14813
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Português formal ou informal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Português formal ou informal

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como Whatsapp ou e-mail) para envio das sugestões das atividades e orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo aqui). 

Tema
Envie, por Whatsapp ou outro canal de comunicação, um áudio ou vídeo dirigido aos alunos, apresentando o tema da aula conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução
Envie aos alunos um curto áudio explicando a diferença da linguagem formal e informal. Depois, apresente as situações descritas no slide Introdução, perguntando, para cada caso, se eles usam a modalidade formal ou informal da língua. Oriente-os a enviarem, por mensagem de texto ou áudio, as respostas para o Whatsapp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).

Desenvolvimento
Em um áudio, explique a atividade proposta de acordo com o Desenvolvimento (envie, se puder, as orientações por escrito): eles deverão produzir dois textos (um formal e outro informal) sobre uma situação hipotética. Para isso, deixe claro o contexto de produção: quem são os enunciatários, os receptores, a situação e o objetivo das mensagens (use as orientações do próprio plano).

Fechamento
Para encerrar, peça para alguns alunos lerem os textos produzidos, relatando as diferenças na linguagem e considerando que as duas variantes são legítimas, uma vez que estão articuladas a uma situação comunicativa que legitima tais escolhas.

Convite às famílias
A família pode auxiliar no processo de produção de texto, alimentando tematicamente e revisando a atividade, de forma a instigar os alunos. Neste momento, a participação dos familiares é um recurso imprescindível para o engajamento discente.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO7_01ATS03

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas