Marcadores discursivos em textos de divulgação científica.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos
- Pergunte se conseguem apontar as características desse gênero textual. Faça perguntas para instigá-los: “Quais as características de um texto científico?”, “Esses textos fazem parte do nosso dia a dia?”, “Em que suporte podemos encontrar esses textos? Jornais, revistas, internet?”, “Alguém lembra de alguma revista que traga esse gênero? Qual?”
Professor:
O objetivo é fazer com que os alunos percebam que os textos de divulgação científica possuem a finalidade principal de “popularizar a ciência”, ou seja, difundir o conhecimento científico, transmitindo diversas informações em uma linguagem clara e objetiva.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Solicite que eles leiam atentamente estes trechos do texto.
- Oriente que algumas palavras estão diretamente ligadas na construção do sentido do texto dando ideias de contraste, explicação, consequência, exemplificação, conclusão etc e que, na aula de hoje, eles deverão estão atentos ao sentido e não à classificação das palavras.
- Peça para que eles verifiquem as palavras destacadas e observem que os dois textos científicos usam os mesmos marcadores.
- Faça perguntas para estimulá-los a perceber qual o sentido que as palavras em destaque provoca em relação à oração anterior. Exemplos: “A palavra assim se relaciona com uma palavra ou com tudo que foi dito antes?”, “vocês acham que o assim texto adiciona, opõe ou conclui uma ideia?”, “e a expressão por exemplo, se relaciona com uma palavra ou com tudo que foi dito antes?”, “Qual a função do por exemplo no texto?”.
- Afirme que a palavra assim e a expressão por exemplo são marcadores de conclusão e exemplificação, respectivamente.
- Solicite que os alunos pensem em outros exemplos de marcadores de conclusão e exemplificação. Pergunte a eles: “Será que outra palavra ou expressões
encaixariam nesses locais no texto? Quais?”.
Exemplos de outros marcadores:
Conclusão: então, portanto, assim, logo, concluindo, para concluir, daí, deste modo, por isso, por este motivo...
Exemplificação: por exemplo, para ilustrar, documentando, exemplificando, tais como…
Professor:
O objetivo é fazer com que os alunos percebam os marcadores discursivos de exemplificação e conclusão e entendam as ideias transmitidas por esses.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Pergunte se os textos lidos são textos de divulgação científica.
- Faça perguntas: “qual o objetivo desses textos?”, “quais as características de um textos de divulgação científica?” “os textos que lemos têm essas características?”,
- Retome as funções dos marcadores de exemplificação e conclusão.
- Pergunte: “qual o objetivo desses marcadores nos textos lidos?”
- Questione aos alunos o porquê dos marcadores de exemplificação e conclusão serem usados nos textos de divulgação científica.
- Conclua a aula sintetizando que os marcadores discursivos de exemplificação e conclusão são muitos usados nos textos de divulgação científica com a finalidade de facilitar a leitura e o entendimento das informações do texto, já que esse tem como objetivo repassar o conhecimento sobre algum assunto científico e normalmente têm termos técnicos que precisam ser traduzidos em linguagem mais simples com exemplos (marcadores de exemplificação). A finalização do assunto também é necessária, por isso o uso dos marcadores de conclusão.