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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Os mecanismos de modalização presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Os mecanismos de modalização presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angeline Suellen Pacheco

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os mecanismos de modalização de textos políticos, abordando modalidades apreciativas e deônticas.

Materiais necessários: Trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente; aparelho multimídia para exibição de vídeo, Dicionário de Língua Portuguesa, tarjetas “Possibilidade”, “Proibição” e “Obrigatoriedade” para colar no quadro.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de interpretação em relação aos termos técnicos e jurídicos presentes no texto.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Câmara dos Deputados, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/7/1990 – ECA. Brasília, DF.

Vídeo: Quer saber! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kIFT2T6jbec&authuser=0

MELCHIOR, J. P. O ensino do uso da modalização para alunos do Fundamental II: uma prática possível. In: E-revista Unioeste Travessias. Cascavel, v. 09, n - 01, 23 Ed. 2015. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/issue/view/736

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: conhecer e compreender os mecanismos de modalização presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: A atividade será introduzida com um momento de exploração do conhecimento prévio dos alunos em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

  • Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente .
  • O que é o ECA?
  • Para que serve?
  • A quem se destina?
  • Alguém já leu o Estatuto ou teve acesso ao documento?
  • Após breve exposição das ideias, informe que você exibirá um vídeo para a melhor compreensão do assunto. Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=kIFT2T6jbec
  • Relacione, de forma sucinta, as ideias apresentadas pelos alunos com o conteúdo do vídeo.
  • Caso você não tenha como exibir o vídeo, introduza os conceitos com base nas respostas dos alunos, incentivando-os a refletir sobre a função social do Estatuto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos os Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente e proponha a leitura de alguns artigos sobre cada direito fundamental.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Continuação

Orientações:

  • Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
  • Como vocês conseguem reconhecer as situações?
  • Quais palavras indicam os tipos de situação?
  • Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
  • O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?

2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Continuação

Orientações:

  • Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
  • Como vocês conseguem reconhecer as situações?
  • Quais palavras indicam os tipos de situação?
  • Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
  • O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?

2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.

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Slide Plano Aula

Continuação

Orientações:

  • Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
  • Como vocês conseguem reconhecer as situações?
  • Quais palavras indicam os tipos de situação?
  • Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
  • O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?

2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.

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Continuação

Orientações:

  • Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
  • Como vocês conseguem reconhecer as situações?
  • Quais palavras indicam os tipos de situação?
  • Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
  • O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?

2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.

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Continuação

Orientações:

  • Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
  • Como vocês conseguem reconhecer as situações?
  • Quais palavras indicam os tipos de situação?
  • Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
  • O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?

2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.

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Continuação

Orientações:

  • Proponha aos alunos a divisão da turma em cinco grupos. Cada grupo ficará responsável pela análise de trechos dos cinco capítulos sobre os direitos fundamentais da criança e do adolescente no ECA. Não esqueça que o uso do dicionário é essencial para facilitar o entendimento dos alunos. Abaixo estão as respostas referentes aos artigos.
  • Cap. I:

Art. 7 - obrigatoriedade

Art. 9 - obrigatoriedade

Art. 13 - obrigatoriedade

  • Cap. II:

Art. 15 - obrigatoriedade

Art. 18A - obrigatoriedade

Art. 18B - possibilidade

  • Cap. III:

Art. 19 - obrigatoriedade

Art. 22 - obrigatoriedade

Art. 26 - possibilidade

Art. 30 - proibição

Art. 42 - possibilidade

§ 1° - possibilidade

§ 2° - obrigatoriedade

§ 3° - obrigatoriedade

§ 4° - possibilidade/obrigatoriedade

§ 5° - possibilidade

§ 6° - possibilidade

  • Cap. IV:

Art. 53 - obrigatoriedade

Art. 54 - obrigatoriedade

Art. 55 - obrigatoriedade

I - obrigatoriedade

II - possibilidade

III - obrigatoriedade/possibilidade

IV - obrigatoriedade

V - possibilidade

VI - obrigatoriedade

VII - obrigatoriedade

  • Cap. V:

Art. 60 - proibição

Art. 64 - obrigatoriedade

Art. 66 - obrigatoriedade

Professor, você pode utilizar a quantidade de artigos que achar mais adequada ao tempo e às necessidades dos alunos.

  • Cole as tarjetas “Possibilidade”, “Obrigatoriedade” e “Proibição” no quadro e solicite que os alunos colem os trechos do texto de acordo com a avaliação do grupo sobre o tipo de situação exposto.
  • Peça que expliquem a escolha dos trechos nas categorias e reforce a identificação das palavras de referência.

Materiais complementares: Para acessar o material para impressão, clique aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Para finalizar, pergunte aos alunos em que outros tipos de texto e contexto é possível encontrar modalizações de obrigatoriedade, proibição e possibilidade.
  • Explique brevemente o conceito das modalidades deônticas estudadas na aula.
  • Sintetize a importância da reflexão e conhecimento sobre o ECA.

Materiais complementares: Para pesquisar outros artigos do Estatuto, acesse http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm Acesso em: 26/7/2018.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os mecanismos de modalização de textos políticos, abordando modalidades apreciativas e deônticas.

Materiais necessários: Trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente; aparelho multimídia para exibição de vídeo, Dicionário de Língua Portuguesa, tarjetas “Possibilidade”, “Proibição” e “Obrigatoriedade” para colar no quadro.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de interpretação em relação aos termos técnicos e jurídicos presentes no texto.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Câmara dos Deputados, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/7/1990 – ECA. Brasília, DF.

Vídeo: Quer saber! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kIFT2T6jbec&authuser=0

MELCHIOR, J. P. O ensino do uso da modalização para alunos do Fundamental II: uma prática possível. In: E-revista Unioeste Travessias. Cascavel, v. 09, n - 01, 23 Ed. 2015. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/issue/view/736

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: conhecer e compreender os mecanismos de modalização presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: A atividade será introduzida com um momento de exploração do conhecimento prévio dos alunos em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

  • Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente .
  • O que é o ECA?
  • Para que serve?
  • A quem se destina?
  • Alguém já leu o Estatuto ou teve acesso ao documento?
  • Após breve exposição das ideias, informe que você exibirá um vídeo para a melhor compreensão do assunto. Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=kIFT2T6jbec
  • Relacione, de forma sucinta, as ideias apresentadas pelos alunos com o conteúdo do vídeo.
  • Caso você não tenha como exibir o vídeo, introduza os conceitos com base nas respostas dos alunos, incentivando-os a refletir sobre a função social do Estatuto.

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Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos os Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente e proponha a leitura de alguns artigos sobre cada direito fundamental.

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Continuação

Orientações:

  • Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
  • Como vocês conseguem reconhecer as situações?
  • Quais palavras indicam os tipos de situação?
  • Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
  • O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?

2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.

Slide Plano Aula

Continuação

Orientações:

  • Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
  • Como vocês conseguem reconhecer as situações?
  • Quais palavras indicam os tipos de situação?
  • Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
  • O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?

2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.

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Continuação

Orientações:

  • Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
  • Como vocês conseguem reconhecer as situações?
  • Quais palavras indicam os tipos de situação?
  • Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
  • O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?

2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.

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Continuação

Orientações:

  • Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
  • Como vocês conseguem reconhecer as situações?
  • Quais palavras indicam os tipos de situação?
  • Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
  • O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?

2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.

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Continuação

Orientações:

  • Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
  • Como vocês conseguem reconhecer as situações?
  • Quais palavras indicam os tipos de situação?
  • Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
  • O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?

2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.

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Continuação

Orientações:

  • Proponha aos alunos a divisão da turma em cinco grupos. Cada grupo ficará responsável pela análise de trechos dos cinco capítulos sobre os direitos fundamentais da criança e do adolescente no ECA. Não esqueça que o uso do dicionário é essencial para facilitar o entendimento dos alunos. Abaixo estão as respostas referentes aos artigos.
  • Cap. I:

Art. 7 - obrigatoriedade

Art. 9 - obrigatoriedade

Art. 13 - obrigatoriedade

  • Cap. II:

Art. 15 - obrigatoriedade

Art. 18A - obrigatoriedade

Art. 18B - possibilidade

  • Cap. III:

Art. 19 - obrigatoriedade

Art. 22 - obrigatoriedade

Art. 26 - possibilidade

Art. 30 - proibição

Art. 42 - possibilidade

§ 1° - possibilidade

§ 2° - obrigatoriedade

§ 3° - obrigatoriedade

§ 4° - possibilidade/obrigatoriedade

§ 5° - possibilidade

§ 6° - possibilidade

  • Cap. IV:

Art. 53 - obrigatoriedade

Art. 54 - obrigatoriedade

Art. 55 - obrigatoriedade

I - obrigatoriedade

II - possibilidade

III - obrigatoriedade/possibilidade

IV - obrigatoriedade

V - possibilidade

VI - obrigatoriedade

VII - obrigatoriedade

  • Cap. V:

Art. 60 - proibição

Art. 64 - obrigatoriedade

Art. 66 - obrigatoriedade

Professor, você pode utilizar a quantidade de artigos que achar mais adequada ao tempo e às necessidades dos alunos.

  • Cole as tarjetas “Possibilidade”, “Obrigatoriedade” e “Proibição” no quadro e solicite que os alunos colem os trechos do texto de acordo com a avaliação do grupo sobre o tipo de situação exposto.
  • Peça que expliquem a escolha dos trechos nas categorias e reforce a identificação das palavras de referência.

Materiais complementares: Para acessar o material para impressão, clique aqui

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Para finalizar, pergunte aos alunos em que outros tipos de texto e contexto é possível encontrar modalizações de obrigatoriedade, proibição e possibilidade.
  • Explique brevemente o conceito das modalidades deônticas estudadas na aula.
  • Sintetize a importância da reflexão e conhecimento sobre o ECA.

Materiais complementares: Para pesquisar outros artigos do Estatuto, acesse http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm Acesso em: 26/7/2018.

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