14732
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Revendo as figuras de linguagem (ironia, eufemismo, hipérbole) em tirinhas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre figuras de linguagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandra Antoneli da Silva Franco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Nesta aula, opte por não realizar o jogo H.E.I., devido à distância entre os alunos e considerando que não seria possível, em 50 minutos, realizá-la de forma remota.

Introdução
Envie, no mesmo vídeo ou áudio, um questionamento inicial, perguntando aos alunos o que eles lembram sobre ironia, hipérbole e eufemismo, pedindo que eles indiquem também algumas frases em que essas figuras aparecem. Dê um breve tempo para que eles respondam e os oriente a enviar, via WhatsApp, as suas respostas.

Desenvolvimento
Em um novo vídeo ou áudio, proceda às instruções do último slide de Desenvolvimento. Além disso, peça que os alunos se organizem em grupos (de até 3 alunos), para interagir via WhatsApp durante a atividade. No áudio ou vídeo, oriente que os alunos pesquisem (na internet ou em jornais) tirinhas que tenham hipérbole, eufemismo ou ironia. Quando eles escolherem a tirinha, proponha que “continuem” a conversa entre os personagens da tirinha, criando outra com uma das figuras de linguagem trabalhadas que mais se adeque ao contexto. Para escrever o texto, sugira que usem, se possível, o Google Docs, em que todos poderão participar da elaboração do diálogo de forma colaborativa.

Fechamento
Em um novo áudio ou mensagem de texto, peça que um aluno de cada grupo envie ao WhatsApp da turma, por foto, a tirinha produzida, acompanhada de um pequeno áudio indicando a situação comunicativa e onde aparece a figura de linguagem no texto produzido.

Convite às famílias
Toda a família pode auxiliar na pesquisa das tirinhas na internet ou em jornais, além de revisar e apreciar as tirinhas produzidas pelos alunos. Convide as famílias a conhecer algumas tirinhas que, nos últimos anos, por meio das redes sociais, vieram ganhando destaques no Brasil, como Armandinho, de Alexandre Beck.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_09ATS03

(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas