Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar adjetivos e compreender sua função de atribuir propriedades aos substantivos.
Materiais necessários: Artigo de curiosidade (Ciência Hoje: link), fita adesiva, canetas coloridas, lápis, borracha, lápis de cor, papel sulfite, computador, datashow, internet.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em ilustrar o Urutau seguindo as características presentes no texto. Podem também confundir adjetivos com substantivos em algumas expressões presentes no texto lido.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 24 nov. 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos sobre o tema da aula: Quem é o Urutau? Já ouviram falar nele? O que vocês acham que ele é?
Possivelmente os alunos dirão que não conhecem essa palavra e levantarão hipóteses do que pode ser: um animal, um personagem, uma pessoa, entre outras possibilidades. O importante é que eles ainda não saibam com certeza o que é o Urutau para que possam realizar as propostas da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Entregue aos alunos uma cópia do texto “Bom no disfarce e na cantoria” e proponha a leitura conjunta em voz alta.
- Em seguida, proponha alguns questionamentos a turma.
- Após a leitura do texto conseguimos dizer o que é um Urutau? (Espera-se que a resposta dos alunos seja afirmativa).
- Que elementos do texto nos trazem essa informação? (Provavelmente os alunos dirão que na primeira frase do texto encontramos a resposta “O urutau é uma ave grande…”).
- Se convidassem vocês a desenhar um Urutau, vocês conseguiriam? O texto nos ajuda a entender como ele é? (Provavelmente os alunos dirão que conseguiriam visto que o texto nos apresenta características desta ave).
Materiais complementares:
Fonte: MENINI, André. Bom no disfarce e na cantoria. 2018. Disponível em:
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Entregue aos alunos folhas de papel sulfite e convide-os a desenhar o Urutau. Eles poderão consultar o texto caso achem necessário buscar referências de como é essa ave (se possível, projete aos alunos a parte do texto em que constam as principais características do animal, para facilitar a procura da turma por suas características).
- Delimite um tempo para a realização do desenho.
- Após a finalização, coloque os desenhos na parede da sala, para que a turma possa compará-los. Espera-se que eles percebam as semelhanças e diferenças entre as produções e verbalizem-nas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a imagem real do Urutau disponível no site do Instituto Ciência Hoje e proponha aos alunos as seguintes reflexões:
- Todos conseguiram representar um Urutau próximo a imagem real? (Pode ser que alguns alunos não tenham buscado as características no texto, assim seus desenhos estarão bem diversos do animal real)
- Como poderíamos desenhá-lo sem nunca tê-lo visto antes? (Espera-se que os alunos digam que o texto trazia estas informações para o leitor, assim seguindo o texto chegaríamos perto da imagem real de um Urutau).
- Vamos voltar ao texto para localizar como ele foi importante nesse processo de descoberta?
- Leia novamente com os alunos os dois primeiros parágrafos do o texto e peça que eles destaquem no texto quais palavras foram fundamentais para o entendimento de como era fisicamente a ave (Acredita-se que aqui eles destacarão: Ave grande, olhos amarelos enormes, bico pequeno, boca muito larga, por exemplo).
- Anote as palavras destacadas por eles no quadro ou grife-as no texto compartilhado. Pergunte à turma o que essas palavras têm em comum e se eles sabem que nome elas recebem. Possivelmente os alunos dirão que elas apresentam características do animal ou dizem como ele é fisicamente, pode ser que eles ainda não façam relação com o termo adjetivo.
- Compartilhe com a turma, então, que essas palavras são os Adjetivos e que eles têm a função de caracterizar um substantivo, atribuindo-lhe uma qualidade, um aspecto ou um estado, sendo assim fundamentais na produção de textos.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Proponha que os alunos localizem outros adjetivos no texto e criem uma lista coletiva de descobertas.
- Pode ser que os alunos tragam para a lista coletiva palavras que não são adjetivos como fechada, na frase “Mão fechada”. Explique para a turma que nesse caso fechada corresponde ao verbo fechar, embora faça às vezes de adjetivo. Ou na frase “Parece um tronco” em que tronco qualifica a forma como a ave fica, mas no texto é um substantivo, por estar acompanhado de um artigo (um).
- Questione o grupo se dentro dos adjetivos localizados eles encontraram algum que poderia aparecer escrito de outro jeito ou se eles acham que os adjetivos não se transformam. Caso a resposta dos alunos seja negativa, peça que analisem alterações relacionadas ao gênero do substantivo que o acompanha, por exemplo, em Pequeno/Pequena ou Largo/Larga. Já adjetivos como Grande e Enorme, se mantém iguais mesmo acompanhados de gêneros diversos. Ainda refletindo sobre o adjetivo Grande, podemos perceber que dele podem derivar outras palavras como Grandeza, por exemplo.
- Outra descoberta proposta ao grupo pode estar relacionada aos adjetivos pátrios, que nomeiam os substantivos de acordo com o local onde nascem ou vivem, como na frase “Uma das explicações dadas pelos indígenas brasileiros...”, que deriva da expressão do Brasil.
- Vá anotando as descobertas no quadro para que os alunos registrem em seus cadernos posteriormente.
- Solicite que grifem no texto os adjetivos encontrados e copiem a lista em seu material de registro pessoal.
Material complementar: Assista com os alunos ao vídeo “O que são adjetivos?” para ampliar ainda mais as descobertas da turma. https://www.youtube.com/watch?v=TVk5QoO-res. Acesso em 29 de novembro de 2018.