Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail; um impresso das atividades por aluno das atividades, disponibilizados na escola para as famílias retirarem ou enviados digitalmente para que imprimam, se possível.
- Opcionais: canais para aula ou reunião online, como Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui) ou Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie uma mensagem de áudio pelo WhatsApp, dirigida às crianças e às famílias, compartilhando que vamos brincar de rimar. Siga as orientações do slide de introdução do plano de aula.
Se possível, utilize um dos canais online com grupos reduzidos de alunos (10 de cada vez); não havendo essa possibilidade, crie pequenos grupos no WhatsApp, com 4 ou 5 crianças no máximo. Considere as hipóteses de escrita e afinidades para criar os grupinhos. A comunicação no WhatsApp será feita através de áudios.
Desenvolvimento
Considere as observações e efetue algumas das orientações do slide de desenvolvimento do plano de aula.
Selecione apenas algumas das intervenções propostas, tendo em vista que a duração de aulas não presenciais (remotas) deve ser muito menor do que aulas presenciais. Recomendamos que seja, no máximo, apenas 25% do tempo da sala de aula.
Fechamento
Oriente os alunos a fazerem a atividade final como tarefa.
Considerando a situação remota de ensino e aprendizagem, o fechamento desta aula ocorrerá após sua orientação; porém, as crianças efetuarão a(s) atividade(s) autonomamente, sem o seu acompanhamento.
Será interessante marcar um prazo para que entreguem a tarefa. Você pode solicitar que fotografem a atividade e a enviem por WhatsApp apenas a você.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a acompanhar a criança durante a atividade, mas é preciso que você efetue orientações com o intuito de assegurar o protagonismo do aluno e o respeito ao processo de alfabetização de cada um.
Sugestão Enviada Por: Helena Cristina Cruz Ruiz
Código: LPO1_15ATS02
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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