14717
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Aplicação da ortografia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre aplicação da ortografia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosana Conrado
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Aplicação da ortografia

Finalidade da aula: Escrever texto com correção ortográfica, consequência do uso adequado da acentuação (gênero cartão-postal)

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Fono-ortografia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF67LP32

Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a escrita graficamente correta de textos, por meio da análise das regularidades, sobretudo da acentuação.

Materiais necessários: Será preciso usar um projetor de slides (data-show) e um notebook (computador). Caso não possua esses recursos, também é possível imprimir as atividades dos três slides e aplicá-las de forma individual ou em duplas. Os alunos poderão consultar dicionários, portanto, é importante que estejam à disposição.

Dificuldades antecipadas: A dificuldade pode aparecer na produção escrita. Como o gênero cartão postal pode não ser tão comum entre os alunos, é importante usar o exemplo apresentado no slide 4 para solucionar dúvidas eventuais. A linguagem deve ser mais informal, o texto é curto e tem semelhança com a carta, ou o e-mail, pois há um destinatário e um remetente.

Referências sobre o assunto:

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - VOLP. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://www.academia.org.br/sites/default/files/conteudo/o_acordo_ortogr_fico_da_lngua_portuguesa_anexoi_e_ii.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.

ABREU, A.S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2018.


Código: LPO6_03ATS03

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas