14542
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O uso dos pronomes “onde” e “aonde” em orações adjetivas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre o uso dos pronomes “onde” e “aonde” em orações adjetivas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angeline Suellen Pacheco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução 
Envie aos alunos a música do slide de Introdução, junto com o próprio slide. Em um áudio, peça que os alunos respondam às questões: qual a diferença existente entre os termos destacados em azul e amarelo? Como é possível identificar essa diferença? Peça que enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).

Desenvolvimento
Envie o vídeo e o esquema dos slides (primeiro e segundo) de Desenvolvimento, pedindo que os alunos os assistam/leiam para perceber o que é uma oração adjetiva (se possível, grave uma videoaula explicando os conceitos). Depois, envie o diálogo do terceiro slide de Desenvolvimento e peça que os alunos respondam às questões: por que no primeiro diálogo utilizou-se o pronome “aonde” e no segundo o pronome “onde”? Qual a função dos pronomes “onde” e “aonde” nas orações? Quais termos indicam que as orações são adjetivas? Quando acabarem, peça que os alunos exponham, no WhatsApp da turma, as suas respostas. Se preferir, faça um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para os alunos lerem as suas respostas.

Fechamento
Para encerrar, envie o texto do slide Fechamento e peça que os alunos leiam e respondam às questões sugeridas nas orientações do slide. Peça, por fim, que os alunos sintetizem os conteúdos estudados. Eles podem enviar as respostas no grupo de WhatsApp da turma.

Convite às famílias
Convide a família a pesquisar sobre pronome relativo. Além disso, peça que os alunos observem, em casa, como é comum a troca do “onde“ por “aonde” (e vice-versa), sem que ocorra alteração de sentido da frase.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_03ATS02

(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas