expressões presentes no texto lido.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 24 nov. 2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos sobre o tema da aula: Quem é o Urutau? Já ouviram falar nele? O que vocês acham que ele é?

Possivelmente os alunos dirão que não conhecem essa palavra e levantarão hipóteses do que pode ser: um animal, um personagem, uma pessoa, entre outras possibilidades. O importante é que eles ainda não saibam com certeza o que é o Urutau para que possam realizar as propostas da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Entregue aos alunos uma cópia do texto “Bom no disfarce e na cantoria” e proponha a leitura conjunta em voz alta.
  • Em seguida, proponha alguns questionamentos a turma.
  • Após a leitura do texto conseguimos dizer o que é um Urutau? (Espera-se que a resposta dos alunos seja afirmativa).
  • Que elementos do texto nos trazem essa informação? (Provavelmente os alunos dirão que na primeira frase do texto encontramos a resposta “O urutau é uma ave grande…”).
  • Se convidassem vocês a desenhar um Urutau, vocês conseguiriam? O texto nos ajuda a entender como ele é? (Provavelmente os alunos dirão que conseguiriam visto que o texto nos apresenta características desta ave).

Materiais complementares:

Fonte: MENINI, André. Bom no disfarce e na cantoria. 2018. Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Entregue aos alunos folhas de papel sulfite e convide-os a desenhar o Urutau. Eles poderão consultar o texto caso achem necessário buscar referências de como é essa ave (se possível, projete aos alunos a parte do texto em que constam as principais características do animal, para facilitar a procura da turma por suas características).
  • Delimite um tempo para a realização do desenho.
  • Após a finalização, coloque os desenhos na parede da sala, para que a turma possa compará-los. Espera-se que eles percebam as semelhanças e diferenças entre as produções e verbalizem-nas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a imagem real do Urutau disponível no site do Instituto Ciência Hoje e proponha aos alunos as seguintes reflexões:
  • Todos conseguiram representar um Urutau próximo a imagem real? (Pode ser que alguns alunos não tenham buscado as características no texto, assim seus desenhos estarão bem diversos do animal real)
  • Como poderíamos desenhá-lo sem nunca tê-lo visto antes? (Espera-se que os alunos digam que o texto trazia estas informações para o leitor, assim seguindo o texto chegaríamos perto da imagem real de um Urutau).
  • Vamos voltar ao texto para localizar como ele foi importante nesse processo de descoberta?
  • Leia novamente com os alunos os dois primeiros parágrafos do otexto e peça que eles destaquem no texto quais palavras foram fundamentais para o entendimento de como era fisicamente a ave (Acredita-se que aqui eles destacarão: Ave grande, olhos amarelos enormes, bico pequeno, boca muito larga, por exemplo).
  • Anote as palavras destacadas por eles no quadro ou grife-as no texto compartilhado. Pergunte à turma o que essas palavras têm em comum e se eles sabem que nome elas recebem. Possivelmente os alunos dirão que elas apresentam características do animal ou dizem como ele é fisicamente, pode ser que eles ainda não façam relação com o termo adjetivo.
  • Compartilhe com a turma, então, que essas palavras são os Adjetivos e que eles têm a função de caracterizar um substantivo, atribuindo-lhe uma qualidade, um aspecto ou um estado, sendo assim fundamentais na produção de textos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha que os alunos localizem outros adjetivos no texto e criem uma lista coletiva de descobertas.
  • Pode ser que os alunos tragam para a lista coletiva palavras que não são adjetivos como fechada, na frase “Mão fechada”. Explique para a turma que nesse caso fechada corresponde ao verbo fechar, embora faça às vezes de adjetivo. Ou na frase “Parece um tronco” em que tronco qualifica a forma como a ave fica, mas no texto é um substantivo, por estar acompanhado de um artigo (um).
  • Questione o grupo se dentro dos adjetivos localizados eles encontraram algum que poderia aparecer escrito de outro jeito ou se eles acham que os adjetivos não se transformam. Caso a resposta dos alunos seja negativa, peça que analisem alterações relacionadas ao gênero do substantivo que o acompanha, por exemplo, em Pequeno/Pequena ou Largo/Larga. Já adjetivos como Grande e Enorme, se mantém iguais mesmo acompanhados de gêneros diversos. Ainda refletindo sobre o adjetivo Grande, podemos perceber que dele podem derivar outras palavras como Grandeza, por exemplo.
  • Outra descoberta proposta ao grupo pode estar relacionada aos adjetivos pátrios, que nomeiam os substantivos de acordo com o local onde nascem ou vivem, como na frase “Uma das explicações dadas pelos indígenas brasileiros..., que deriva da expressão do Brasil.
  • Vá anotando as descobertas no quadro para que os alunos registrem em seus cadernos posteriormente.
  • Solicite que grifem no texto os adjetivos encontrados e copiem a lista em seu material de registro pessoal.

Material complementar: Assista com os alunos ao vídeo “O que são adjetivos?” para ampliar ainda mais as descobertas da turma. https://www.youtube.com/watch?v=TVk5QoO-res. Acesso em 29 de novembro de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar adjetivos e compreender sua função de atribuir propriedades aos substantivos.

Materiais necessários: Artigo de curiosidade (Ciência Hoje: link), fita adesiva, canetas coloridas, lápis, borracha, lápis de cor, papel sulfite, computador, datashow, internet.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em ilustrar o Urutau seguindo as características presentes no texto. Podem também confundir adjetivos com substantivos em algumas expressões presentes no texto lido.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 24 nov. 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos sobre o tema da aula: Quem é o Urutau? Já ouviram falar nele? O que vocês acham que ele é?

Possivelmente os alunos dirão que não conhecem essa palavra e levantarão hipóteses do que pode ser: um animal, um personagem, uma pessoa, entre outras possibilidades. O importante é que eles ainda não saibam com certeza o que é o Urutau para que possam realizar as propostas da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Entregue aos alunos uma cópia do texto “Bom no disfarce e na cantoria” e proponha a leitura conjunta em voz alta.
  • Em seguida, proponha alguns questionamentos a turma.
  • Após a leitura do texto conseguimos dizer o que é um Urutau? (Espera-se que a resposta dos alunos seja afirmativa).
  • Que elementos do texto nos trazem essa informação? (Provavelmente os alunos dirão que na primeira frase do texto encontramos a resposta “O urutau é uma ave grande…”).
  • Se convidassem vocês a desenhar um Urutau, vocês conseguiriam? O texto nos ajuda a entender como ele é? (Provavelmente os alunos dirão que conseguiriam visto que o texto nos apresenta características desta ave).

Materiais complementares:

Fonte: MENINI, André. Bom no disfarce e na cantoria. 2018. Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Entregue aos alunos folhas de papel sulfite e convide-os a desenhar o Urutau. Eles poderão consultar o texto caso achem necessário buscar referências de como é essa ave (se possível, projete aos alunos a parte do texto em que constam as principais características do animal, para facilitar a procura da turma por suas características).
  • Delimite um tempo para a realização do desenho.
  • Após a finalização, coloque os desenhos na parede da sala, para que a turma possa compará-los. Espera-se que eles percebam as semelhanças e diferenças entre as produções e verbalizem-nas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a imagem real do Urutau disponível no site do Instituto Ciência Hoje e proponha aos alunos as seguintes reflexões:
  • Todos conseguiram representar um Urutau próximo a imagem real? (Pode ser que alguns alunos não tenham buscado as características no texto, assim seus desenhos estarão bem diversos do animal real)
  • Como poderíamos desenhá-lo sem nunca tê-lo visto antes? (Espera-se que os alunos digam que o texto trazia estas informações para o leitor, assim seguindo o texto chegaríamos perto da imagem real de um Urutau).
  • Vamos voltar ao texto para localizar como ele foi importante nesse processo de descoberta?
  • Leia novamente com os alunos os dois primeiros parágrafos do otexto e peça que eles destaquem no texto quais palavras foram fundamentais para o entendimento de como era fisicamente a ave (Acredita-se que aqui eles destacarão: Ave grande, olhos amarelos enormes, bico pequeno, boca muito larga, por exemplo).
  • Anote as palavras destacadas por eles no quadro ou grife-as no texto compartilhado. Pergunte à turma o que essas palavras têm em comum e se eles sabem que nome elas recebem. Possivelmente os alunos dirão que elas apresentam características do animal ou dizem como ele é fisicamente, pode ser que eles ainda não façam relação com o termo adjetivo.
  • Compartilhe com a turma, então, que essas palavras são os Adjetivos e que eles têm a função de caracterizar um substantivo, atribuindo-lhe uma qualidade, um aspecto ou um estado, sendo assim fundamentais na produção de textos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha que os alunos localizem outros adjetivos no texto e criem uma lista coletiva de descobertas.
  • Pode ser que os alunos tragam para a lista coletiva palavras que não são adjetivos como fechada, na frase “Mão fechada”. Explique para a turma que nesse caso fechada corresponde ao verbo fechar, embora faça às vezes de adjetivo. Ou na frase “Parece um tronco” em que tronco qualifica a forma como a ave fica, mas no texto é um substantivo, por estar acompanhado de um artigo (um).
  • Questione o grupo se dentro dos adjetivos localizados eles encontraram algum que poderia aparecer escrito de outro jeito ou se eles acham que os adjetivos não se transformam. Caso a resposta dos alunos seja negativa, peça que analisem alterações relacionadas ao gênero do substantivo que o acompanha, por exemplo, em Pequeno/Pequena ou Largo/Larga. Já adjetivos como Grande e Enorme, se mantém iguais mesmo acompanhados de gêneros diversos. Ainda refletindo sobre o adjetivo Grande, podemos perceber que dele podem derivar outras palavras como Grandeza, por exemplo.
  • Outra descoberta proposta ao grupo pode estar relacionada aos adjetivos pátrios, que nomeiam os substantivos de acordo com o local onde nascem ou vivem, como na frase “Uma das explicações dadas pelos indígenas brasileiros..., que deriva da expressão do Brasil.
  • Vá anotando as descobertas no quadro para que os alunos registrem em seus cadernos posteriormente.
  • Solicite que grifem no texto os adjetivos encontrados e copiem a lista em seu material de registro pessoal.

Material complementar: Assista com os alunos ao vídeo “O que são adjetivos?” para ampliar ainda mais as descobertas da turma. https://www.youtube.com/watch?v=TVk5QoO-res. Acesso em 29 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano :

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano