15517
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Os verbos nas situações sociocomunicativas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre verbos em situações sociocomunicativas

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaíse Silva Paim

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é aplicar os saberes construídos sobre a função e as formas dos verbos.

Materiais necessários: Cópias dos textos “Banho de lua”, “Bom rapaz”, “Três, Três passará” e “Infância”

Dificuldades antecipadas: Conseguir aplicar os conhecimentos construídos sobre a função e as formas verbais.

Referências sobre o assunto:

MAZZAROTTO, Luiz Fernando, LEDO, Teresinha de Oliveira, CAMARGO, Davi Dias. Nova Redação Gramática & Literatura: Aprenda a elaborar textos claros, objetivos e eficientes. 2.ed. São Paulo, 2009.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Inicie a aula ressaltando a importância dos verbos nas situações sociocomunicativas. O verbo é uma unidade de significado importante em torno da qual outras informações lexicais se agregam. Além disso, tomando em consideração os atos de fala relacionados com as funções verbais, destacam-se, na própria forma verbal: o fato em si (informação lexical); o tempo (quando se realiza o fato); o número (quantas pessoas realizam o fato) , quem realiza (a pessoa (s). Relembrar com os alunos esse conhecimentos retomando o estudo sobre as formas e as funções verbais em situações comunicativas.

2. Separe a turma em duplas.

3. Entregue a cada dupla cópias dos textos “Banho de lua”, “Bom rapaz”, “Três, Três passará”, “Infância”, e, a partir deles, você deverá apresentar algumas informações verdadeiras e falsas sobre as funções e formas dos verbos.

4. Explique que as duplas precisarão encontrar os sete erros relacionados aos verbos nas informações contidas abaixo dos textos.

5. Avise que ganhará a dupla que primeiro encontrar as informações falsas sobre o tema da aula.

Materiais complementares:

Essa atividade pode ser encontrada em: Atividade.

A resolução da atividade pode ser encontrada em: Resolução.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Inicie o desenvolvimento da aula realizando o jogo:
  • Dê um tempo para que as duplas leiam os textos e, posteriormente, encontrem as informações falsas sobre os mesmos. (é bom que os alunos reflitam, na prática, sobre a função e formas dos verbos).
  • Após essa atividade, faça as seguintes perguntas:

A. Sobre o texto 1

I. Pergunte sobre o tempo verbal que prevalece no texto. Como foi possível identificá-lo no texto? Espera-se que os alunos percebam que os verbos permitem identificar que a ação ocorre no exato momento em que os fatos acontecem.)

II. Quem pratica a ação dos dois primeiros versos “Tomo banho de lua/ fico branco como a neve”? O sujeito está explícito ou implícito no verbo? (Embora não esteja explícito na oração, é possível identificar o sujeito “eu” pela desinência verbal);

B. Sobre o texto 2

I. Pergunte sobre o tempo verbal que prevalece no texto. Como foi possível identificá-lo? (espera-se que os alunos percebam que a ação teve início e fim no passado, ou seja, no pretérito perfeito)

II. Quem pratica a ação dos cinco primeiros versos “Parece que eu sabia/ que hoje era o dia/ de tudo terminar/ pois logo notei/ quando telefonei”? O sujeito está explícito ou implícito? (espera-se que o aluno identifique que o sujeito da oração é “eu” e encontra-se no primeiro verso, portanto, explícito)

lll - Localize o verbo terminar no texto 2. Quantas pessoas praticaram a ação expressa pelo verbo? (espera-se que o aluno possa identificar que existem 2 pessoas praticando a ação “eu e “você”, sujeito “nós”.

C. Sobre o texto 3

I. Pergunte sobre o tempo verbal que prevalece no texto. Como foi possível identificá-lo? (o tempo verbal está no futuro e foi possível identificá-lo por meio dos verbos)

D. Sobre o texto 4

I. Pergunte sobre o tempo verbal que prevalece no texto. Como foi possível essa identificação? (espera-se que o aluno identifique que os verbos desse texto remete a ações habituais no passado, portanto pretérito imperfeito).

II. Quais sujeitos praticam a ação da primeira estrofe descrita abaixo? Marque a letra correspondente.

a) Meu pai montava a cavalo, ia para o campo. (meu pai)

b) Minha mãe ficava sentada cosendo. (minha irmã)

c) Meu irmão pequeno dormia. (meu Irmão)

d) Quem pratica a ação de ler a história de Robinson Crusoé? (eu)

e) Há várias ações nessa estrofe. Elas ocorrem ao mesmo tempo? (Sim, espera-se que o aluno perceba a repetição dos mesmos acontecimentos de uma pacata vida doméstica).

FONTE:

Texto 1: Fonte: CAMPELO, Cely. Banho de lua. In: Ana Rosa Abreu (Org.). Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas;. Brasília: Fundescola/sefmec,, 2000. 64 p. Versão de: Fred Jorge.

Texto 2: CARDOSO, Wanderley, Bom rapaz. In: Ana Rosa Abreu (Org.). Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas;. Brasília: Fundescola/sefmec,, 2000. 64 p.

Texto 3: Cantiga de roda. In: Ana Rosa Abreu (Org.). Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas;. Brasília: Fundescola/sefmec,, 2000. 64 p.

Texto 4: ANDRADE, Carlos Drummond de Andrade. In: Ana Rosa Abreu (Org.). Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas;. Brasília: Fundescola/sefmec,, 2000. 64 p.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente para os alunos a particularidade do texto 3. Ressalte que as cantigas de roda são gêneros transmitidos de forma oral, intergeracional, em brincadeiras infantis. Trata-se de textos curtos e de linguagem simples, repetitiva e ritmada.
  • Por meio dessa linguagem, o autor está livre para expressar-se, sem a preocupação de utilizar as regras gramaticais e métricas, utilizando-se muitas vezes de versos irregulares, inadequações ortográficas, gramaticais e rimas falsas. Esse desvio da norma padrão tem o propósito de fazer o registro popular escrito.
  • Podemos identificar no título do texto 3 um erro de concordância verbal, uma vez que o verbo (passar) deve concordar com o sujeito (Três). Assim, a forma correta da flexão do verbo deveria ser “Três passarão” em vez de “Três passará”. Entretanto, a cantiga utilizou a terceira pessoa do singular, ao invés do plural, porque trata-se de representação da linguagem oral.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Incentive os alunos a registrarem os aprendizados construídos na aula de hoje sobre as funções e formas verbais.
  • Faça as intervenções necessárias no sentido de fazer com que os alunos aprimorem seus conhecimentos acerca daquilo que não ficou claro para eles.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é aplicar os saberes construídos sobre a função e as formas dos verbos.

Materiais necessários: Cópias dos textos “Banho de lua”, “Bom rapaz”, “Três, Três passará” e “Infância”

Dificuldades antecipadas: Conseguir aplicar os conhecimentos construídos sobre a função e as formas verbais.

Referências sobre o assunto:

MAZZAROTTO, Luiz Fernando, LEDO, Teresinha de Oliveira, CAMARGO, Davi Dias. Nova Redação Gramática & Literatura: Aprenda a elaborar textos claros, objetivos e eficientes. 2.ed. São Paulo, 2009.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Inicie a aula ressaltando a importância dos verbos nas situações sociocomunicativas. O verbo é uma unidade de significado importante em torno da qual outras informações lexicais se agregam. Além disso, tomando em consideração os atos de fala relacionados com as funções verbais, destacam-se, na própria forma verbal: o fato em si (informação lexical); o tempo (quando se realiza o fato); o número (quantas pessoas realizam o fato) , quem realiza (a pessoa (s). Relembrar com os alunos esse conhecimentos retomando o estudo sobre as formas e as funções verbais em situações comunicativas.

2. Separe a turma em duplas.

3. Entregue a cada dupla cópias dos textos “Banho de lua”, “Bom rapaz”, “Três, Três passará”, “Infância”, e, a partir deles, você deverá apresentar algumas informações verdadeiras e falsas sobre as funções e formas dos verbos.

4. Explique que as duplas precisarão encontrar os sete erros relacionados aos verbos nas informações contidas abaixo dos textos.

5. Avise que ganhará a dupla que primeiro encontrar as informações falsas sobre o tema da aula.

Materiais complementares:

Essa atividade pode ser encontrada em: Atividade.

A resolução da atividade pode ser encontrada em: Resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Inicie o desenvolvimento da aula realizando o jogo:
  • Dê um tempo para que as duplas leiam os textos e, posteriormente, encontrem as informações falsas sobre os mesmos. (é bom que os alunos reflitam, na prática, sobre a função e formas dos verbos).
  • Após essa atividade, faça as seguintes perguntas:

A. Sobre o texto 1

I. Pergunte sobre o tempo verbal que prevalece no texto. Como foi possível identificá-lo no texto? Espera-se que os alunos percebam que os verbos permitem identificar que a ação ocorre no exato momento em que os fatos acontecem.)

II. Quem pratica a ação dos dois primeiros versos “Tomo banho de lua/ fico branco como a neve”? O sujeito está explícito ou implícito no verbo? (Embora não esteja explícito na oração, é possível identificar o sujeito “eu” pela desinência verbal);

B. Sobre o texto 2

I. Pergunte sobre o tempo verbal que prevalece no texto. Como foi possível identificá-lo? (espera-se que os alunos percebam que a ação teve início e fim no passado, ou seja, no pretérito perfeito)

II. Quem pratica a ação dos cinco primeiros versos “Parece que eu sabia/ que hoje era o dia/ de tudo terminar/ pois logo notei/ quando telefonei”? O sujeito está explícito ou implícito? (espera-se que o aluno identifique que o sujeito da oração é “eu” e encontra-se no primeiro verso, portanto, explícito)

lll - Localize o verbo terminar no texto 2. Quantas pessoas praticaram a ação expressa pelo verbo? (espera-se que o aluno possa identificar que existem 2 pessoas praticando a ação “eu e “você”, sujeito “nós”.

C. Sobre o texto 3

I. Pergunte sobre o tempo verbal que prevalece no texto. Como foi possível identificá-lo? (o tempo verbal está no futuro e foi possível identificá-lo por meio dos verbos)

D. Sobre o texto 4

I. Pergunte sobre o tempo verbal que prevalece no texto. Como foi possível essa identificação? (espera-se que o aluno identifique que os verbos desse texto remete a ações habituais no passado, portanto pretérito imperfeito).

II. Quais sujeitos praticam a ação da primeira estrofe descrita abaixo? Marque a letra correspondente.

a) Meu pai montava a cavalo, ia para o campo. (meu pai)

b) Minha mãe ficava sentada cosendo. (minha irmã)

c) Meu irmão pequeno dormia. (meu Irmão)

d) Quem pratica a ação de ler a história de Robinson Crusoé? (eu)

e) Há várias ações nessa estrofe. Elas ocorrem ao mesmo tempo? (Sim, espera-se que o aluno perceba a repetição dos mesmos acontecimentos de uma pacata vida doméstica).

FONTE:

Texto 1: Fonte: CAMPELO, Cely. Banho de lua. In: Ana Rosa Abreu (Org.). Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas;. Brasília: Fundescola/sefmec,, 2000. 64 p. Versão de: Fred Jorge.

Texto 2: CARDOSO, Wanderley, Bom rapaz. In: Ana Rosa Abreu (Org.). Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas;. Brasília: Fundescola/sefmec,, 2000. 64 p.

Texto 3: Cantiga de roda. In: Ana Rosa Abreu (Org.). Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas;. Brasília: Fundescola/sefmec,, 2000. 64 p.

Texto 4: ANDRADE, Carlos Drummond de Andrade. In: Ana Rosa Abreu (Org.). Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas;. Brasília: Fundescola/sefmec,, 2000. 64 p.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente para os alunos a particularidade do texto 3. Ressalte que as cantigas de roda são gêneros transmitidos de forma oral, intergeracional, em brincadeiras infantis. Trata-se de textos curtos e de linguagem simples, repetitiva e ritmada.
  • Por meio dessa linguagem, o autor está livre para expressar-se, sem a preocupação de utilizar as regras gramaticais e métricas, utilizando-se muitas vezes de versos irregulares, inadequações ortográficas, gramaticais e rimas falsas. Esse desvio da norma padrão tem o propósito de fazer o registro popular escrito.
  • Podemos identificar no título do texto 3 um erro de concordância verbal, uma vez que o verbo (passar) deve concordar com o sujeito (Três). Assim, a forma correta da flexão do verbo deveria ser “Três passarão” em vez de “Três passará”. Entretanto, a cantiga utilizou a terceira pessoa do singular, ao invés do plural, porque trata-se de representação da linguagem oral.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Incentive os alunos a registrarem os aprendizados construídos na aula de hoje sobre as funções e formas verbais.
  • Faça as intervenções necessárias no sentido de fazer com que os alunos aprimorem seus conhecimentos acerca daquilo que não ficou claro para eles.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano