14202
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Exploração de massas coloridas com bebês

Apresente uma massinha comestível para que as crianças brinquem de amassar e misturar.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Nataly Gomes Ovando

Exploração de massas coloridas com bebês

Apresente a proposta
Envie pela plataforma que sua rede esteja usando ou por Whatsapp, fotos de crianças explorando massas caseiras bem coloridas e com materiais diversificados. Faça um convite:
- Que tal selecionarmos materiais assim para brincar com massinha, de forma divertida agora aí em casa?

Envie, junto das orientações, a receita do plano, ou adapte de acordo com a sua região. A Nova Escola preparou um guia com diversas receitas (disponível aqui).

Adaptações necessárias
A atividade sugere exploração de massinhas comestíveis coloridas. Para favorecerem descobertas e ampliarem possibilidades, oriente as famílias para que incluam materiais diversificados a partir do que tiverem em casa, como: embalagens diversas, garrafas plásticas, potes, caixas, colher, prato etc.

Reforce a recomendação para que acompanhem os bebês durante toda proposta, para garantir a segurança deles. Se possível, enquanto estão envolvidos na atividade, sugira que outra pessoa registre com fotos ou pequenos vídeos.

Sugira às famílias
Convide as famílias para interagirem com os bebês durante toda proposta, permitindo que explorem livremente os materiais disponíveis. Proponha que descubram as sensações ao tocar, cheirar, bater e ouvir o som que faz e até degustar. Proponha momentos divertidos, como: ao amassar e depois fazerem bolinhas coloridas para dançar ao som da música “Coloridos” (disponível aqui). Desta forma, a interação familiar, além de encantamento, aproximará os membros envolvidos estreitando os elos de carinho e confiança.

Para compartilhar com o grupo
Peça para as famílias enviarem os registros e compartilhe com toda a turma, para que todos se sintam estimulados a participarem. Quando o período de isolamento social terminar, reveja esse material com os bebês e organize uma exposição para toda comunidade escolar, da forma que costumam fazer na sua escola.

Você poderá propor uma exposição interativa onde as famílias sejam convidadas a experimentarem essa vivência na escola, ao produzirem a massa comestível, manipularem e brincarem com as crianças na entrada e saída. Assim, esse material se tornará um potente recurso ao evocar memórias afetivas de casa e fazendo conexão direta com uma vivência na escola, apoiando o processo de retomada do convívio com os envolvidos e firmando de forma concreta a parceria família/escola.

 

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_31UND05

(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas