Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosana Conrado
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Aplicação da ortografia
Finalidade da aula: Escrever texto com correção ortográfica, consequência do uso adequado da acentuação (gênero cartão-postal)
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Fono-ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP32
Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a escrita graficamente correta de textos, por meio da análise das regularidades, sobretudo da acentuação.
Materiais necessários: Será preciso usar um projetor de slides (data-show) e um notebook (computador). Caso não possua esses recursos, também é possível imprimir as atividades dos três slides e aplicá-las de forma individual ou em duplas. Os alunos poderão consultar dicionários, portanto, é importante que estejam à disposição.
Dificuldades antecipadas: A dificuldade pode aparecer na produção escrita. Como o gênero cartão postal pode não ser tão comum entre os alunos, é importante usar o exemplo apresentado no slide 4 para solucionar dúvidas eventuais. A linguagem deve ser mais informal, o texto é curto e tem semelhança com a carta, ou o e-mail, pois há um destinatário e um remetente.
Referências sobre o assunto:
Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - VOLP. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 15 nov. 2018.
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://www.academia.org.br/sites/default/files/conteudo/o_acordo_ortogr_fico_da_lngua_portuguesa_anexoi_e_ii.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.
ABREU, A.S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2018.
Código: LPO6_03ATS03
(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes