Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é aplicar os saberes construídos sobre a função e as formas dos verbos.
Materiais necessários: Cópias dos textos “Banho de lua”, “Bom rapaz”, “Três, Três passará” e “Infância”
Dificuldades antecipadas: Conseguir aplicar os conhecimentos construídos sobre a função e as formas verbais.
Referências sobre o assunto:
MAZZAROTTO, Luiz Fernando, LEDO, Teresinha de Oliveira, CAMARGO, Davi Dias. Nova Redação Gramática & Literatura: Aprenda a elaborar textos claros, objetivos e eficientes. 2.ed. São Paulo, 2009.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1. Inicie a aula ressaltando a importância dos verbos nas situações sociocomunicativas. O verbo é uma unidade de significado importante em torno da qual outras informações lexicais se agregam. Além disso, tomando em consideração os atos de fala relacionados com as funções verbais, destacam-se, na própria forma verbal: o fato em si (informação lexical); o tempo (quando se realiza o fato); o número (quantas pessoas realizam o fato) , quem realiza (a pessoa (s). Relembrar com os alunos esse conhecimentos retomando o estudo sobre as formas e as funções verbais em situações comunicativas.
2. Separe a turma em duplas.
3. Entregue a cada dupla cópias dos textos “Banho de lua”, “Bom rapaz”, “Três, Três passará”, “Infância”, e, a partir deles, você deverá apresentar algumas informações verdadeiras e falsas sobre as funções e formas dos verbos.
4. Explique que as duplas precisarão encontrar os sete erros relacionados aos verbos nas informações contidas abaixo dos textos.
5. Avise que ganhará a dupla que primeiro encontrar as informações falsas sobre o tema da aula.
Materiais complementares:
Essa atividade pode ser encontrada em: Atividade.
A resolução da atividade pode ser encontrada em: Resolução.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Inicie o desenvolvimento da aula realizando o jogo:
- Dê um tempo para que as duplas leiam os textos e, posteriormente, encontrem as informações falsas sobre os mesmos. (é bom que os alunos reflitam, na prática, sobre a função e formas dos verbos).
- Após essa atividade, faça as seguintes perguntas:
A. Sobre o texto 1
I. Pergunte sobre o tempo verbal que prevalece no texto. Como foi possível identificá-lo no texto? Espera-se que os alunos percebam que os verbos permitem identificar que a ação ocorre no exato momento em que os fatos acontecem.)
II. Quem pratica a ação dos dois primeiros versos “Tomo banho de lua/ fico branco como a neve”? O sujeito está explícito ou implícito no verbo? (Embora não esteja explícito na oração, é possível identificar o sujeito “eu” pela desinência verbal);
B. Sobre o texto 2
I. Pergunte sobre o tempo verbal que prevalece no texto. Como foi possível identificá-lo? (espera-se que os alunos percebam que a ação teve início e fim no passado, ou seja, no pretérito perfeito)
II. Quem pratica a ação dos cinco primeiros versos “Parece que eu sabia/ que hoje era o dia/ de tudo terminar/ pois logo notei/ quando telefonei”? O sujeito está explícito ou implícito? (espera-se que o aluno identifique que o sujeito da oração é “eu” e encontra-se no primeiro verso, portanto, explícito)
lll - Localize o verbo terminar no texto 2. Quantas pessoas praticaram a ação expressa pelo verbo? (espera-se que o aluno possa identificar que existem 2 pessoas praticando a ação “eu e “você”, sujeito “nós”.
C. Sobre o texto 3
I. Pergunte sobre o tempo verbal que prevalece no texto. Como foi possível identificá-lo? (o tempo verbal está no futuro e foi possível identificá-lo por meio dos verbos)
D. Sobre o texto 4
I. Pergunte sobre o tempo verbal que prevalece no texto. Como foi possível essa identificação? (espera-se que o aluno identifique que os verbos desse texto remete a ações habituais no passado, portanto pretérito imperfeito).
II. Quais sujeitos praticam a ação da primeira estrofe descrita abaixo? Marque a letra correspondente.
a) Meu pai montava a cavalo, ia para o campo. (meu pai)
b) Minha mãe ficava sentada cosendo. (minha irmã)
c) Meu irmão pequeno dormia. (meu Irmão)
d) Quem pratica a ação de ler a história de Robinson Crusoé? (eu)
e) Há várias ações nessa estrofe. Elas ocorrem ao mesmo tempo? (Sim, espera-se que o aluno perceba a repetição dos mesmos acontecimentos de uma pacata vida doméstica).
FONTE:
Texto 1: Fonte: CAMPELO, Cely. Banho de lua. In: Ana Rosa Abreu (Org.). Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas;. Brasília: Fundescola/sefmec,, 2000. 64 p. Versão de: Fred Jorge.
Texto 2: CARDOSO, Wanderley, Bom rapaz. In: Ana Rosa Abreu (Org.). Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas;. Brasília: Fundescola/sefmec,, 2000. 64 p.
Texto 3: Cantiga de roda. In: Ana Rosa Abreu (Org.). Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas;. Brasília: Fundescola/sefmec,, 2000. 64 p.
Texto 4: ANDRADE, Carlos Drummond de Andrade. In: Ana Rosa Abreu (Org.). Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas;. Brasília: Fundescola/sefmec,, 2000. 64 p.