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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Artigo de divulgação científica: uma análise do uso de recursos de coesão sequencial

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar em um artigo de divulgação científica como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.

Materiais necessários: Datashow; computador; artigo de divulgação científica impresso.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber quais são os recursos de coesão sequencial que servem para relacionar e articular as partes do texto.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, I. A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto.

Calidoscópio, v. 7, n. 1, jan./abr., 2009.

______. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.

______. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1998.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo:

Contexto, 2011.

KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1997.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Diga os alunos que, ao ler um artigo de divulgação científica, deverão perceber quais são os mecanismos de progressão textual utilizados para articulação do texto.

Observação: O intuito é que os alunos percebam o funcionamento dos mecanismos de coesão sequencial.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Antes de ler o texto, pergunte aos alunos o que compreendem sobre o conceito de Ciência.
  • A partir desse conceito, indague o que seria divulgado em um artigo científico. Nesse ponto, conduza as discussões para as várias possibilidades de estudos científicos.
  • Indague também: Para você, o artigo de divulgação científica teria um caráter mais expositivo ou argumentativo? Espera-se que os alunos percebam que esse tipo de texto tem um caráter mais expositivo, pois, ao apresentar um tema científico, exige-se certa objetividade.
  • Solicite que leiam o título e o resumo do texto.
  • Peça que articulem qual será o objeto que será tratado no artigo.
  • Questione os alunos: a que público se destinaria este artigo? Que aspectos do texto podem indicar a que interlocutor é dirigido? Espera-se que os alunos percebam que o interlocutor a quem é dirigido esse artigo é aquela pessoa que tem interesse em temas científicos, mas que não é da área. Os alunos, também, devem notar que no resumo fica nítida a intenção do autor do artigo de utilizar uma linguagem mais simplificada para alcançar esse público.

Observação: Espera-se que o aluno reflita sobre a função do gênero artigo de divulgação científica a partir da leitura e indagação sobre o título.

Materiais complementares: artigo de opinião impresso, datashow e computador.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Distribua trechos do artigo de divulgação científica.
  • Questione-os: Que tipo de relações seriam estabelecidas a partir dessas palavras?
  • Explique aos alunos que essas palavras funcionam como mecanismos de coesão e que esses mecanismos podem estabelecer as seguintes ideias: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma), continuação (ex: em seguida).
  • Em seguida, peça que eles pensem em outros termos que poderiam, de igual modo, fazer a articulação entre as partes do texto destacadas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade de perceber quais são as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão sequencial.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Distribua trechos do artigo de divulgação científica.
  • Questione-os: Que tipo de relações seriam estabelecidas a partir dessas palavras?
  • Explique aos alunos que essas palavras funcionam como mecanismos de coesão e que esses mecanismos podem estabelecer as seguintes ideias: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) , continuação (ex: em seguida).
  • Em seguida, peça que eles pensem em outros termos que poderiam, de igual modo, fazer a articulação entre as partes do texto destacadas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade de perceber quais são as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão sequencial.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Distribua trechos do artigo de divulgação científica.
  • Questione-os: Que tipo de relações seriam estabelecidas a partir dessas palavras?
  • Explique aos alunos que essas palavras funcionam como mecanismos de coesão e que esses mecanismos podem estabelecer as seguintes ideias: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) , continuação (ex: em seguida).
  • Em seguida, peça que eles pensem em outros termos que poderiam, de igual modo, fazer a articulação entre as partes do texto destacadas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade de perceber quais são as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão sequencial.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Distribua trechos do artigo de divulgação científica.
  • Questione-os: Que tipo de relações seriam estabelecidas a partir dessas palavras?
  • Explique aos alunos que essas palavras funcionam como mecanismos de coesão e que esses mecanismos podem estabelecer as seguintes ideias: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) , continuação (ex: em seguida).
  • Em seguida, peça que eles pensem em outros termos que poderiam, de igual modo, fazer a articulação entre as partes do texto destacadas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade de perceber quais são as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão sequencial.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Distribua trechos do artigo de divulgação científica.
  • Questione-os: Que tipo de relações seriam estabelecidas a partir dessas palavras?
  • Explique aos alunos que essas palavras funcionam como mecanismos de coesão e que esses mecanismos podem estabelecer as seguintes ideias: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) , continuação (ex: em seguida).
  • Em seguida, peça que eles pensem em outros termos que poderiam, de igual modo, fazer a articulação entre as partes do texto destacadas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade de perceber quais são as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão sequencial.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada grupo apresente as palavras que grifou e respondam as seguintes perguntas sobre esses elementos grifados: 1. Qual(is) adiciona(m) uma ideia a outra? 2. Qual(is) apresenta(m) oposição de ideias?3. 1. Qual(is) afirma(m) o que já foi dito? 4. e1. Qual(is) explica(m) retomando a ideia anterior? 5. Qual(is) sintetiza(m) e inicia uma conclusão? 6. 1. Qual(is) apresenta (m) continuidade da ideia anterior?
  • Indique que apresentem as palavras que poderiam substituir essas que foram grifadas de modo a realizar a progressão textual.
  • Em seguida, mostre esse slide que mostra quais são as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão sequencial utilizados no texto.
  • Apresente como é importante utilizar esses mecanismos em artigos de divulgação científica para causar maior clareza e objetividade nos textos.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar em um artigo de divulgação científica como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.

Materiais necessários: Datashow; computador; artigo de divulgação científica impresso.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber quais são os recursos de coesão sequencial que servem para relacionar e articular as partes do texto.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, I. A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto.

Calidoscópio, v. 7, n. 1, jan./abr., 2009.

______. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.

______. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1998.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo:

Contexto, 2011.

KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1997.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Diga os alunos que, ao ler um artigo de divulgação científica, deverão perceber quais são os mecanismos de progressão textual utilizados para articulação do texto.

Observação: O intuito é que os alunos percebam o funcionamento dos mecanismos de coesão sequencial.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Antes de ler o texto, pergunte aos alunos o que compreendem sobre o conceito de Ciência.
  • A partir desse conceito, indague o que seria divulgado em um artigo científico. Nesse ponto, conduza as discussões para as várias possibilidades de estudos científicos.
  • Indague também: Para você, o artigo de divulgação científica teria um caráter mais expositivo ou argumentativo? Espera-se que os alunos percebam que esse tipo de texto tem um caráter mais expositivo, pois, ao apresentar um tema científico, exige-se certa objetividade.
  • Solicite que leiam o título e o resumo do texto.
  • Peça que articulem qual será o objeto que será tratado no artigo.
  • Questione os alunos: a que público se destinaria este artigo? Que aspectos do texto podem indicar a que interlocutor é dirigido? Espera-se que os alunos percebam que o interlocutor a quem é dirigido esse artigo é aquela pessoa que tem interesse em temas científicos, mas que não é da área. Os alunos, também, devem notar que no resumo fica nítida a intenção do autor do artigo de utilizar uma linguagem mais simplificada para alcançar esse público.

Observação: Espera-se que o aluno reflita sobre a função do gênero artigo de divulgação científica a partir da leitura e indagação sobre o título.

Materiais complementares: artigo de opinião impresso, datashow e computador.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Distribua trechos do artigo de divulgação científica.
  • Questione-os: Que tipo de relações seriam estabelecidas a partir dessas palavras?
  • Explique aos alunos que essas palavras funcionam como mecanismos de coesão e que esses mecanismos podem estabelecer as seguintes ideias: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma), continuação (ex: em seguida).
  • Em seguida, peça que eles pensem em outros termos que poderiam, de igual modo, fazer a articulação entre as partes do texto destacadas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade de perceber quais são as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão sequencial.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Distribua trechos do artigo de divulgação científica.
  • Questione-os: Que tipo de relações seriam estabelecidas a partir dessas palavras?
  • Explique aos alunos que essas palavras funcionam como mecanismos de coesão e que esses mecanismos podem estabelecer as seguintes ideias: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) , continuação (ex: em seguida).
  • Em seguida, peça que eles pensem em outros termos que poderiam, de igual modo, fazer a articulação entre as partes do texto destacadas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade de perceber quais são as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão sequencial.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Distribua trechos do artigo de divulgação científica.
  • Questione-os: Que tipo de relações seriam estabelecidas a partir dessas palavras?
  • Explique aos alunos que essas palavras funcionam como mecanismos de coesão e que esses mecanismos podem estabelecer as seguintes ideias: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) , continuação (ex: em seguida).
  • Em seguida, peça que eles pensem em outros termos que poderiam, de igual modo, fazer a articulação entre as partes do texto destacadas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade de perceber quais são as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão sequencial.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Distribua trechos do artigo de divulgação científica.
  • Questione-os: Que tipo de relações seriam estabelecidas a partir dessas palavras?
  • Explique aos alunos que essas palavras funcionam como mecanismos de coesão e que esses mecanismos podem estabelecer as seguintes ideias: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) , continuação (ex: em seguida).
  • Em seguida, peça que eles pensem em outros termos que poderiam, de igual modo, fazer a articulação entre as partes do texto destacadas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade de perceber quais são as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão sequencial.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para os termos grifados.
  • Distribua trechos do artigo de divulgação científica.
  • Questione-os: Que tipo de relações seriam estabelecidas a partir dessas palavras?
  • Explique aos alunos que essas palavras funcionam como mecanismos de coesão e que esses mecanismos podem estabelecer as seguintes ideias: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) , continuação (ex: em seguida).
  • Em seguida, peça que eles pensem em outros termos que poderiam, de igual modo, fazer a articulação entre as partes do texto destacadas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade de perceber quais são as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão sequencial.

Materiais complementares: texto impresso, caneta, papel.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada grupo apresente as palavras que grifou e respondam as seguintes perguntas sobre esses elementos grifados: 1. Qual(is) adiciona(m) uma ideia a outra? 2. Qual(is) apresenta(m) oposição de ideias?3. 1. Qual(is) afirma(m) o que já foi dito? 4. e1. Qual(is) explica(m) retomando a ideia anterior? 5. Qual(is) sintetiza(m) e inicia uma conclusão? 6. 1. Qual(is) apresenta (m) continuidade da ideia anterior?
  • Indique que apresentem as palavras que poderiam substituir essas que foram grifadas de modo a realizar a progressão textual.
  • Em seguida, mostre esse slide que mostra quais são as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão sequencial utilizados no texto.
  • Apresente como é importante utilizar esses mecanismos em artigos de divulgação científica para causar maior clareza e objetividade nos textos.

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