Nesta atividade, as crianças irão observar como diferentes objetos se comportam ao serem jogados na água.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Sandra Bonotto
Mentora: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Abordagem didática: As crianças são curiosas por natureza. Por isso, estão sempre perguntando por que as coisas são como são. Elas aprendem sobre o mundo por meio de um movimento permanente de indagar e compreender progressivamente os fenômenos. Ao vivenciar experimentações variadas e instigantes, ativam e refinam a capacidade de fazer perguntas, desenvolvem o potencial observador, acessam novas maneiras de encontrar respostas aos questionamentos e ampliam os conhecimentos. À medida que usam diversas formas de registro, descobrem também diferentes possibilidades de expressar suas descobertas.
Código: EDI3_27UND01
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes