13897
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Leitura e reflexão de texto curto sem e com pontuação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Leitura e reflexão de texto curto sem e com pontuação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ingrid Da Silva Ramalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Jamboard (tutorial disponível aqui).

Introdução
Marque um encontro pelo Google Meet ou por outro canal de comunicação e realize as intervenções propostas.
Compartilhe a tela com o poema sem pontuação e siga as orientações do plano.
Caso não seja possível, selecione três ou quatro perguntas essenciais e envie um áudio ou vídeo solicitando às crianças que retornem, através de um áudio, com as suas respostas.
Envie uma imagem do texto sem pontuação à turma, peça às crianças para gravarem um áudio da leitura do texto e enviarem a você.
Através de áudio ou vídeo, realize as intervenções propostas nesta etapa do plano (questionamentos sobre a ausência dos sinais de pontuação, sondagem sobre a compreensão do texto).

Desenvolvimento
Ainda através do Google Meet, compartilhe uma tela com o texto pontuado e siga as orientações do plano.
Você pode utilizar o Jamboard ou um documento do Google para apresentar os sinais de pontuação e seguir as orientações quanto às intervenções a serem realizadas.
Promova os debates sobre a utilização desses sinais de pontuação com o grupo.
Caso o encontro pelo Meet não seja possível, você pode digitar o poema proposto em um documento do Google ou inseri-lo em uma tela do Jamboard e enviar o link à turma, juntamente com um áudio ou vídeo da sua leitura do texto. No mesmo áudio ou vídeo, faça os questionamentos propostos no plano.
Se não for possível enviar um vídeo, envie imagens dos sinais de pontuação anexadas aos áudios com os questionamentos sobre cada um deles. Em ambas as situações, você pode solicitar às crianças que enviem áudios com suas respostas.

Fechamento
Finalize o encontro seguindo as orientações do plano e assistindo ao vídeo junto com a turma. Caso não seja possível, envie o link do vídeo por WhatsApp ou outro canal de comunicação.

Convite às famílias
Você pode convidar a criança para jogar um jogo de montar frases com as palavras do texto da aula, disponível aqui. Será divertido criar novas frases ou novos sentidos para as palavras do texto!

Sugestão Enviada Por: Luciana Chiele


Código: LPO2_10ATS01

(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas