15518
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Rodas de leitura

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre rodas de leitura

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jéssica Tayrine Gomes De Melo Bezerra

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nesta atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura como compartilhamento de ideias, valorizando o sujeito-leitor participativo. Para isso, os recursos tecnológicos e de acesso público de textos são meios a ser utilizados: contações compartilhadas, fanpages, fanclipes, podcasts, booktubers. O foco para o 7º ano do Ensino Fundamental é destacar que os livros mudam as pessoas por meio do estímulo da criatividade, da empatia e do senso crítico. O objetivo é consolidar a formação do leitor-literário em direção ao leitor-fruidor, que percebe a dimensão humanizadora e transformadora da literatura, desenvolvendo senso estético e vislumbrando sua potência para o exercício da empatia e do diálogo com a diversidade de crenças, valores e comportamentos. Os gêneros frequentados são causos, contos (de amor, de humor, de terror, de ficção científica etc.), contos contemporâneos, contos populares, cordel, crônicas, poemas.

Justificativa: A Roda de Leitura pretende contribuir para ampliar o repertório literário, bem contribuir para a formação de um sujeito leitor participativo, mobilizando os alunos a atuarem como mediadores de suas próprias leituras. Para responder a esses propósitos, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo os textos como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. O destaque deste ciclo é a formação de comunidades leitoras, o compartilhamento de ideias por meio da leitura e a troca de informações tendo como base os objetos da cultura juvenil.

Materiais necessários: Seleção do acervo de livros a ser compartilhado na atividade previamente.

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decodificar e compreender o texto. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada.

Referências sobre o assunto:

BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem PLETSCH, M. D. & RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFFRJ, 2010 (p. 59 -66).

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno deformação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101-108. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação: Professor, para sua própria exposição, para estimular os alunos, selecione um livro e conte para a turma como e por que a obra modificou sua vida.

Informe aos estudantes que escolham um livro que pode servir de inspiração para uma mudança de pensamentos, gostos, interesses e atitudes, relacionando elementos textuais com a própria vida e com a sociedade na qual estão inseridos.

  • As obras podem ser selecionadas na biblioteca escolar ou pública, na internet, emprestadas de colegas ou familiares.

Introdução

  • Por meio do disparador presente no slide: “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”, de Mario Quintana, comente com os alunos sobre a leitura enquanto atividade que desenvolve a criticidade e a reflexão sobre o mundo, sobre os outros e sobre si mesmo. A literatura apresenta uma dimensão humanizadora e transformadora que tem potência para levá-los ao exercício da empatia e do diálogo com a diversidade de crenças, valores e comportamentos.
  • Inicie a paráfrase do livro que você escolheu indicando como esta leitura mudou você com base em reflexões sobre as características e ações das personagens, de situações reais ou fictícias que poderiam ou não ter acontecido com você, de alegorias com fatos históricos, políticos e sociais.
  • Indique que os estudantes selecionem obras que podem ser utilizadas como agentes de mudança e se organizem na roda para realizar a leitura.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Preparação: O professor e os estudantes permanecem em círculo ou semicírculo durante a leitura e compartilhamento das impressões sobre a obra lida.
Para obras de maior extensão, pode-se focalizar um capítulo.

Desenvolvimento:

  • Comece despertando as reflexões com base no questionamento do slide: O que este livro mudou em você e como ele pode mudar o outro?
  • Encaminhe as discussões, indicando que os alunos focalizem elementos como:
  • Este livro retrata a realidade de...
  • A proposta de mudança abordada no livro é ...
  • Este livro mudou minha vida porque…
  • O trecho de que mais gostei foi...
  • Esta leitura me despertou um sentimento de... quando…
  • Estimule ações de curadoria, recomendando que os estudantes realizem indicações do livro lido para os outros estudantes da turma.

Por meio destas atribuições de sentidos do texto, é possível que o diálogo aproxime os leitores uns dos outros com a troca de experiências de vida, ampliando o prazer e a emoção diante da obras literárias e a responsabilidade humana de ser e agir no mundo.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação: Nesta etapa, os estudantes devem registrar as impressões das obras lidas para transpor no blog literário. Eles também podem anotar o registro diretamente no blog por meio de computador (laboratório de informática) ou celular.

  • Permita que este seja um momento propício para trabalhar atividades em grupo e o protagonismo dos alunos desde o planejamento, busca de informações, até a realização final da proposta.

Na produção do blog, os estudantes precisam planejar o melhor layout, observando cores, tipos de letra...

Caso o uso do blog não seja possível, estabeleça o uso do diário de leitura para registro escrito das impressões de leitura, que pode ser desenvolvido com o uso de uma agenda ou caderno.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

Nesta variação, os estudantes podem realizar gravações das obras literárias lidas e publicá-las no blog literário. Esta também é uma forma de auxiliar a acessibilidade de textos por pessoas com deficiência visual.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

Nesta variação, o foco é selecionar as obras literárias a ser lidas com base em temáticas e gêneros textuais.

Por exemplo, pode-se organizar a leitura de contos de mistério e terror e aproveitar o mês do Halloween (outubro) para adentrar na atmosfera lúdica do obscuro, fantástico e sobrenatural.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

Nesta variação, o foco é levar os estudantes do 7º ano a contar histórias para as outras turmas da escola ou preparar contações de histórias em locais públicos como praças e parques, ultrapassando os limites da sala sala de aula.

Como a leitura pública é uma atividade que exige preparação, dê aos estudantes as seguintes recomendações prévias:

  • Leia o texto em voz alta muitas vezes, sozinho e acompanhado.
  • Grave sua leitura e ouça a gravação para conhecer sua própria voz e fazer ajustes quando necessário.

Para o momento da leitura pública, recomende que o estudante:

  • Arrume o local: o melhor formato é semicírculo para que todos estejam ao alcance dos seus olhos e da sua voz.
  • Acomode-se de maneira confortável.
  • Mantenha a calma.
  • Controle a respiração.
  • Ajuste a voz para não ficar cansado(a) e poder modular (velocidade, altura e volume) com facilidade.
  • Se possível, imprimir o texto com letra maior, mas colocar a folha dentro do livro para ficar visualmente mais bonito e interessante;

No site <http://www.ecofuturo.org.br/wp-content/uploads/2016/11/f1bc38a7b9447c07f730b8f312d9c29f2c957ca5.pdf> há um roteito para leitura pública com diversas indicações para esta atividade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nesta atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura como compartilhamento de ideias, valorizando o sujeito-leitor participativo. Para isso, os recursos tecnológicos e de acesso público de textos são meios a ser utilizados: contações compartilhadas, fanpages, fanclipes, podcasts, booktubers. O foco para o 7º ano do Ensino Fundamental é destacar que os livros mudam as pessoas por meio do estímulo da criatividade, da empatia e do senso crítico. O objetivo é consolidar a formação do leitor-literário em direção ao leitor-fruidor, que percebe a dimensão humanizadora e transformadora da literatura, desenvolvendo senso estético e vislumbrando sua potência para o exercício da empatia e do diálogo com a diversidade de crenças, valores e comportamentos. Os gêneros frequentados são causos, contos (de amor, de humor, de terror, de ficção científica etc.), contos contemporâneos, contos populares, cordel, crônicas, poemas.

Justificativa: A Roda de Leitura pretende contribuir para ampliar o repertório literário, bem contribuir para a formação de um sujeito leitor participativo, mobilizando os alunos a atuarem como mediadores de suas próprias leituras. Para responder a esses propósitos, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo os textos como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. O destaque deste ciclo é a formação de comunidades leitoras, o compartilhamento de ideias por meio da leitura e a troca de informações tendo como base os objetos da cultura juvenil.

Materiais necessários: Seleção do acervo de livros a ser compartilhado na atividade previamente.

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decodificar e compreender o texto. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada.

Referências sobre o assunto:

BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem PLETSCH, M. D. & RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFFRJ, 2010 (p. 59 -66).

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno deformação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101-108. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação: Professor, para sua própria exposição, para estimular os alunos, selecione um livro e conte para a turma como e por que a obra modificou sua vida.

Informe aos estudantes que escolham um livro que pode servir de inspiração para uma mudança de pensamentos, gostos, interesses e atitudes, relacionando elementos textuais com a própria vida e com a sociedade na qual estão inseridos.

  • As obras podem ser selecionadas na biblioteca escolar ou pública, na internet, emprestadas de colegas ou familiares.

Introdução

  • Por meio do disparador presente no slide: “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”, de Mario Quintana, comente com os alunos sobre a leitura enquanto atividade que desenvolve a criticidade e a reflexão sobre o mundo, sobre os outros e sobre si mesmo. A literatura apresenta uma dimensão humanizadora e transformadora que tem potência para levá-los ao exercício da empatia e do diálogo com a diversidade de crenças, valores e comportamentos.
  • Inicie a paráfrase do livro que você escolheu indicando como esta leitura mudou você com base em reflexões sobre as características e ações das personagens, de situações reais ou fictícias que poderiam ou não ter acontecido com você, de alegorias com fatos históricos, políticos e sociais.
  • Indique que os estudantes selecionem obras que podem ser utilizadas como agentes de mudança e se organizem na roda para realizar a leitura.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Preparação: O professor e os estudantes permanecem em círculo ou semicírculo durante a leitura e compartilhamento das impressões sobre a obra lida.
Para obras de maior extensão, pode-se focalizar um capítulo.

Desenvolvimento:

  • Comece despertando as reflexões com base no questionamento do slide: O que este livro mudou em você e como ele pode mudar o outro?
  • Encaminhe as discussões, indicando que os alunos focalizem elementos como:
  • Este livro retrata a realidade de...
  • A proposta de mudança abordada no livro é ...
  • Este livro mudou minha vida porque…
  • O trecho de que mais gostei foi...
  • Esta leitura me despertou um sentimento de... quando…
  • Estimule ações de curadoria, recomendando que os estudantes realizem indicações do livro lido para os outros estudantes da turma.

Por meio destas atribuições de sentidos do texto, é possível que o diálogo aproxime os leitores uns dos outros com a troca de experiências de vida, ampliando o prazer e a emoção diante da obras literárias e a responsabilidade humana de ser e agir no mundo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação: Nesta etapa, os estudantes devem registrar as impressões das obras lidas para transpor no blog literário. Eles também podem anotar o registro diretamente no blog por meio de computador (laboratório de informática) ou celular.

  • Permita que este seja um momento propício para trabalhar atividades em grupo e o protagonismo dos alunos desde o planejamento, busca de informações, até a realização final da proposta.

Na produção do blog, os estudantes precisam planejar o melhor layout, observando cores, tipos de letra...

Caso o uso do blog não seja possível, estabeleça o uso do diário de leitura para registro escrito das impressões de leitura, que pode ser desenvolvido com o uso de uma agenda ou caderno.

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

Nesta variação, os estudantes podem realizar gravações das obras literárias lidas e publicá-las no blog literário. Esta também é uma forma de auxiliar a acessibilidade de textos por pessoas com deficiência visual.

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

Nesta variação, o foco é selecionar as obras literárias a ser lidas com base em temáticas e gêneros textuais.

Por exemplo, pode-se organizar a leitura de contos de mistério e terror e aproveitar o mês do Halloween (outubro) para adentrar na atmosfera lúdica do obscuro, fantástico e sobrenatural.

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

Nesta variação, o foco é levar os estudantes do 7º ano a contar histórias para as outras turmas da escola ou preparar contações de histórias em locais públicos como praças e parques, ultrapassando os limites da sala sala de aula.

Como a leitura pública é uma atividade que exige preparação, dê aos estudantes as seguintes recomendações prévias:

  • Leia o texto em voz alta muitas vezes, sozinho e acompanhado.
  • Grave sua leitura e ouça a gravação para conhecer sua própria voz e fazer ajustes quando necessário.

Para o momento da leitura pública, recomende que o estudante:

  • Arrume o local: o melhor formato é semicírculo para que todos estejam ao alcance dos seus olhos e da sua voz.
  • Acomode-se de maneira confortável.
  • Mantenha a calma.
  • Controle a respiração.
  • Ajuste a voz para não ficar cansado(a) e poder modular (velocidade, altura e volume) com facilidade.
  • Se possível, imprimir o texto com letra maior, mas colocar a folha dentro do livro para ficar visualmente mais bonito e interessante;

No site <http://www.ecofuturo.org.br/wp-content/uploads/2016/11/f1bc38a7b9447c07f730b8f312d9c29f2c957ca5.pdf> há um roteito para leitura pública com diversas indicações para esta atividade.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP46 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP53 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano