14758
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Exploração sensorial com Alimentos

Organize os cantos com diversos tipos de alimentos (massas, vegetais, frutas, grãos e ervas) e permita que as crianças os explorem livremente.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Sandra Bonotto

Exploração sensorial com Alimentos

Apresente a proposta

Mande uma mensagem para as famílias por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, contando que você experimentou um alimento diferente. Descreva as características do alimento (é verde por fora, tem sementes pretas, possui uma polpa branca, é um pouco ácida e bem viscosa, por exemplo). Faça um suspense e diga: “o que é, o que é… que tem... ?”. E conte que alimento é! Ao final, convide as famílias: “vamos brincar de ‘Adivinha’ com as características de alguns alimentos?”

 

Adaptações necessárias

As famílias serão convidadas a fazerem algumas explorações dos alimentos (grãos, massas, ervas, legumes, frutas etc.) que possuam em casa com as crianças. Depois de explorarem e descobrirem juntos as características, podem propor um “o quê é, o que é”, para compartilhar com o professor e com as outra famílias.

Sugira às famílias

Convide as famílias a separarem alguns alimentos disponíveis e, se possível, bem inusitados, para que as crianças possam explorar texturas, cheiros, sabores, peso etc. Sugira que possibilitem uma exploração livre, usando, inclusive, alguns utensílios disponíveis para esmagar, cortar, pesar, amassar, como espremedores, peneiras, batedor de bife etc. Oriente que, enquanto as crianças exploram, os familiares podem ir observando quais características elas estão percebendo, incentivando as crianças a criarem as adivinhas. Ao final, sugira que escolham um alimento que queiram descrever e, com ajuda dos adultos, sintetizem as características observadas para o produzir um “o que é, o que é?”.

Para compartilhar com o grupo

Sugira às famílias que compartilhem, pelo WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, a adivinha que criaram. Você pode montar uma lista e compartilhar com as outras famílias, de forma que usem esse repertório ampliado para se divertirem. No retorno, podem, inclusive, fazer uma roda de adivinhas.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla e Vládia Pires


Código: EDI3_02UND04

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas