14645
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Concordância Nominal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Concordância Nominal

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Texto para atividade da Introdução e do Desenvolvimento: “O Ratinho, o Gato e o Galo”, disponível aqui.

- Opcionais:
Canais para videochamada e aula online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom.

Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, o texto que está na Introdução do plano de aula original: “O Ratinho, o Gato e o Galo”. Se possível, grave um áudio com a leitura do texto. Convide-os a transformar o sentido do texto, variando o gênero e o número dos personagens do 1º parágrafo. Como exemplo, diga que, se houvesse variação de gênero no título, ficaria: “A Ratinha, a Gata e a Galinha” e se houvesse também variação no número ficaria: “As Ratinhas, as Gatas e as Galinhas” . Combine um prazo de 1 a 2 dias para que eles enviem a resposta dessa atividade. Para apoiar sua devolutiva, observe as orientações do plano original e a resolução da atividade, disponível aqui.

Desenvolvimento
Convide os estudantes para participar de uma aula online, que pode ocorrer por meio de uma videochamada. Garanta que, durante a videochamada, você possa compartilhar a tela do seu computador para que seja possível analisar outro trecho do texto (o trecho está no Desenvolvimento do plano original). Sugira que façam a variação juntos dessa vez, primeiro do gênero e depois do número. Duas reflexões serão importantes nesse momento: quais mudanças de sentido essas alterações causaram no texto? Quais classes de palavras sofreram mudanças (artigos, substantivos, adjetivos, verbos)?
Para apoiar sua fala, utilize as orientações do plano original e a resolução da segunda atividade, disponível aqui.

Se não for possível fazer a aula online, envie o trecho do texto aos estudantes com as questões correspondentes, e estimule que se falem por meio de mensagens ou telefone para se ajudarem na atividade. Estipule um prazo para o envio das respostas e organize uma devolutiva com base no material recebido.

Fechamento
Se estiverem na aula online, como finalização, proponha que os estudantes elaborem algumas conclusões. Compartilhe a tela do seu computador e vá escrevendo as conclusões enquanto eles falam (regulando possíveis equívocos). Envie aos estudantes o registro dessas conclusões. É importante que cada estudante tenha essa sistematização copiada em seus cadernos para poder retomar posteriormente. Por isso, não deixe de gravar a aula online, ou faça um resumo dela para compartilhar com os estudantes que não conseguirem acompanhá-la.

Se não for possível fazer a aula online, após a finalização da atividade, solicite que os estudantes enviem conclusões sobre a temática. Estipule um prazo para o envio das respostas e organize uma devolutiva com base no material recebido.

Você pode utilizar as orientações que estão no Fechamento do plano original para apoiar sua fala e, se quiser, o cartaz de conclusões, disponível aqui.

Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode ser convidada a auxiliar os estudantes a acessar os áudios, vídeos ou textos enviados pela professora, a se conectar via WhatsApp e através da plataforma escolhida para a aula online (se for o caso).

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_12ATS01

(EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas