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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Concordância Nominal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Concordância Nominal

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).

Materiais necessários:

Pequeno conto para análise; datashow.

Caderno e lápis para fazer as modificações nos textos (trabalho com reescritas).

Dificuldades antecipadas:

É importante que os alunos compreendam que as modificações em gênero e número sejam feitas com base na reescrita anterior e não no texto original para perceberem o impacto na construção do sentido do texto. Apesar de o verbo modificar-se na variação em número, ele não é o foco desta aula. Pode-se falar que são palavras que variam em tempo e o objetivo é refletir apenas sobre os grupos nominais .

Referências sobre o assunto:

MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento). Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf Acesso em 04/11/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Escreva no quadro o título da fábula “O RATINHO, O GATO E O GALO”.
  • Proponha que alterem o gênero: (a ratinha, a gata e a galinha).
  • Levante questionamentos:
  • Essa mudança altera o sentido?
  • E como ficaria se mudássemos o número? (As ratinhas, as gatas e as galinhas)
  • Também modifica o sentido?
  • Explique que faremos este exercício na aula, pensando sempre no contexto e em como as alterações provocam mudanças de sentido.
  • Chame a atenção de que a mudança será feita da 1ª versão (o original) para a segunda (gênero) e da 2ª para a 3ª versão (número - singular e plural) a fim de observar a concordância nominal e os efeitos de sentido provocados.

A partir da leitura de textos, explore aspectos relacionados à concordância nominal e sua função na construção textual. Socialize as descobertas por meio de cartazes, fichas e outros suportes.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente no slide ou papel colado no quadro e explore o gênero fábula.
  • Proponha que leiam e compreendam o texto.
  • Coletivamente, mudem o primeiro parágrafo (destacado em negrito), variando em gênero.
  • Analise as alterações de sentido provocadas na mudança de gênero e as palavras que possuem gênero, mas que no contexto não devem variar. (Homens por mulheres, por exemplo).
  • Reflita sobre a mudança do artigo para concordar com o substantivo.

Materiais complementares:

Acesse o texto na íntegra: acesse aqui

Acesse a resolução do primeiro parágrafo: acesse aqui

Fonte: LOBATO, Monteiro. Alfabetização: livro do aluno/ Ana Rosa Abreu et al. Brasília: FUNDESCOLA/SEFEMEC,2000.3V.:128P. N 2. Disponível em:

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Continuação do texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1. Proponha que alterem o trecho do slide acima - também em gênero - agora em duplas.

2. Proponha que alterem o mesmo trecho em número.

3. Levante questionamentos:

  • Todas as palavra do trecho variaram? Sublinhe todas as palavras que variaram nas duas reescritas.
  • De que modo as palavras variaram? (Do masculino para o feminino e vice-versa e em seguida variaram em número).
  • A que classe gramatical essas palavras pertencem? (Artigos, substantivos e adjetivos).
  • Apesar de possível, haveria sentido variar o número de pais (O papai rato…)? Por quê?
  • Em que isso ajuda no momento de escrever textos? - escute as colocações e vá anotando no quadro.

Caso os alunos atentem para o verbo, lembre-os de que o foco é a variação em gênero e número, promovendo a concordância nominal, mas que no caso de um texto, o verbo também varia em número, para concordar com o substantivo ou pronome.

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade: acesse aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Escreva no quadro as conclusões levantadas:
  • O artigo, o substantivo e o adjetivo sempre concordam, “combinam” entre si num texto...
  • Monte um cartaz mostrando que a variação de palavras na concordância nominal no texto é importante para a construção do sentido.
  • Peça que registrem no caderno as conclusões.

Lembre que na variação em número o verbo também vai variar, mas neste plano ele não é o foco do trabalho.

Materiais complementares:

Para imprimir o cartaz, acesse aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).

Materiais necessários:

Pequeno conto para análise; datashow.

Caderno e lápis para fazer as modificações nos textos (trabalho com reescritas).

Dificuldades antecipadas:

É importante que os alunos compreendam que as modificações em gênero e número sejam feitas com base na reescrita anterior e não no texto original para perceberem o impacto na construção do sentido do texto. Apesar de o verbo modificar-se na variação em número, ele não é o foco desta aula. Pode-se falar que são palavras que variam em tempo e o objetivo é refletir apenas sobre os grupos nominais .

Referências sobre o assunto:

MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento). Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf Acesso em 04/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Escreva no quadro o título da fábula “O RATINHO, O GATO E O GALO”.
  • Proponha que alterem o gênero: (a ratinha, a gata e a galinha).
  • Levante questionamentos:
  • Essa mudança altera o sentido?
  • E como ficaria se mudássemos o número? (As ratinhas, as gatas e as galinhas)
  • Também modifica o sentido?
  • Explique que faremos este exercício na aula, pensando sempre no contexto e em como as alterações provocam mudanças de sentido.
  • Chame a atenção de que a mudança será feita da 1ª versão (o original) para a segunda (gênero) e da 2ª para a 3ª versão (número - singular e plural) a fim de observar a concordância nominal e os efeitos de sentido provocados.

A partir da leitura de textos, explore aspectos relacionados à concordância nominal e sua função na construção textual. Socialize as descobertas por meio de cartazes, fichas e outros suportes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente no slide ou papel colado no quadro e explore o gênero fábula.
  • Proponha que leiam e compreendam o texto.
  • Coletivamente, mudem o primeiro parágrafo (destacado em negrito), variando em gênero.
  • Analise as alterações de sentido provocadas na mudança de gênero e as palavras que possuem gênero, mas que no contexto não devem variar. (Homens por mulheres, por exemplo).
  • Reflita sobre a mudança do artigo para concordar com o substantivo.

Materiais complementares:

Acesse o texto na íntegra: acesse aqui

Acesse a resolução do primeiro parágrafo: acesse aqui

Fonte: LOBATO, Monteiro. Alfabetização: livro do aluno/ Ana Rosa Abreu et al. Brasília: FUNDESCOLA/SEFEMEC,2000.3V.:128P. N 2. Disponível em:

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Continuação do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1. Proponha que alterem o trecho do slide acima - também em gênero - agora em duplas.

2. Proponha que alterem o mesmo trecho em número.

3. Levante questionamentos:

  • Todas as palavra do trecho variaram? Sublinhe todas as palavras que variaram nas duas reescritas.
  • De que modo as palavras variaram? (Do masculino para o feminino e vice-versa e em seguida variaram em número).
  • A que classe gramatical essas palavras pertencem? (Artigos, substantivos e adjetivos).
  • Apesar de possível, haveria sentido variar o número de pais (O papai rato…)? Por quê?
  • Em que isso ajuda no momento de escrever textos? - escute as colocações e vá anotando no quadro.

Caso os alunos atentem para o verbo, lembre-os de que o foco é a variação em gênero e número, promovendo a concordância nominal, mas que no caso de um texto, o verbo também varia em número, para concordar com o substantivo ou pronome.

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade: acesse aqui

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Escreva no quadro as conclusões levantadas:
  • O artigo, o substantivo e o adjetivo sempre concordam, “combinam” entre si num texto...
  • Monte um cartaz mostrando que a variação de palavras na concordância nominal no texto é importante para a construção do sentido.
  • Peça que registrem no caderno as conclusões.

Lembre que na variação em número o verbo também vai variar, mas neste plano ele não é o foco do trabalho.

Materiais complementares:

Para imprimir o cartaz, acesse aqui

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