Nesta proposta, veja como organizar e conduzir uma atividade de leitura com os bebês.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Talita Marques
Mentor: Keli Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência:
Escuta, fala, pensamento e imaginação, Corpo, gestos e movimentos
Objetivos e códigos da Base
(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).
(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.
(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
Abordagem didática:
O desenvolvimento da oralidade ocorre nos dois primeiros anos de vida, em tempos e maneiras variadas para cada bebê. Nesse sentido, é muito importante respeitar a individualidade, necessidade e interesse de cada criança. Para que a linguagem oral se desenvolva, as brincadeiras com sons, palavras e nomes são imprescindíveis. Elas convidam os bebês a participar desse processo de linguagem que comunica e organiza a maneira de pensar de um povo.
Código: EDI1_20UND02
(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).
(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.
(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes