10118
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Quantas pessoas podem participar de um evento?

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Calcular as medidas de superfície a partir da decomposição em triângulos e quadriláteros.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alex de Cassio Macedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT7_22GRM03

Recursos
- Necessários:
     - caderno
     - lápis
     - régua
     - grupo de alunos no Whatsapp
     - Zoom

- Opcionais:
     - Google Sala de Aula
     - Meet
     - Vídeo: “Propriedades dos quadriláteros”- Khan Academy, disponível em: https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geometry-shapes/basic-geo-quadrilaterals/v/quadrilateral-properties acesso em 14 de jun 2020.

Para este plano, foque na etapa: Retomada

Aquecimento
Retome os conceitos de quadriláteros, sugerindo a visualização do vídeo “Propriedades dos quadriláteros”, disponível no Khan Academy. Apos a visualização do vídeo peça que respondam as questões:
     - Qual a diferença entre as figuras apresentadas?
     - Apesar de serem quadriláteros, cada uma delas possui características diferentes:
     - Os paralelogramos são quadriláteros que possuem lados paralelos dois a dois, esta característica torna o losango um tipo de paralelogramo, porém o losango obrigatoriamente deve possuir lados iguais, já o paralelogramo não.
     - Já o trapézio não possui lados paralelos dois a dois.

Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, fotografe a atividade principal e disponibilize a imagem no grupo de whatsapp para que os alunos possam pensar sobre ele. Peça que tentem resolver a atividade em três momentos. No primeiro momento, pensando sozinho sobre a situação proposta e anotar todas as suas estratégias de cálculo. No segundo momento, eles deverão pedir a um dos seus familiares que tente resolver a situação problema e compartilhar com o aluno como ele pensou. E para o terceiro momento o aluno e seu familiar devem discutir uma estratégia conjunta ou validar uma feita por eles individualmente. Oriente-os a filmar ou fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.

Discussão das soluções
Professor, esse é um dos momentos mais importantes da aula, portanto fique atento às respostas dos alunos. Solicite aos alunos que apresentem suas soluções sobre cada um dos itens. Caso sua aula seja síncrona, você pode explorar esse momento solicitando aos alunos que acionem os microfones e expliquem como chegaram às soluções. Caso contrário, peça que enviem as explicações por mensagens de áudio pelo whatsapp. Outra possibilidade é os alunos fotografarem seus registros para compartilhar no grupo de whatsapp. Faça boas perguntas para mediar as discussões.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.

Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves


Código: MAT7_22GRM03

(EF07MA32) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 7º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas