15672
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Produção de um conto: estabelecendo relações de regência entre verbos que exigem preposição.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Produção de um conto: estabelecendo relações de regência entre verbos que exigem preposição.

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como é feita a regência verbal (com o uso das preposições) em construções variadas de um texto do gênero conto.

Materiais necessários: Papéis avulsos, caneta.

Dificuldades antecipadas: os alunos poderão ter dificuldade em produzir um texto do gênero conto.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Raquel; BEZERRA, M. Auxiliadora (orgs). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. pp. 19-36

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SILVA, Silvana. Enunciação e sintaxe: uma abordagem das preposições em português. Dissertação (Mestrado em teorias do texto e do discurso), UFRS: Porto Alegre, 2015. 182f. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5317/000468523.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 07 nov. 2018.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, pp. 39-79. 2007. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127. Acesso em: 4 jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: você já pensou em ser autor de um conto de fadas? Se fosse escrever uma história, qual seria o tema?
  • Converse com os alunos rapidamente sobre o gênero conto de fadas ser um conto de teor fantástico, não necessariamente precisar ter a presença da fada mas sim a presença do maravilhoso (estranhamento) e a respeito do ensinamento moral impresso nesse conto.
  • Pode-se explorar rapidamente que elementos maravilhosos há em outros contos de fadas para os alunos perceberem melhor essa característica peculiar deste gênero.
  • O intuito é que os alunos se sintam a vontade para expor suas intenções de produção de texto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos observem essa imagem e pergunte: você conhece esse conto de fadas? Espera-se que os alunos reconheçam a história de João e Maria.
  • Pergunte se algum dos alunos poderia fazer um breve resumo dessa história para a turma. Caso nenhum aluno se disponibilize, você pode fazê-lo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em duplas. Essa divisão em duplas é importante, pois os alunos aprenderão de forma colaborativa.
  • Solicite que produzam um final diferente para o conto João e Maria.
  • Indique que realizem nas orações do texto uma coerente regência entre os verbos e as preposições.
  • Em seguida, solicite que cada dupla compartilhe seu final com os colegas.
  • Peça que as duplas grifem as preposições utilizadas pelos colegas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que as duplas leiam os textos de outras duplas para os outros.
  • Indique que eles apresentem as relações de regência entre verbo e preposições utilizadas por eles.
  • Faça uma tabela no quadro para que a turma visualize as relações.
  • Por uma visão linguística, é interessante esclarecer ao aluno que há a norma-padrão e ela deve ser seguida nesse tipo de atividade. Não seria a forma correta, mas a adequada por conta da proposta da atividade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como é feita a regência verbal (com o uso das preposições) em construções variadas de um texto do gênero conto.

Materiais necessários: Papéis avulsos, caneta.

Dificuldades antecipadas: os alunos poderão ter dificuldade em produzir um texto do gênero conto.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Raquel; BEZERRA, M. Auxiliadora (orgs). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. pp. 19-36

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SILVA, Silvana. Enunciação e sintaxe: uma abordagem das preposições em português. Dissertação (Mestrado em teorias do texto e do discurso), UFRS: Porto Alegre, 2015. 182f. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5317/000468523.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 07 nov. 2018.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, pp. 39-79. 2007. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127. Acesso em: 4 jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: você já pensou em ser autor de um conto de fadas? Se fosse escrever uma história, qual seria o tema?
  • Converse com os alunos rapidamente sobre o gênero conto de fadas ser um conto de teor fantástico, não necessariamente precisar ter a presença da fada mas sim a presença do maravilhoso (estranhamento) e a respeito do ensinamento moral impresso nesse conto.
  • Pode-se explorar rapidamente que elementos maravilhosos há em outros contos de fadas para os alunos perceberem melhor essa característica peculiar deste gênero.
  • O intuito é que os alunos se sintam a vontade para expor suas intenções de produção de texto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos observem essa imagem e pergunte: você conhece esse conto de fadas? Espera-se que os alunos reconheçam a história de João e Maria.
  • Pergunte se algum dos alunos poderia fazer um breve resumo dessa história para a turma. Caso nenhum aluno se disponibilize, você pode fazê-lo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em duplas. Essa divisão em duplas é importante, pois os alunos aprenderão de forma colaborativa.
  • Solicite que produzam um final diferente para o conto João e Maria.
  • Indique que realizem nas orações do texto uma coerente regência entre os verbos e as preposições.
  • Em seguida, solicite que cada dupla compartilhe seu final com os colegas.
  • Peça que as duplas grifem as preposições utilizadas pelos colegas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que as duplas leiam os textos de outras duplas para os outros.
  • Indique que eles apresentem as relações de regência entre verbo e preposições utilizadas por eles.
  • Faça uma tabela no quadro para que a turma visualize as relações.
  • Por uma visão linguística, é interessante esclarecer ao aluno que há a norma-padrão e ela deve ser seguida nesse tipo de atividade. Não seria a forma correta, mas a adequada por conta da proposta da atividade.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano