14765
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Nas superfícies com pedras

Nesta proposta, você irá organizar um espaço com pedras para que os bebês explorem as texturas desses materiais com todo o corpo.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Zanatta

Apresente a proposta
Envie, por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, fotos de crianças brincando em algumas superfícies que podemos ter em casa: pedras, piso frio, carpete, madeira, lajota, cimento etc. Explique que, nesta proposta, a ideia é organizar uma brincadeira em alguma superfície de casa diferente daquela onde normalmente os bebês costumam estar, preferencialmente com pedras, para que ele explore a superfície com o corpo. Aproveite e faça o convite: “Olhando para essas imagens, que tipo de superfície aí da sua casa inspira vocês a uma divertida brincadeira, que instigue o bebê a explorar uma textura diferente, com todo corpo?”

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a escolher uma superfície diferente em casa, a fim de oportunizar para o bebê uma interação com a textura que tiverem disponível nesse momento. Se não tiverem pedras e toda a moradia for do mesmo piso, ou nem mesmo tiverem espaço externo com outra textura para oferecer, ainda assim você poderá sugerir, por exemplo, que forrem o chão com papelão (uma caixa aberta), propiciando uma situação oportuna para novas descobertas. Outras variações possíveis são: um cobertor com pelos no chão, uma placa de madeira etc. É fundamental que acompanhem o bebê durante toda proposta. Sendo assim, proponha que um familiar o fotografe enquanto os outros brincam com ele.

Sugira às famílias
Convide as famílias a preparar com o bebê o local, dialogando com ele e nomeando os brinquedos e objetos, bem como suas ações e reações a partir dessa nova interação. Proponha que, juntos, descubram as sensações despertadas: o familiar pode passar a mão no chão cimentado e dizer para o bebê que sente a textura áspera, por exemplo; depois, passar a mão onde há pedras e dizer que ali é liso e áspero também, sendo imitado pelo bebê em seguida. Sugira que estejam atentos e validem as iniciativas, percebendo, assim, quais são suas preferências e favorecendo a curiosidade na busca do que desejam, sempre com segurança. De forma divertida, sugira que façam brincadeiras envolvendo cantar e dançar descalços, para que possam descobrir a sensação do contato com a textura da superfície por meio dos pés. Músicas do repertório da família podem contribuir para esse momento animado, bem como a “Pé com pé” (disponível aqui). Desta forma, além de ter momentos leves juntos, as famílias ampliam as possibilidades corporais de forma divertida na rotina.

Para compartilhar com o grupo
Proponha que compartilhem com você os registros que fizeram e socialize-os com as demais famílias, para que possam se sentir estimuladas a fazer a atividade também, tendo como referência as outras. É possível organizá-los num formato digital pelo Apresentações Google (disponível aqui) e enviá-los por WhatsApp ou pela plataforma que estiverem usando. Vá selecionando registros para compor uma exposição, da forma como costumam fazer isso na sua escola, para recepcionar os bebês e suas famílias. Desta forma, os fazeres de casa se conectarão com os escolares, tendendo a funcionar como um importante apoio para a transição após o período de isolamento social, no retorno ao convívio escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_30UND02

(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas