15518
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Rodas de leitura

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre rodas de leitura

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jéssica Tayrine Gomes De Melo Bezerra

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como Whatsapp ou e-mail) para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo aqui).

Introdução
Diga aos alunos que a proposta da aula é realizar uma roda de leitura, levando em consideração a realidade do isolamento social. Em um vídeo, explique o que é uma roda de leitura e dê exemplos aos alunos (faça o movimento sugerido no plano de aula: a partir de uma resenha, apresente um livro e comente sobre ele, os temas sociais e como foi a leitura).

Conte, nesse mesmo vídeo, a história de um livro que te marcou e apresente a capa. Peça, ao final do vídeo, para os alunos pesquisarem as narrativas (se puder, indique algumas obras de domínio público), lerem e fazerem as anotações sobre o texto, de acordo com as orientações do plano de aula. Defina um prazo para essa atividade e acompanhe-os, auxiliando e sugerindo resenhas e narrativas. Oriente-os a gravarem as apresentações.

Desenvolvimento
Peça para que os alunos postem os vídeos em um Mural do Padlet (ou, se preferir, faça também um momento síncrono via Zoom ou Meets, para eles fazerem a roda em tempo real e com a participação de todos). Solicite que todos vejam os vídeos dos colegas e deixem comentários. Peça para que os comentários sejam postados no próprio Padlet.

Fechamento
Depois desse processo, solicite que os alunos (por áudio ou por escrito) escrevam o que acharam da experiência, respondendo às perguntas:
- Dos livros apresentados, qual chamou mais a atenção? Por quê?
- De que maneira a crítica social presente no texto sensibilizou você?
- Qual dos livros indicados vocês ficaram com vontade de ler? Por quê?

Peça para que compartilhem essas impressões (sugestão: pasta no Google Drive ou por Whatsapp). Se possível, crie um blog literário com as respostas dos alunos.

Convite às famílias
Incentive as famílias e os demais professores a entrarem no Mural e assistirem aos vídeos, comentarem e incentivarem os alunos.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO7_01ATP01

(EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas