13935
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Minisseminários

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre a oralidade, marcada por um viés investigativo e utilizando gêneros textuais do campo investigativo, não o tema em si.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Pena

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Pena
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Heloísa Jordão

 Título da aula:Minisseminários

Ano:3º ano do Ensino Fundamental

Periodicidade:Mensal

Prática de linguagem priorizada:Oralidade

Dinâmica:Com vistas a prática de gêneros orais, os alunos vão organizar uma apresentação, resultado de uma investigação sobre o tema escolhido. Todo o processo deve ser reflexivo, a fim de privilegiar o aprendizado. As descobertas guardadas no “baú das investigações¨ que sempre será alimentado com as pesquisas.

Habilidade da BNCC:EF35LP17; EF35LP18; EF35LP19; EF35LP20; EF15LP08; EF15LP09; EF35LP17; EF15LP13; EF35LP18; EF15LP16; EF35LP19; EF03LP26

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nesta atividade é a oralidade, marcada por um viés investigativo e utilizando gêneros textuais do campo investigativo, não o tema em si

 

Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é, ainda, uma realidade distante dos ambientes escolares. Pensar a oralidade é tarefa necessária, pois aproxima as aulas das práticas sociais vigentes. Sob esta perspectiva, espera-se promover ações que se voltem para a busca da autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção, comunicação e participação coletiva, primando do campo de estudo e pesquisa. Acresce-se que, apesar de o foco estar sobre o gênero oral, para expor com propriedade a respeito de um tema, é necessário ler para informar-se sobre o assunto e escrever para apoiar a fala. Espera-se, neste ciclo, o uso de esquematizações, dentre as quais se incluem: fichamento, listas de itens, enumerações, tópicos originários de relatórios de observação e pesquisa, considerando, ainda, a diagramação específica de cada um.

 

Materiais necessários: Cartolina, pincéis, giz de cera, folhas de papel e uma caixa encapada que pode ter um simulado de uma chave para ser o baú. Veja dicas de como construir um baú em https://www.youtube.com/watch?v=ne30hfpqbLA.

 

Dificuldades antecipadas: Neste ano de escolarização ainda tem muita ênfase sobre a construção da base alfabética, no trato das questões fonéticas: dígrafos, encontros consonantais, emprego de letras com sons parecidos, separação de sílabas. O universo dos gêneros, por sua vez, permite a inserção do aluno nas práticas de linguagem. Assim, faz-se necessário um trabalho mais sistemático com os gêneros textuais com o objetivo de proporcionar uma vivência mais proveitosa aos alunos. Outro aspecto que pode ser um dificultador nesta faixa etária é a exposição oral, o falar diante de uma plateia, pois há, ainda, pouco amadurecimento para lidar com os aspectos paralinguísticos.

 

Referências sobre o assunto:

MARTINS NETO, Irando Alves. A importância do ensino de gêneros orais na formação do aluno como sujeito ativo na sociedade. In: Ave Palavra. Edição Especial do Ensino de Língua Portuguesa. Agosto, 2012. Disponível em <http://www2.unemat.br/avepalavra/EDICOES/Esp0812/artigos/irando.pdf>. Acesso em Jul. 2018.

 

GOMES-SANTOS, S. A exposição oral nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012. (Trabalhando com... na escola).

 

VIEIRA, Ana Regina Ferraz. Seminário escolar. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por
Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 275 – 290. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>. Acesso em Jul 2018.

 

ZANI, Juliana Bacan & BUENO, Luzia. Os gêneros orais no programa ler e escrever do Estado de São Paulo. Revista Intercâmbio, v. XXVI: 114-128, 2012. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x. Disponível em <https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/viewFile/15179/11321> . Acesso em Jul. 2018.


Código: LPO3_02ATP01

(EF35LP19) Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.

(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.

(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

(EF03LP26) Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais.

(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

(EF35LP18) Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas