Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas no uso do L.
Orientações:
- Antes da aula confeccione uma base e os cartões com palavras em um tabuleiro de papelão, color set ou papel cartão em tamanho (a definir).
- Cole as casas do jogo no tabuleiro e se achar necessário encape com papel contact para melhorar a estética do jogo. Estas casas deverão ter os seguintes nomes: RUAS, AVENIDAS, SORTE ou REVÉS, IMPOSTO, CASA DO L ou U.
- Confeccione em papelão (color set ou papel cartão) o banco de palavras, se quiser encape com papel contact ou plastifique de forma caseira. Link para impressão do Banco de palavras.
- Encontro consonantal: BL = bíblia, Pablo, emblema, blusa, problema, público, biblioteca, bloco, publicação, neblina, blusão; clima, bicicleta, ciclo, clínica, chiclete, Cláudia, classe, motocicleta, reclamar, claro; FL= flor, Flávio, floricultura, flanela, aflição, flauta, floresta, flamengo, flúor, flecha; GL = globo, Glória, Inglaterra, anglo, glicose, iglu, glicemia; PL = placa, planta, planejamento, diploma, pleno, plural, placar, planeta, plano; TL = atleta, atlas, atletismo, atlântico.
- L/U: varal, policial, cacau ,degrau, mingau, sarau, pica-pau, curau, sideral, barril, troféu ,carnaval , berimbau, hotel, funil, degrau, numeral, punhal, mel, girassol, pardal, automóvel, jornal, chapéu, pincel, céu, litoral, anel, caracol, sol.
- L início da palavra ou da sílaba: lata, leão, lixo, livro, leite, lobo, lua, luva, laço, balaio, beleza, cebola, óleo, palácio, colega, família, colisão, desligar, palito, fertilizante, alimento, loja, Zulu, Omolu, Zilú.
- L em final de sílaba ou palavra: altar, papel, algodão, alça, avental, quintal, quartel, , cascavel, papel, alto, azul, último, futebol, alfinete, difícil, ultraje, Brasil, fiel, carretel.
- L no dígrafo LH: milho, trilha, toalha, aparelho, bilhete, agasalho, batalha, colher, olhos, orelha, mulher, malhado, malha, batalha, coelho, joelho, lhama.
Materiais necessários: papelão, papel cartão ou color set, papel contact, peões (os peões ( que devem ser coloridos) podem ser de plástico ou feito em EVA, de preferência um material durável que possa ser utilizado várias vezes).
Dificuldades antecipadas: para alunos que não saibam ler e escrever convencionalmente ou esteja no processo de aquisição, proponha duplas de saberes heterogêneos e utilize perguntas e reflexões coletivas para que os alunos consigam perceber e utilizar as regularidades contextuais.
Referências sobre o assunto:
NÓBREGA, Maria José et al. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo. Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/cda/PARAMETROS-CURRICULARES/Portal-Secretaria-Municipal-De-Educacao-Sao-Paulo-Capital/EF-CICLOII/AprenderPadroes/Aprender_Padroes_Lingua_Escrita_Modo_Reflexivo_Parte_II_Prof.pdf. Acesso em: 15 de agosto de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
- Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
- Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Projete o slide e peça que um aluno leia o trecho do texto em voz alta.
- Sugira que os alunos que escrevam no caderno todas as palavras com L: mil, Manuela, livros, principalmente, limão, completar, biblioteca.
- Organize coletivamente uma lista no quadro e faça perguntas reflexivas:
- Qual a semelhança destas palavras?
- Em que elas se assemelham? Por quê?
- Podemos dividi-las por grupos?
- Quais palavras ficariam em um grupo ?
- Quais palavras poderiam ficar em outro ou outros grupos?
- Como você organizaria estes grupos?
Espera-se que os alunos digam que a semelhança entre as palavras é a letra L e as palavras podem corresponder aos seguintes agrupamentos de acordo com a posição que ocupa na sílaba: L no início de sílaba, L no final de sílaba e L juntamente com outra consoante (encontro consonantal, organizando coletivamente as palavras de acordo com sua regularidade.
Materiais complementares: projetor de slides.
Referências:
MALUF, Marcelo. As mil e uma histórias de Manuela. Ilustrações Weberson Santiago. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. pp.7-9.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Coloque o tabuleiro em uma mesa grande, forme duplas e distribua as cartas às duplas.
- Explique o jogo aos alunos:
- INÍCIO DO JOGO: A primeira dupla lança o dado e o número que ficar com a face para cima é o número de casas que os jogadores irão avançar.
- COMPRA DE RUAS E AVENIDAS: Caso o peão estacione em uma rua ou avenida a dupla poderá comprá-la com a mesma “família” de palavras, por exemplo: se o peão parar na Avenida do Pica- pau, a avenida só poderá ser comprada com a palavra curau (palavras que terminam com u); Se parar na Rua Pablo, a rua só poderá ser comprada com a palavra Cláudia (encontros consonantais); e assim por diante. As casas e ruas devem contemplar todos os valores contextuais da letra L.
- ALUGUEL: Após a compra da Rua/Avenida a dupla recebe o cartão de proprietários. Caso algum outro peão pare em uma Rua/Avenida que já tenha dono deverá pagar o aluguel com uma palavra da mesma “família”. Caso a dupla não tenha, poderá ser paga com uma carta dígrafo.
- SORTE ou REVÉS: Se o peão estacionar na casa da sorte ou revés, a instrução é que leia uma carta da pilha. Exemplo: SORTE - “ Vocês prestaram atenção nas aulas, e por isso terão o direito a pegar uma ou duas palavras do banco para ajudá-los no jogo!!!” ou, REVÉS - “Seu peão estacionou no revés você deverá retroceder duas casas!!”
- IMPOSTO: Se o peão estacionar na casinha do imposto, o aluno/dupla deverá devolver uma carta ao banco de palavras. Caso não tenha perde a vez de jogar o dado na próxima rodada
- CASA DO L/U: Peão estacionado na casa do L ou U a dupla deve retirar do monte de cartas e dizer se a palavra se escreve com L ou U , se acertar ganha uma palavra do banco de palavras, se errar perde a vez de jogar o dado na próxima rodada.
Quando o peão parar nesta casa pergunte aos alunos:
- Como vocês descobriram que é com L ou U que se escreve?
- Escreva no quadro a palavra da carta de forma correta e peça aos alunos que deem o plural da palavra. Organize no quadro da forma como está no modelo deste link. .
Questione os alunos:
- O que há de semelhante e de diferente no singular/plural das palavras com L e das palavras com U?
- Isso é válido para todas as palavras?
Espera-se que respondam que quando o plural das palavras termina com “éis” a palavra se escreve com L, e quando o plural termina com “us” a palavra é escrita com U.
- Explique que as cartas dígrafos serão considerados cartas coringas que poderão ser utilizadas para pagar aluguel caso a dupla não tenha a carta com a palavra da mesma “família”.
- Durante o jogo lance perguntas reflexivas:
- A letra L está na mesma posição em todas as palavras das cartas do jogo?
- Qual é a posição que a letra L ocorre na sílaba em determinada carta do jogo?
- Tem letras diferentes com o mesmo som?
- Podemos reunir estas cartas em agrupamentos diferentes?
- Quais seriam estes agrupamentos?
Espera-se que os alunos respondam que a letra L ocorre em várias posições nas palavras das cartas no início e final da sílaba, junto com outra consoante, no dígrafo LH.
Materiais complementares: Jogo Banco Ortográfico preparado anteriormente a aula.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Proponha aos alunos uma recapitulação da aula e questione:
- Quais foram as descobertas sobre a letra L?
Espere que respondam que a letra L pode estar no início da sílaba, no final da sílaba, no encontro consonantal, no dígrafo LH e que o plural das palavras termina em “eis” devemos escrever o singular com L e quando o plural das palavras é terminado em “us” devemos escrever o singular desta palavra com U.
- Distribua cópias da folha impressa e oriente os alunos que deverão desenvolver as duas atividades de forma individual. Link para impressão..
- Na atividade 1 oriente os alunos a preencherem o campo em destaque da tabela com as regularidades que eles descobriram.
- Leia o banco de palavras junto com os alunos.
- Oriente os alunos para que reescrevam a palavra de acordo com a regularidade contextual.
- Na atividade 2 faça o plural das palavras com os alunos no quadro e peça que preencham com L ou U.
- Faça a correção coletiva no quadro. Espere que os alunos tenham autonomia para preencher a tabela e completar com L ou U da forma correta.
Dificuldades antecipadas: Caso algum aluno tenha dificuldade em realizar a atividade sozinho faça perguntas: “Em qual posição se encontra a letra L em relação à sílaba?”, “ Vamos fazer juntos o plural das palavras para saber se é com L ou U que se escreve?”, ou sugira duplas com saberes heterogêneos.
Materiais complementares: Cópias de folha impressa.