13928
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Como substituir o uso de plástico comum?

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre a necessidade de substituir plásticos, considerando o desenvolvimento de novas tecnologias que minimizem o impacto poluidor no ambiente.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Francisco

Como substituir o uso de plástico comum?

6º ano

Objetivos de aprendizagem

Avaliar a necessidade de substituir plásticos, considerando o desenvolvimento de novas tecnologias  que minimizem o impacto poluidor no ambiente.



Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.




Professor-autor: Luciana Francisco

Mentor: Denise Curi

Especialista: Leandro Holanda

Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este é considerado o terceiro plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas aos “Materiais sintéticos: identificação de materiais sintéticos, origem, produção, impacto ambiental”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas: CIE6_04ME01, CIE6_04ME02, CIE6_04ME04, CIE6_04ME05, CIE7_06ME07 e CIE7_06ME08.

A proposta dessa aula é levar o aluno a avaliar a necessidade de substituir plásticos, considerando o desenvolvimento de novas tecnologias  que minimizem o impacto poluidor no ambiente. Substituir o plástico é um dos maiores desafios da vida contemporânea: praticamente tudo vem com uma embalagem plástica, e inúmeros utensílios, dos mais essenciais aos mais desnecessários, são feitos de plásticos. As medidas de redução do uso de plásticos, repensando como consumimos, e a criação de novas tecnologias capazes de produzir materiais com as mesmas qualidades, mas que não sejam nocivas à vida no planeta se fazem urgentes.

Para esta aula, a proposta é a produção de bioplástico de amido da batata. Como é preciso deixar o plástico secando por aproximadamente uma semana, sugerimos que você prepare com antecedência uma amostra do bioplástico para que os alunos possam já nesta aula concluírem o plano. Você pode optar por não antecipar e retomar o plano em aulas subsequentes, quando o plástico produzido em aula estiver pronto. Para otimizar o tempo, propõem-se que o professor faça o plástico junto com os alunos. Se você dispuser mais de 50 minutos de aula, então terá tempo para deixar que os alunos façam a maior parte do trabalho, exceto a etapa onde é preciso aquecer a mistura (veja mais detalhes para esta parte nos slides 5 e 7).
As Instruções detalhadas estão no arquivo da atividade para impressão, disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FmwphmkDqwFqhr3aYmHqX2GhZ5YA9Q2G3kgH8Zq9R8gMSX5cA7f96xzECPnU/cie6-04me03--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf.

ATENÇÃO: A produção do plástico exige aquecimento. Se em sua escola não houver possibilidade de aquecimento (se não houver laboratório ou um espaço adequado para o aquecimento – veja os slides 5 e 7 com todas as informações de segurança necessárias) sugere-se que o professor produza o plástico em casa para levar para a aula e que na aula demonstre como foi produzido.

Outras informações podem ser obtidas nos links abaixo e complementam o tema dessa aula, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.


Código: CIE6_04M&E03

(EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 6º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas