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Plano de Aula
Plano de aula: Os mecanismos de modalização presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Mecanismos de modalização de textos políticos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os mecanismos de modalização de textos políticos, abordando modalidades apreciativas e deônticas.
Materiais necessários: Trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente; aparelho multimídia para exibição de vídeo, Dicionário de Língua Portuguesa, tarjetas “Possibilidade”, “Proibição” e “Obrigatoriedade” para colar no quadro.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de interpretação em relação aos termos técnicos e jurídicos presentes no texto.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Câmara dos Deputados, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/7/1990 – ECA. Brasília, DF.
Vídeo: Quer saber! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kIFT2T6jbec&authuser=0
MELCHIOR, J. P. O ensino do uso da modalização para alunos do Fundamental II: uma prática possível. In: E-revista Unioeste Travessias. Cascavel, v. 09, n - 01, 23 Ed. 2015. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/issue/view/736
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: conhecer e compreender os mecanismos de modalização presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: A atividade será introduzida com um momento de exploração do conhecimento prévio dos alunos em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
- Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente .
- O que é o ECA?
- Para que serve?
- A quem se destina?
- Alguém já leu o Estatuto ou teve acesso ao documento?
- Após breve exposição das ideias, informe que você exibirá um vídeo para a melhor compreensão do assunto. Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=kIFT2T6jbec
- Relacione, de forma sucinta, as ideias apresentadas pelos alunos com o conteúdo do vídeo.
- Caso você não tenha como exibir o vídeo, introduza os conceitos com base nas respostas dos alunos, incentivando-os a refletir sobre a função social do Estatuto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Apresente aos alunos os Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente e proponha a leitura de alguns artigos sobre cada direito fundamental.
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
- Como vocês conseguem reconhecer as situações?
- Quais palavras indicam os tipos de situação?
- Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
- O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?
2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
- Como vocês conseguem reconhecer as situações?
- Quais palavras indicam os tipos de situação?
- Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
- O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?
2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
- Como vocês conseguem reconhecer as situações?
- Quais palavras indicam os tipos de situação?
- Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
- O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?
2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
- Como vocês conseguem reconhecer as situações?
- Quais palavras indicam os tipos de situação?
- Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
- O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?
2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Peça que os alunos analisem o conteúdo dos artigos selecionados e identifiquem situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade. Durante este processo, estimule a reflexão fazendo estas perguntas:
- Como vocês conseguem reconhecer as situações?
- Quais palavras indicam os tipos de situação?
- Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação?
- O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê?
2. Explique aos alunos quais unidades linguísticas no texto são marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Proponha aos alunos a divisão da turma em cinco grupos. Cada grupo ficará responsável pela análise de trechos dos cinco capítulos sobre os direitos fundamentais da criança e do adolescente no ECA. Não esqueça que o uso do dicionário é essencial para facilitar o entendimento dos alunos. Abaixo estão as respostas referentes aos artigos.
- Cap. I:
Art. 7 - obrigatoriedade
Art. 9 - obrigatoriedade
Art. 13 - obrigatoriedade
- Cap. II:
Art. 15 - obrigatoriedade
Art. 18A - obrigatoriedade
Art. 18B - possibilidade
- Cap. III:
Art. 19 - obrigatoriedade
Art. 22 - obrigatoriedade
Art. 26 - possibilidade
Art. 30 - proibição
Art. 42 - possibilidade
§ 1° - possibilidade
§ 2° - obrigatoriedade
§ 3° - obrigatoriedade
§ 4° - possibilidade/obrigatoriedade
§ 5° - possibilidade
§ 6° - possibilidade
- Cap. IV:
Art. 53 - obrigatoriedade
Art. 54 - obrigatoriedade
Art. 55 - obrigatoriedade
I - obrigatoriedade
II - possibilidade
III - obrigatoriedade/possibilidade
IV - obrigatoriedade
V - possibilidade
VI - obrigatoriedade
VII - obrigatoriedade
- Cap. V:
Art. 60 - proibição
Art. 64 - obrigatoriedade
Art. 66 - obrigatoriedade
Professor, você pode utilizar a quantidade de artigos que achar mais adequada ao tempo e às necessidades dos alunos.
- Cole as tarjetas “Possibilidade”, “Obrigatoriedade” e “Proibição” no quadro e solicite que os alunos colem os trechos do texto de acordo com a avaliação do grupo sobre o tipo de situação exposto.
- Peça que expliquem a escolha dos trechos nas categorias e reforce a identificação das palavras de referência.
Materiais complementares: Para acessar o material para impressão, clique aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Para finalizar, pergunte aos alunos em que outros tipos de texto e contexto é possível encontrar modalizações de obrigatoriedade, proibição e possibilidade.
- Explique brevemente o conceito das modalidades deônticas estudadas na aula.
- Sintetize a importância da reflexão e conhecimento sobre o ECA.
Materiais complementares: Para pesquisar outros artigos do Estatuto, acesse http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm Acesso em: 26/7/2018.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO9_01ATS01
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo em: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Apresente, nessa comunicação, o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Em um áudio, para explorar o conhecimento prévio dos alunos, pergunte o que eles sabem sobre o ECA. Peça que os alunos enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor, durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Envie aos alunos os slides de Introdução com os trechos do ECA. Peça que os alunos se organizem em grupos (sugira que eles criem, para isso, um grupo de interação no WhatsApp, onde eles poderão dialogar com mais facilidade) para realizar a leitura dos trechos e responder às questões: Como vocês conseguem reconhecer as situações de proibição, obrigação e possibilidade nos trechos? Quais palavras indicam os tipos de situação? Quais palavras deixaram dúvidas em relação aos tipos de situação? O que pensam sobre o texto? Concordam ou discordam? Por quê? Depois peça que, em grupos, os alunos discutam se cada artigo lido expressa: possibilidade, obrigatoriedade ou proibição. Quando acabarem, convide um aluno de cada grupo para relatar as suas respostas, enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meets, permitindo que todos discutam as suas respostas. Se quiser, envie um gabarito comentado aos alunos, relatando sobre as marcas de modalização deôntica, por exemplo: poder, dever, ter, assegurar.
Fechamento
Para encerrar, em um áudio ou mensagem de texto, pergunte aos alunos em que outros tipos de texto e contexto é possível encontrar modalizações de obrigatoriedade, proibição e possibilidade. Oriente que enviem as suas respostas no WhatsApp da turma, onde todos podem ter acesso. Em um áudio, conceitue a modalização deôntica.
Convite às famílias
Convide a família a pesquisar sobre a importância do ECA e ler os artigos selecionados para a aula, observando como a modalização aparece nesses textos.
e conceituais em relação aos direitos fundamentais da criança e do adolescente, refletindo sobre situações de proibição, obrigatoriedade e possibilidade.