Nesta proposta, veja como introduzir uma nova brincadeira típica da região Sudeste ao repertório das crianças.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Clarice Fernandes
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Corpo, gestos e movimentos.
Objetivos e códigos da Base:
(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mi?micas em brincadeiras, jogos e atividades arti?sticas como danc?a, teatro e mu?sica.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequac?a?o do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histo?rias, atividades arti?sticas, entre outras possibilidades.
Abordagem didática:
Como as palavras são escritas? Sons iguais têm a mesma escrita? Investigar é um ato extremamente lúdico e natural para as crianças. Elas querem saber sobre tudo, e não é diferente quando se trata da composição das palavras. Por meio de situações brincantes, os pequenos comparam sons, descobrem regularidades da escrita, divertem-se com as rimas, compõem palavras, enfim, aproximam-se do sistema alfabético de maneira prazerosa, tornando a linguagem escrita mais uma fonte de interesse e de aprendizagem.
Código: EDI3_16UND01
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes