Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os mecanismos de modalização de textos políticos, abordando modalidades apreciativas e deônticas.
Materiais necessários: Trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente; aparelho multimídia para exibição de vídeo, Dicionário de Língua Portuguesa, tarjetas “Possibilidade”, “Proibição” e “Obrigatoriedade” para colar no quadro.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de interpretação em relação aos termos técnicos e jurídicos presentes no texto.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Câmara dos Deputados, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/7/1990 – ECA. Brasília, DF.
Vídeo: Quer saber! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kIFT2T6jbec&authuser=0
MELCHIOR, J. P. O ensino do uso da modalização para alunos do Fundamental II: uma prática possível. In: E-revista Unioeste Travessias. Cascavel, v. 09, n - 01, 23 Ed. 2015. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/issue/view/736
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: conhecer e compreender os mecanismos de modalização presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: A atividade será introduzida com um momento de exploração do conhecimento prévio dos alunos em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
- Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente .
- O que é o ECA?
- Para que serve?
- A quem se destina?
- Alguém já leu o Estatuto ou teve acesso ao documento?
- Após breve exposição das ideias, informe que você exibirá um vídeo para a melhor compreensão do assunto. Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=kIFT2T6jbec
- Relacione, de forma sucinta, as ideias apresentadas pelos alunos com o conteúdo do vídeo.
- Caso você não tenha como exibir o vídeo, introduza os conceitos com base nas respostas dos alunos, incentivando-os a refletir sobre a função social do Estatuto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Apresente aos alunos os Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente e proponha a leitura de alguns artigos sobre cada direito fundamental.
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
- Como vocês conseguem reconhecer as situações?
- Quais palavras indicam os tipos de situação?
- Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
- O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?
2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
- Como vocês conseguem reconhecer as situações?
- Quais palavras indicam os tipos de situação?
- Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
- O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?
2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
- Como vocês conseguem reconhecer as situações?
- Quais palavras indicam os tipos de situação?
- Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
- O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?
2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
- Como vocês conseguem reconhecer as situações?
- Quais palavras indicam os tipos de situação?
- Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
- O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?
2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
- Como vocês conseguem reconhecer as situações?
- Quais palavras indicam os tipos de situação?
- Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
- O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?
2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Proponha aos alunos a divisão da turma em cinco grupos. Cada grupo ficará responsável pela análise de trechos dos cinco capítulos sobre os direitos fundamentais da criança e do adolescente no ECA. Não esqueça que o uso do dicionário é essencial para facilitar o entendimento dos alunos. Abaixo estão as respostas referentes aos artigos.
- Cap. I:
Art. 7 - obrigatoriedade
Art. 9 - obrigatoriedade
Art. 13 - obrigatoriedade
- Cap. II:
Art. 15 - obrigatoriedade
Art. 18A - obrigatoriedade
Art. 18B - possibilidade
- Cap. III:
Art. 19 - obrigatoriedade
Art. 22 - obrigatoriedade
Art. 26 - possibilidade
Art. 30 - proibição
Art. 42 - possibilidade
§ 1° - possibilidade
§ 2° - obrigatoriedade
§ 3° - obrigatoriedade
§ 4° - possibilidade/obrigatoriedade
§ 5° - possibilidade
§ 6° - possibilidade
- Cap. IV:
Art. 53 - obrigatoriedade
Art. 54 - obrigatoriedade
Art. 55 - obrigatoriedade
I - obrigatoriedade
II - possibilidade
III - obrigatoriedade/possibilidade
IV - obrigatoriedade
V - possibilidade
VI - obrigatoriedade
VII - obrigatoriedade
- Cap. V:
Art. 60 - proibição
Art. 64 - obrigatoriedade
Art. 66 - obrigatoriedade
Professor, você pode utilizar a quantidade de artigos que achar mais adequada ao tempo e às necessidades dos alunos.
- Cole as tarjetas “Possibilidade”, “Obrigatoriedade” e “Proibição” no quadro e solicite que os alunos colem os trechos do texto de acordo com a avaliação do grupo sobre o tipo de situação exposto.
- Peça que expliquem a escolha dos trechos nas categorias e reforce a identificação das palavras de referência.
Materiais complementares: Para acessar o material para impressão, clique aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Para finalizar, pergunte aos alunos em que outros tipos de texto e contexto é possível encontrar modalizações de obrigatoriedade, proibição e possibilidade.
- Explique brevemente o conceito das modalidades deônticas estudadas na aula.
- Sintetize a importância da reflexão e conhecimento sobre o ECA.
Materiais complementares: Para pesquisar outros artigos do Estatuto, acesse http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm Acesso em: 26/7/2018.