Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar em um artigo de divulgação científica como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.
Materiais necessários: Datashow; computador; artigo de divulgação científica impresso.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber quais são os recursos de coesão sequencial que servem para relacionar e articular as partes do texto.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, I. A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto.
Calidoscópio, v. 7, n. 1, jan./abr., 2009.
______. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.
COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.
______. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1998.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo:
Contexto, 2011.
KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1997.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Diga os alunos que, ao ler um artigo de divulgação científica, deverão perceber quais são os mecanismos de progressão textual utilizados para articulação do texto.
Observação: O intuito é que os alunos percebam o funcionamento dos mecanismos de coesão sequencial.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Antes de ler o texto, pergunte aos alunos o que compreendem sobre o conceito de Ciência.
- A partir desse conceito, indague o que seria divulgado em um artigo científico. Nesse ponto, conduza as discussões para as várias possibilidades de estudos científicos.
- Indague também: Para você, o artigo de divulgação científica teria um caráter mais expositivo ou argumentativo? Espera-se que os alunos percebam que esse tipo de texto tem um caráter mais expositivo, pois, ao apresentar um tema científico, exige-se certa objetividade.
- Solicite que leiam o título e o resumo do texto.
- Peça que articulem qual será o objeto que será tratado no artigo.
- Questione os alunos: a que público se destinaria este artigo? Que aspectos do texto podem indicar a que interlocutor é dirigido? Espera-se que os alunos percebam que o interlocutor a quem é dirigido esse artigo é aquela pessoa que tem interesse em temas científicos, mas que não é da área. Os alunos, também, devem notar que no resumo fica nítida a intenção do autor do artigo de utilizar uma linguagem mais simplificada para alcançar esse público.
Observação: Espera-se que o aluno reflita sobre a função do gênero artigo de divulgação científica a partir da leitura e indagação sobre o título.
Materiais complementares: artigo de opinião impresso, datashow e computador.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Leia o texto com a turma.
- Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
- Distribua trechos do artigo de divulgação científica.
- Questione-os: Que tipo de relações seriam estabelecidas a partir dessas palavras?
- Explique aos alunos que essas palavras funcionam como mecanismos de coesão e que esses mecanismos podem estabelecer as seguintes ideias: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma), continuação (ex: em seguida).
- Em seguida, peça que eles pensem em outros termos que poderiam, de igual modo, fazer a articulação entre as partes do texto destacadas.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade de perceber quais são as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão sequencial.
Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Leia o texto com a turma.
- Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
- Distribua trechos do artigo de divulgação científica.
- Questione-os: Que tipo de relações seriam estabelecidas a partir dessas palavras?
- Explique aos alunos que essas palavras funcionam como mecanismos de coesão e que esses mecanismos podem estabelecer as seguintes ideias: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) , continuação (ex: em seguida).
- Em seguida, peça que eles pensem em outros termos que poderiam, de igual modo, fazer a articulação entre as partes do texto destacadas.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade de perceber quais são as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão sequencial.
Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Leia o texto com a turma.
- Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
- Distribua trechos do artigo de divulgação científica.
- Questione-os: Que tipo de relações seriam estabelecidas a partir dessas palavras?
- Explique aos alunos que essas palavras funcionam como mecanismos de coesão e que esses mecanismos podem estabelecer as seguintes ideias: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) , continuação (ex: em seguida).
- Em seguida, peça que eles pensem em outros termos que poderiam, de igual modo, fazer a articulação entre as partes do texto destacadas.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade de perceber quais são as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão sequencial.
Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Leia o texto com a turma.
- Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
- Distribua trechos do artigo de divulgação científica.
- Questione-os: Que tipo de relações seriam estabelecidas a partir dessas palavras?
- Explique aos alunos que essas palavras funcionam como mecanismos de coesão e que esses mecanismos podem estabelecer as seguintes ideias: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) , continuação (ex: em seguida).
- Em seguida, peça que eles pensem em outros termos que poderiam, de igual modo, fazer a articulação entre as partes do texto destacadas.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade de perceber quais são as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão sequencial.
Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Leia o texto com a turma.
- Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
- Distribua trechos do artigo de divulgação científica.
- Questione-os: Que tipo de relações seriam estabelecidas a partir dessas palavras?
- Explique aos alunos que essas palavras funcionam como mecanismos de coesão e que esses mecanismos podem estabelecer as seguintes ideias: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) , continuação (ex: em seguida).
- Em seguida, peça que eles pensem em outros termos que poderiam, de igual modo, fazer a articulação entre as partes do texto destacadas.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade de perceber quais são as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão sequencial.
Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite que cada grupo apresente as palavras que grifou e respondam as seguintes perguntas sobre esses elementos grifados: 1. Qual(is) adiciona(m) uma ideia a outra? 2. Qual(is) apresenta(m) oposição de ideias?3. 1. Qual(is) afirma(m) o que já foi dito? 4. e1. Qual(is) explica(m) retomando a ideia anterior? 5. Qual(is) sintetiza(m) e inicia uma conclusão? 6. 1. Qual(is) apresenta (m) continuidade da ideia anterior?
- Indique que apresentem as palavras que poderiam substituir essas que foram grifadas de modo a realizar a progressão textual.
- Em seguida, mostre esse slide que mostra quais são as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão sequencial utilizados no texto.
- Apresente como é importante utilizar esses mecanismos em artigos de divulgação científica para causar maior clareza e objetividade nos textos.